Semana Inaciana

SEMANA INACIANA – PROGRAMAÇÃO

TERÇA – FEIRA: 21 de agosto

Workshop “Espiritualidade no dia-a-dia

• Resumo: Destinado a jovens e estudantes universitários que, em meio à correria do mundo universitário, desejam aprofundar sua espiritualidade e perceber Deus no seu cotidiano. Assim, por meio de técnicas de meditação, reflexão e oração cristã, os participantes refletirão sobre o seu crescimento espiritual e identificarão formas de aprofundar no conhecimento de si mesmo e no serviço aos demais.
Minicurso “Mística inaciana”

• Resumo: A experiência espiritual vivida por Santo Inácio é muito rica e pouco conhecida. Queremos neste minicurso apresenta-la nas suas expressões mais significativas, para mostrar como o encontro com Deus pode se dar também na vida de cada um, quando nos abrimos à ação da graça de Deus e deixamo-nos moldar, respondendo com generosidade aos seus apelos que nos vêm através dos acontecimentos do dia-a-dia, através dos nossos sentimentos espirituais e dos sinais dos tempos que nos pedem uma resposta concreta. Ao participar desse minicurso você será também interpelado a mergulhar no seu interior e descobrir o modo concreto como o Senhor está falando no seu íntimo e à sua volta.
  • Facilitador: Alfredo Sampaio , SJ
  • Local: sala B 310
  • Inscrições AQUI
Colóquio Inaciano: A Santidade na ótica do Papa Francisco (“Gaudete et exsultate”): um caminho aberto para todos.

• Resumo: O Papa Francisco na sua recente exortação apostólica “Gaudete et exsultate” propõe um caminho de santidade que é possível ser trilhado hoje por todos, mas aponta também quais são os principais inimigos à santidade: o gnosticismo e o pelagianismo. Queremos nesta conferência nos debruçarmos sobre as questões: O que é a santidade? Como vive-la hoje? Como enfrentar os desafios que hoje se nos apresentam? Em um diálogo com o Santo Padre, vamos buscar direções para viver a nossa missão como cristãos comprometidos com nossa realidade social e política.
  • Horário: 19h
  • Facilitador: Alfredo Sampaio, SJ
  • Local: Auditório Dom Helder Câmara

Quarta-Feira: 22 de agosto

Minicurso “Mística inaciana”

• Facilitador: Alfredo Sampaio, SJ
  • Local: sala B 310
Alumiar

• Resumo: Espaço ecumênico de paz e silêncio: momento de oração no estilo de oração da comunidade dos Irmãos de Taizé.
  • Horário: 18h
  • Local: Capela da Unicap
Sarau: Sagrado Primitivo

• Resumo: A exposição tem como objetivo mostrar que o Sagrado se manifesta em todas as coisas: na natureza, nas pessoas, nos lugares, e que Deus toma o rosto daquele que Ele quer comunicar para se comunicar com ele. Ou seja, Ele toma o rosto do menor abandonado, do pobre, do aflito, do injustiçado.
  • Apresentação: André Araújo e MPB Unicap.
  • Horário: 19h
  • Local: Hall do Bloco G

Quinta-Feira: 23 de agosto

Exibição: Filme de Santo Inácio

• Horário: das 18h30 às 21h
  • Local: Auditório do CTCH (1º andar do bloco B)
  • Facilitadores: Alfredo Sampaio, SJ; André Araujo, SJ.

julho 26th, 2018 Postado por : Jose Maria Arquivado em: Eventos, Notícias