Congresso Educação Jesuíta promoveu palestra com foco na pedagogia

Do boletim ASSECOM por Tifanny Valente

A Palestra Geral Eixo IV – Pedagógico teve como título nessa quinta-feira (14), a Educação Jesuíta: Tradição Jesuíta rumo às novas fronteiras. Com coordenação do Diretor do Centro Pedagógico Pedro Arrupe (Rio de Janeiro) Lula Boing, a conversa teve como palestrante a Diretora Geral do Colégio Loyola (Jesuítas Belo Horizonte) Sonia Magalhães. Também esteve presente à mesa a professora Zélia Correia, diretora do Liceu Nóbrega; e Lucimary Boaventura – coordenadora de Fé e Alegria Montes Claros (Minas Gerais).

Sonia Magalhães começou a palestra falando que no âmbito da educação nos afastamos nessas últimas décadas dos discursos e práticas por causa dos vários desafios e por ‘comodismo’. Fazendo relação ao tema da conversa, a diretora explicou que “fonteira é algo que tememos ultrapassar, mas também nos aproxima do outro”.

De acordo com Sônia, é preciso ser capaz de reconhecer a singularidade de cada um e ajudar. “O homem tem que ser diferente do outro, mas essa diferença tem que ser notada”.

Durante a palestra, Sonia Magalhães também mencionou a organização curricular, o ‘conteudismo’ (excesso de informações), a intenção do trabalho pedagógico que é realizado nas instituições, a organização e a relação de poder entre quem sabe e quem não sabe (professor X aluno). “Qualquer profissional precisa se preocupar com a sua formação. Não há formação que dá conta da falta de vontade”, concluiu.

Print Friendly
julho 14th, 2011 Postado por : admin Arquivado em: Eventos, Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*