Alunos de Fisioterapia apresentam projeto no V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde

O projeto do Instituto Humanitas Unicap para promoção da saúde do servidor da Universidade Católica de Pernambuco, visando uma melhor qualidade de vida no trabalho, será apresentado no V Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde, que será realizado de 15 a 17 de junho, em Igarassu. O evento será promovido pela Pastoral da Saúde Nordeste 2.

O projeto será apresentado pela professora do curso de Fisioterapia da Unicap Maria Goretti Fernandes juntamente com os alunos Diego Ricardo Amaral de Macedo, Daisy Holanda de Sousa, Fabianne Rayanne Coelho da Costa, Hayala Thayane Santos da Penha, Mirella Raianne de Oliveira Cabral Silva, Michele Silva Lima, Rebeca Sluhosch Riff, Roberta Raissa de Melo Matos Dias e Paulo Sérgio Santana Beldel Filho.

Na apresentação, a professora e seus alunos vão mostrar que a promoção da saúde, como uma das estratégias de produção de saúde, ou seja, como um modo de pensar e de operar articulando as demais tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde. O projeto do Humanitas Unicap se baseia na Campanha da Fraternidade de 2012 da CNBB, que apresenta como lema: “Que a saúde se difunda sobre a Terra”. Segundo a CNBB, este enfoque deseja sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade. Além disso, a Igreja, com a Campanha da Fraternidade deste ano, deseja iluminar a dura realidade da saúde pública e levar a todos a refletir sobre os problemas de saúde na comunidade.

Em junho de 2011, cerca de 200 funcionários da Unicap foram avaliados quanto aos locais de acometimentos de dor, desconfortos e sintomas relacionados às atividades laborais. Em abril de 2012, todos os funcionários avaliados foram convidados a participar das atividades desenvolvidas no projeto. O projeto é desenvolvido pelo curso de fisioterapia da Unicap de segunda à quinta-feira, com cerca de 20 a 30 minutos de atuação em horários pré-determinados. As atividades terapêuticas são realizadas em colchonetes distribuídos nos jardins e na piscina da Clínica Corpore Sano da Unicap.

Após um mês de atuação do projeto de promoção à saúde do servidor da Unicap, os trabalhadores que participam das atividades do projeto relataram que se sentem dispostos e motivados para o trabalho devido aos atendimentos fisioterapêuticos realizados semanalmente. Além disso, os servidores que frequentam o projeto relatam diminuição do estresse ocupacional. Desse modo, a importância de projetos como este é a promoção de uma melhoria na qualidade de vida dos funcionários na tentativa de reduzir os custos das instituições com afastamentos do trabalho devido a LER/DORT e prevenir o aparecimento precoce de afecções laborais.

 

Print Friendly
junho 14th, 2012 Postado por : admin Arquivado em: Eventos, Notícias, Publicações

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta: