Unicap celebra nesta quarta-feira missa de 7º dia em memória do Pe. Ferdinando Azevedo

por Isabella Andrade no Boletim ASSECOM

A Universidade Católica de Pernambuco vai celebrar, nesta quarta-feira ( 26), a missa de 7º dia em memória do Padre Ferdinando Azevedo. A celebração acontecerá às 17h, na Igreja do Santuário de Fátima, localizado no antigo Colégio Nóbrega.

Padre Ferdinando tinha 72 anos e nasceu nos Estados Unidos em 8 de julho de 1938. Ele era graduado em Filosofia pela Gonzaga University (1963), tinha mestrado em História pela Loyola University of Los Angeles (1968) e doutorado em História pela The Catholic University of América (1974). Atualmente era pesquisador da Unicap e professor do Mestrado em Ciências da Religião. Ele coordenava também o Instituto de Pesquisa Padre Nogueira Machado, vinculado à Pró-reitoria Acadêmica da Unicap.

Durante sua trajetória acadêmica, ele deu ênfase às pesquisas sobre História do Brasil, atuando nos seguintes temas: sociedade, política e espiritualidade. Em reconhecimento à sua contribuição à educação, a Assembleia Legislativa de Pernambuco lhe concedeu o título de Cidadão Pernambucano em 1997.

Padre Ferdinando entrou na Companhia de Jesus em 14 de julho de 1957 e foi ordenado padre em 20 de junho de 1970. Cinco anos depois, ele chegou à Universidade Católica de Pernambuco para atuar como professor de História das Américas. No segundo semestre de 1975, ele assumiu a direção da  Biblioteca Central da Unicap, cargo que ocupou até 1986. Padre Ferdinando foi Pró-reitor Administrativo (1987-1990); Pró-reitor Comunitário (1991-1995); e Provincial dos Jesuítas do Nordeste (1996-2001). Em 2007, Padre Ferdinando celebrou 50 anos de sacerdócio.

Ele era reconhecido na comunidade acadêmica como um grande pesquisador, tendo escrito diversos livros e artigos científicos. Entre as obras, estão dois livros sobre a História da Companhia de Jesus no Nordeste. Padre Ferdinando tinha uma enorme satisfação em dividir o seu conhecimento adquirido ao longo de décadas, contribuindo para a formação de novas gerações de pesquisadores.

No ano passado, seu orientando do Programa de Iniciação Científica, o aluno do curso de História Aramis Macêdo Leite Júnior, conquistou o primeiro lugar geral na 12ª Jornada de Iniciação Científica da Unicap. A pesquisa desenvolvida juntamente com a estudante de História Luisa Ximenes Santos analisava a relação entre Joaquim Nabuco e o Dia Nacional de Ação de Graças celebrado no Brasil. O estudo fez parte das ações pelo centenário de morte do abolicionista pernambucano. Veja mais sobre o assunto clicando aqui (http://www.unicap.br/assecom1/?p=13018).

Print Friendly, PDF & Email
janeiro 25th, 2011 Postado por : admin Arquivado em: Notícias

Seja o primeiro a comentar Deixe uma resposta:

Seu e-mail não será publicado.Campos obrigatórios*