O Instituto Humanitas Pernambucano

Texto: Blog do Instituto Humanitas Unisinos

Explicitar melhor a identidade de uma instituição jesuíta aberta ao diálogo com as culturas e com a sociedade. Com esse objetivo, nasceu há menos de um ano o Instituto Humanitas Unicap por iniciativa do reitor Pe. Pedro Rubens.

Inaugurado em maio de 2010 na Universidade Católica de Pernambuco, o também chamadoIHU ainda está em fase de implementação, como explica o seu coordenador Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, padre jesuíta e doutor em Teologia. Mesmo com uma caminhada curta, o Instituto pernambucano já comemora resultados importantes em 2010 e organiza a programação para 2011.

Instituto na Unicap surgiu inspirado no Instituto Humanitas Unisinos – IHU. “A experiência da Unisinos já é reconhecida no ambiente acadêmico e fora das universidades”, afirmou o padreLúcio, que participou de diversos simpósios e de outros eventos na Universidade gaúcha, além de acompanhar o sítio  do Instituto coirmão. Segundo Lúcio, o Humanitas Unicap recebeu grande apoio da direção do IHU Unisinos e, inclusive, da reitoria da instituição do Rio Grande do Sul.

IHU da Universidade de Pernambuco desenvolve suas atividades em torno de cinco polos temáticos: teologia, ciência e cultura; mercado, pobreza e desigualdades; ecologia, desenvolvimento e sociedade sustentável; gênero, diversidade e questão étnico-racial; democracia, sociedade e políticas públicas. Padre Lúcio admite que é um leque bastante amplo. “Podemos assim tratar os diversos problemas da sociedade contemporânea e criar um espaço de diálogo, buscando conhecer a realidade e procurando possíveis respostas”, explica.

Estes cinco eixos já foram abordados em palestras, seminários e atividades culturais no ano passado. O coordenador salienta que uma característica importante do Humanitas Unicap é articular com os diversos setores da universidade e da sociedade. Para o mês de maio, por exemplo, o Instituto está organizando um seminário internacional sobre as águas em parceria com o Centro de Ciência e Tecnologia. “Não queremos agir sozinhos, pretendemos atuar de forma integrada com os diversos setores da universidade, procurando uma abordagem interdisciplinar das questões”.

Segundo padre Lúcio, a receptividade da comunidade acadêmica tem sido a melhor possível. Além de ficar responsável pela aula inaugural do semestre, o IHU também está inserido na programação em comemoração aos 60 anos da Unicap. O Instituto da universidade pernambucana ainda conta com uma equipe enxuta, de apenas cinco funcionários.

Entre as atividades já realizadas, o coordenador destaca os seminários sobre Ecologia e Desenvolvimento Sustentável, palestras sobre questão de gênero, Código Florestal e  cristianismo em diálogo com a sociedade.

Para 2011, já estão agendados diversos eventos que podem ser conferidos na página eletrônica do Instituto, como seminários de filosofia e atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente.

Print Friendly, PDF & Email
fevereiro 17th, 2011 Postado por : admin Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*