Sobre o curso

Atualizado em 15/09/2017

 Sobre o curso

 

Modalidade: Licenciatura

Reconhecimento:
Decreto nº 30.238, de 04.12.1951. Publicação: DOU, 19.12.1951

Turno Oferecido:
Noite

Carga horária:
3.235 horas, sendo 200 horas de atividades complementares

Duração do curso:
08 períodos, mínimo; 12 períodos, máximo

Créditos:
189 obrigatórios, sendo 4 eletivos

Coordenação:
Prof. Luiz Oliveira da Costa Filho
(biologia@unicap.br)

Secretaria do curso:
Bloco B – 7º andar – Fone (081) 21194172

Objetivos

O Curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Católica de
Pernambuco tem por objetivo formar professores eticamente qualificados, técnica
e cientificamente capacitados para o trabalho da docência, além de preparados
para o desempenho inventivo, responsável e competente das tarefas exigidas para
o livre exercício profissional das Ciências Biológicas; qualificar os futuros
professores com competência humana e profissional para exercerem a docência
orientada pelos valores da solidariedade, justiça social, ética e cidadania na
perspectiva de contribuírem para a construção de uma sociedade humanizada;
ampliar os conhecimentos dos professores formadores do Curso de Licenciatura
Plena em Ciências Biológicas, estimulando processo de autoformarão realizando
ações de formação continuada.

Perfil Profissional

A nova organização do Curso de Licenciatura Plena da Universidade Católica de
Pernambuco fundamenta-se, especialmente nas diretrizes curriculares nacionais
para o curso, tendo em vista as peculiaridades regionais.

O licenciado em Ciências Biológicas deverá ser um profissional com
condições de atuar nos seguintes campos de trabalho:

● docência do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);

● docência do Ensino Médio;

● docência do Ensino Superior, depois de devida especialização;

● coordenação de projetos e experiências educacionais desenvolvidas nos
sistemas de ensino em sua área específica;

● coordenação de projetos educacionais não escolares nas áreas das
ciências biológica.

Assim, espera-se que o Licenciado em Ciências Biológicas da Universidade
Católica de Pernambuco seja um profissional que:

● domine conteúdos científicos, pedagógicos e técnicos que traduzam as
necessidades de aprendizagem dos alunos de diversos níveis, o compromisso ético
com os interesses da população e o desenvolvimento das ciências;

● compreenda as relações existentes entre as atividades educacionais e a
totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o
processo educacional ocorre;

● atue como agente de transformação numa perspectiva de melhoria da
qualidade de vida da população.

Mercado de Trabalho


Em um mundo globalizado, não se deve planejar a educação/formação apenas para o
sucesso, para a competitividade, como ferramenta para o mercado de trabalho.
Planejar educação significa adaptar o estudante a esse mundo globalizado,
permitindo-lhe agregar o conhecimento que o habilite para o desempenho de suas
profissões, para o uso da tecnologia, junto com os valores humanos e sociais
fundamentais do exercício da cidadania como profissional competente. Nesse
contexto, o mercado está aberto para aqueles que desejam lecionar em escolas
municipais, estaduais e federais, além de instituições particulares. Mas, o
mercado pode se tornar ainda mais amplo à medida que o estudante se especialize
em alguma das áreas básica como: ecologia, bioquímica, biofísica, biologia
fundamental, parasitologia, histologia, genética básica, zoologia ou botânica.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico,
cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos
independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover,
em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento
intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua
qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes
da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e
promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e
habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente
pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da
Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Curricular Supervisionado


O Estágio na Universidade Católica de Pernambuco, para todas as modalidades de
curso superior, é um componente curricular constituinte e implementador do
perfil do formando a ser desenvolvido em ambiente de trabalho que favoreça a
interação entre o saber, o saber fazer, o saber agir e o saber ser, com o
objetivo de consolidar as formações acadêmica e profissional e a
contextualização curricular. Enquanto atividade acadêmica supervisionada que
informa o itinerário formativo do educando, o Estágio deverá proporcionar a
integração do saber acadêmico à prática social, a inserção no espaço
profissional para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias à
atividade laboral, e os aperfeiçoamentos técnico, cultural, científico e de
relacionamento humano. O aluno terá que cumprir a carga horária total de 405
horas de estágio ao longo do processo formativo, distribuídas conforme a
seguinte organização curricular: 27 créditos e em 04 disciplinas, desenvolvidas
no decorrer do Curso

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas
suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está
inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e
caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do
conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação à Docencia

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – PIBID/UNICAP foi implantado em 2012. Trata-se de um programa em que os estudantes do curso de Licenciatura se dediquem ao estágio nas escolas públicas, com o objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. O programa conta com coordenadores de áreas do conhecimento, alunos dos cursos de licenciatura e supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar. Todos os integrantes do projeto recebem bolsa da CAPES.

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi
implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação
Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as
comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e
fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta
com 180 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 35 bolsas do PIBIC/CNPq e
outras bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à
Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por damanda espontânea, além do
Programa de Iniciação Científica para voluntários.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos
alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES
nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional.
Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de
Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a
integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade
complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes
estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por
um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP

Laboratórios

Laboratórios

Bloco Andar Sala Descrição Área (m²)
A 2º andar 207 Herbário e Xiloteca 60,00
A 2º andar 204 Sala de Ciências 63,51
A 2º andar 205 / 206 Laboratório de Zoologia
Laboratório de Biologia Marinha
60,00
A 2º andar 210 Laboratório de Citologia
Laboratório de Histologia
60,00
A 2º andar 211 Laboratório de Anatomia 60,00
A 2º andar 212 Laboratório de Anatomia 85,00
G 1º andar 107 Laboratório e Museu de Arqueologia 168,00
D 1º andar 112 Laboratório de Geologia 75,28
D 7º andar 704 Laboratório de Bioengenharia 45,00

Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais

Bloco Andar Sala Descrição Área (m²)
J Térreo 2 Laboratório I / Processos Fermentativos 24,00
J Térreo 5 Laboratório II / Biotecnologia 59,00
J Térreo 7 Laboratório III / Microbiologia 79,30
J Térreo 9 Laboratório IV / Físico-Química 85,27
J Térreo 11 Laboratório V / Cromatografia e Banco de Culturas 101,20
J Térreo 13 Laboratório VI / Microscopia Eletrônica 56,62

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

Matriz Curricular

Matriz Curricular

Ciencias Biologicas – Lic – Noite

Grade e Corpo Docente

Grade e Corpo Docente
Ciências Biológicas – Licenciatura 2017.2 (08/11/2017)
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.