Campanha: Ajude a regar uma Margarida!

Prezados,

O Grupo Unidos Pela Ação, formado por estudantes da Universidade Católica de Pernambuco, está realizando a Campanha “Ajude a Regar uma Margarida”. A campanha visa angariar fundos para a reforma da Barraca de Dona Margarida (Grande companheira da juventude católica e militante no combatente a Ditadura Militar) que fica na Rua do Lazer. Dona Margaria está na Rua do Príncipe muito antes da UNICAP, pois trabalhava na Indústria que existia em seu lugar. Dona Margarida perdeu o seu pai, quando tinha cinco anos de idade, assassinado na ditadura de Getúlio Vargas durante o Estado Novo. Foi então que saiu do interior de Alagoas e foi para a casa da sua avó em Palmares, onde trabalhou ajudando sua mãe na fabricação de tijolos e mais tarde vendendo cachorro quente. Aos 12 anos, conseguiu um emprego em uma fábrica de tecidos e, então, veio para o Recife. Participou de uma greve por aumentos salariais, quando trabalhou novamente em uma fábrica. Foi presa durante a greve sendo liberada dias depois por ter sua inocência provada. Nessa época, Margarida já era mãe de sete filhos legítimos e quatro adotados, um desses encontrado em uma caixa de sapatos. No dia 8 de setembro de 1965, ela virou alvo das ações da ditadura. Foi presa e humilhada sob a alegação de ter sido subversiva pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). “Na repressão, quando você reclama um direito chamam você de subversiva, foi isso, levei o nome de subversiva, mas eles nunca provaram… Fui presa, fiquei com vergonha, mas meu grupo de amigos da Ação Católica me ajudou, o povo de Dom Hélder também”, lembra dona Margarida.

Quem estiver interessado em ajudar nesta campanha pode acessar o grupo Unidos Pela Ação no Facebook: https://www.facebook.com/groups/212334495506424/

ou pelos telefones 86980818, 86945156 e 97237631

Margarida Oliveira é Nossa Cara!

Março 12th, 2012 Postado por : admin Arquivado em: Notícias