Programa Pana acolhe mais 14 migrantes venezuelanos na Unicap

O Programa Pana, realizado pela Cáritas Brasileira, que atua em Recife em parceria com a Unicap, inicia uma nova fase de suas atividades. Dos 102 Venezuelanos que chegaram na capital pernambucana no final de 2018, boa parte já conseguiu moradia e agora dão lugar para novos migrantes, que já começaram a chegar!

Na última sexta-feira foram acolhidos na casa de Direitos 14 migrantes venezuelanos, entre eles duas crianças. Essas pessoas foram recepcionadas pela equipe do Programa Pana, pelo IHU e por representante do Estado e, após receber orientações e kits de necessidade básica, todos foram encaminhados para as suas novas casas, para iniciar uma nova vida em terras nordestinas.

Em cinco meses de atuação, o Programa tem sido um importante instrumento no processo de integração de migrantes na área metropolitana do Recife. Além dos venezuelanos, o PANA atende migrantes de outras nacionalidades. Com o apoio da Unicap, diversas ações foram realizadas tal como campanhas de doações, cursos de português para os migrantes e espanhol para a equipe de atendimento, curso de “Direitos para refugiados e solicitantes de refúgio” e curso “Desenho digital e criação de produtos”, além de diversas ações promovidas pelas áreas de saúde da Católica.

Nesse sentido, Unicap e Pana vem confirmando em sua missão de atuar sobre a questão da migração de uma maneira profissional, respeitosa e integradora. Além disso, tanto IHU como Cáritas, através do Programa Pana, tem participado de diversas reuniões, encontros e comitês para debater as questões sobre migração em Pernambuco, buscando interagir com sociedade pública e civil, principalmente, no que tange à criação e efetivação de políticas públicas para migração tanto em Recife quanto no Estado.

Caso queira participar dessas ações, seja como colaborador ou com alguma doação (que é sempre muito bem-vinda), entre em contato com o Programa Pana pelo e-mail: casadedireitos.pe@caritas.org.br ou telefone: 81 98184-7389.

Partilhar
maio 16th, 2019 Postado por : vieira Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*

X