Jesuítas realizam encontro com 2 mil jovens, de 50 países, antecedendo a Jornada Mundial da Juventude

Com informações do Núcleo de Comunicação da Companhia de Jesus

8

O MAGIS é um dos maiores encontros pré-Jornada em termos de duração e mobilização de jovens

São Paulo, 25 de fevereiro de 2013 – Conferências sobre temas da juventude, experiências de inserção social, imersão na realidade brasileira, orações ,  apresentações artísticas de vários países, visitas a centros históricos, atividades culturais, e celebrações litúrgicas fazem parte da programação dos jovens que participarão do MAGIS 2013, encontro promovido pela Companhia de Jesus, que acontece de 12 a 22 de julho, em Salvador, Rio de Janeiro e cerca de 40 cidades brasileiras. O objetivo do MAGIS é  reunir os jovens envolvidos com a Companhia de Jesus no mundo inteiro em preparação  para a 13ª Jornada Mundial da Juventude – JMJ (de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro).

2O MAGIS é o mais importante encontro da juventude inaciana (de Santo Inácio de Loyola) no mundo, que este ano reunirá uma das maiores delegações da JMJ. Estão sendo esperados 2 mil jovens, de 18 a 30 anos, vindos de 50 países (53 delegações), como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Etiópia, Ilha Mauricio, Jamaica, Kenya, Líbano, Síria, Letônia e Lituânia, Singapura, Tanzânia, United Kingdom e Zâmbia. “Os jovens passarão por uma vivência inesquecível: espiritual, cultural e social”, afirma o padre Geraldo Lacerdine, coordenador nacional de comunicação do evento. “Esperamos que a experiência vivida nesses 17 dias inspire esses jovens ao longo da vida.”

12Salvador, por sua diversidade cultural, e pela relevância que a cidade representa para os Jesuítas, pois foi aí que em 1549 os jesuítas chegam as Américas., é escolhida para sediar a primeira etapa do encontro de jovens do MAGIS no País. Entre 12 e 14 de julho, eles ficarão alojados no Colégio Antonio Vieira (da Rede Jesuíta de Educação). Divididos em grupos de 100, participarão de uma programação intensa: Show das Nações, quando cada delegação mostrará sua cultura, com apresentações de dança, música ou teatro; e um tour pela cidade, refazendo a rota dos jesuítas, com passagem pelo Pelourinho e igrejas centenárias. De 15 a 21 de julho, cada grupo de 30 jovens irá para uma região diferente do País, desde capitais, como São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, Manaus/AM e Fortaleza/CE, até as mais remotas, como Baturité e Vazantes/CE; Laranja da Terra e Iconha/ES: Xerém/RJ e Betânia/PE. Farão peregrinação, participarão de inserções socioculturais e de atividades ecológicas. No dia 22/7, todos se reúnem no Rio de Janeiro, no Colégio Santo Inácio (jesuíta), onde haverá uma partilha das experiências vividas com o povo brasileiro, missa, festa junina e rodas de samba. Depois, no dia 23, os jovens seguem para a JMJ.

“Estamos preparando uma experiência transformadora para a vida desses 2000 jovens ( textos, poemas, orações, reflexões que ajudarão a viver momentos de discernimento, aprendizagem e crescimento”, diz Lacerdine). A oração do MAGIS já está sendo divulgada nos três idiomas oficiais (português, inglês e espanhol) e o hino MAGIS, em samba rock, promete sacudir os peregrinos com a alegria tipicamente brasileira. Confira tudo na pagina oficial: www.magis2013.com

4MAGIS — É um termo em latim muito usado por Santo Inácio e que significa o mais, o maior, o melhor, em que todos têm um imenso potencial e podem avançar na vida. O encontro foi criado em 1997, em Paris/França, 11 anos após a primeira JMJ. De lá para cá, sempre acompanhando as jornadas, o MAGIS já foi realizado nas cidades sede da JMJ, em Roma/Itália (2000), em Toronto/Canadá (2002), na Colônia/Alemanha (2005), em Sydney/Austrália (2008) e por último, em 2011, em Madrid/Espanha, quando três mil jovens, de 50 países, participaram de mais de 100 atividades.

 

MAGIS 2013 na Rede Social

Portal – www.magis2013.com

Facebook – http://www.facebook.com/MagisBrasil

Twitter – http://twitter.com/magisbrasil

Flickr – http://www.flickr.com/photos/78660293@N03/

You Tube – http://www.youtube.com/user/magis2013?feature=mhee

Print Friendly
março 04th, 2013 Postado por : vieira Arquivado em: Eventos, Notícias, Projetos, Publicações

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta: