Prof. Dr. Georg Sans fala sobre Hegel e Kant na unicap

Prof. Dr. Georg Sans, filósofo da Pontificia Università Gregoriana de Roma, faz comentário sobre sua conferência na Unicap, do último dia 22 de agosto de 2011.

[youtube]U9FwwU9zvcQ[/youtube]

Baixe [aqui] o texto de apoio ao minicurso

“Gott Selbst ist Tot”, que no velho e bom português quer dizer “Deus está morto”, é uma afirmação do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, aparecida pela primeira vez na publicação A Gaia Ciência. Mas antes mesmo de Nietzsche, Hegel já apontava as várias mortes de Deus. E na palestra, realizada na noite de segunda (22), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, que abriu a semana de atividades com o Prof. Dr. Georg Sans, da Universidade Gregoriana de Roma, esse abandono de Deus junto à modernidade foi alvo central.

A palestra, que começou às 19h e seguiu até as 21h, foi dividida em três momentos. O primeiro intitulado “A sensação “Deus está morto: Análise da cultura moderna”; O segundo “A dialética da ilustração: uma crítica da crítica da religião”; E a terceira e última “O tríduo santo da especulação”.

“É sempre muito bom trazer pessoas de fora para termos o ponto de vista de outras culturas”, elogiou Carlos Vieira, do Instituto Humanitas Unicap, sobre a vinda do Prof. Dr. Georg Sans. Estavam presentes também na palestra o Pró-Reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio; o diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Degislando Nóbrega, e o coordenador do curso de Filosofia da Católica, Danilo Costa.

Na terça (23) começou o minicurso Lei Moral e Sumo Bem: ”A Crítica da Razão Prática”, de Kant. As aulas aconteceram entre os dias 23 e 26 de agosto, também das 19h às 21h, no auditório do CTCH e no G1.

Durante os quatro dias de curso, foi utilizado um texto base para as aulas abordando os aspectos da ética kantiana, tratando os temas do dever e as normas do dever. Ao todo foram 4 textos estudados e debatidos pelas turmas.

Para abrir a primeira aula, foi levantado o seguinte questionamento: Por que o principio fundamental da moral não é material, mas formal?

O Professor contou com a participação de alunos que o ajudaram a desenvolver as ideias apresentadas através de debates.

A estudante Priscila Marques, 19 anos, contou que se inscreveu com o objetivo de aprender mais sobre Imannuel Kant. “Kant era um filósofo que eu não conhecia muito, e realmente estou conseguindo ampliar meus conhecimentos sobre ele”, frisou.

O minicurso foi oferecido pelo Instituto Humanitas Unicap e pelo curso de Filosofia.

agosto 23rd, 2011 Postado por : admin Arquivado em: Eventos