Seminário inicia ano letivo da quinta turma do Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social

Debater sobre a atual conjuntura política, social e econômica tanto localmente quanto nacionalmente  foi  o tema abordado pelo sociólogo, Alder Julio Calado, durante o Seminário de Abertura da quinta turma do Curso de Extensão em Formação Politica e Participação Social, no último sábado (27), no Centro Dom Hélder, em Pesqueira.

Com realização da Cáritas Diocesana de Pesqueira em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o curso tem como objetivo contribuir na formação de lideranças cristãs para as funções públicas, eletivas ou não, no campo da política e das organizações comunitárias, além de aprimorar a prática política dos cristãos no exercício da cidadania e do bem comum.

Com um formato diferenciado, o Curso este ano atendeu o desejo dos alunos que não podiam se deslocar para assistir as aulas na cidade de Pesqueira, assim, os conteúdos serão ministradas nas regiões pastorais de Arcoverde e Belo Jardim, com uma turma em cada município.

Voltado às lideranças das comunidades, das pastorais sociais, movimentos e organismos eclesiais, ou pessoas com responsabilidades em organizações e movimentos sociais, do total de inscritos cerca de 70 foram selecionados para compor as duas turmas.

A programação iniciou com um momento de mística onde os participantes apresentaram as expectativas e desejos para o curso. “Este curso para mim vem trabalhar as experiências e ampliar o aprendizado. Precisamos trabalhar formação política na base, a que está em andamento é superficial demais e as discussões partidárias acabam enfraquecendo os diálogos”, comentou Lindenberg Vasconcelos Filho, do município de Poção.

Na sequência, Alder Julio iniciou sua análise de conjuntura, abordando a importância em entender a realidade local para compreender o espaço em que vivemos e atuamos. “Precisamos dar passos para perceber essa realidade, pois, tudo está conectado o social, econômico, e o político, e existem questões que devemos apurar o olhar para variados pontos de vista”, comenta.

Ele ainda complementa, “os povos indígenas, por exemplo, a atual situação de penúria, descaso e desigualdade sofrida por eles, cabe a nós pensar e intervir em realidades como está que aparentemente estão distantes, mas na verdade batem a nossa porta e estão mais perto de que imagina”.

“Muitos de vocês já atuam e fazem a diferença em suas realidades, sejam em comunidades quilombolas, indígenas, rurais, urbanas, ou de agricultores (as), mas chegou a hora de arregaçar as mangas e fazer mais, e o curso vem contribuir nesta construção, mas não podemos esquecer que a transformação deve caminhar junto a solidariedade, a igualdade e o respeito”, finaliza a secretária executiva da Cáritas Diocesana de Pesqueira, Neilda Pereira.

Por fim, foi apresentada aos alunos a grade curricular, a carga horária e metodologia a ser utilizada durante os  módulos.

As aulas do 1º módulo do Curso de Extensão ocorrem nos dias 18 e 25 de maio (sábado), em Arcoverde e Belo Jardim, respectivamente, e a temática das aulas irá abordar “Introdução à Doutrina Social da Igreja, Opção Preferencial Pelos Pobres, Pastoral Social”.

Curso de Extensão em Formação Política e Participação Social

O Curso para esta quinta turma está dividido em 5 (cinco) módulos com aulas de maio a outubro, com temáticas irão abordar: Sociedade do Bem Viver e Laudato Si; A História da Formação social, econômica, política e cultural do Brasil; Introdução à Doutrina Social da Igreja, Opção Preferencial Pelos Pobres, Pastoral Social; Leis orçamentarias; Papel Executivo, Legislativo e Judiciário; Cidadania, dentre outros.

As aulas ocorrem aos sábados de forma intercalada em cada região pastoral, das 9h às 17h. Ao final, os alunos terão que apresentar um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), nos  dias 30 de novembro e 1º de dezembro, para receber a certificação de conclusão emitida pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

maio 06th, 2019 Postado por : Jose Maria Arquivado em: Notícias