arquitetura-e-urbanismo

Sobre o Curso                                                                                                                                     Atualizado em 15/09/2017

Sobre o Curso

Curso: Arquitetura e Urbanismo
Habilitação:
Modalidade: Bacharelado
Reconhecimento: Portaria MEC nº 52, de 26.05.2006. Publicado no DOU, 29.05.2006
Turnos Oferecido: Manhã e Tarde
Carga horária: 3.720 horas
Duração do curso: 10 períodos, mínimo; 18 períodos, máximo
Créditos: 242 créditos obrigatórios e eletivos
Coordenação: Prof. Dra. Paula Maria Wanderley Maciel do Rêgo Silva
email: paulamaciel@unicap.br
Secretaria do curso: Bloco D – 1º andar – fone: (81) 2119-4303

 

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Lei nº 10.861, 14.04.2004)

Condições de oferta dos cursos de graduação:
Organização Didático-pedagógica: Condições Muito Boas (CMB)
Corpo Docente: Condições Boas (CB)
Instalações: Condições Muito Boas (CMB)

Objetivos

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap objetiva formar profissionais com alto padrão de competência e qualidade. A proposta pedagógica do curso busca uma síntese entre Expressão Estética e Pragmatismo Técnico numa prática profissional orientada para a criação de uma arquitetura que alcance altos níveis de excelência, tanto como instrumento para atendimento de necessidades práticas e resolução de problemas técnicos, quanto como modo de expressão artístico-cultural. Assim, o curso integra disciplinas do campo das artes, das ciências e da tecnologia. Os conteúdos das disciplinas são desenvolvidos em aulas de atelier, laboratórios, visitas externas, “workshops” e palestras.

Perfil Profissional

O perfil profissional do Arquiteto Urbanista formado na UNICAP tem as seguintes características: embasamento teórico/prático; aptidão para atuar nos projetos de edificações, no planejamento urbano e na organização do espaço físico em todos os seus aspectos, em alto nível de excelência, compatível com os desafios da sociedade; capacidade técnica para realizar, com habilidade e competência, as atribuições legais inerentes à profissão, contribuindo, criativamente, para o desenvolvimento da sociedade, tanto no que concerne à investigação científica, que assegure e eleve o atual estágio científico-tecnológico da Arquitetura e Urbanismo, quanto ao significado desse avanço para o engrandecimento ético e humano.

Mercado de Trabalho

O arquiteto e urbanista desenvolve trabalhos no campo do projeto de edificações, conjuntos arquitetônicos, arquitetura paisagística, arquitetura de interiores, projeto urbano, planejamento regional e restauração de patrimônio histórico. O arquiteto pode ser um profissional liberal ou trabalhar para entidades de direito público ou privado. O arquiteto e urbanista para o pleno exercício de sua profissão deve ter o conhecimento sobre os problemas urbanos e ambientais das grandes cidades, suas conjunturas e seus recursos. Deve, também, ter o domínio e a aplicação das teorias, práticas projetuais e soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração e a reabilitação de edificações de valor histórico.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Programas de ExtensãoA extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornadas de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo possui Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq desde 2002 e tem como objetivo principal práticas de pesquisa nas diversas interfaces teóricas relacionadas com a arquitetura da metrópole. O estudo da metrópole compreende a análise dos diversos fenômenos urbanos relacionados a arquitetura das cidades, envolvendo: estudos históricos, morfológicos, legais, territoriais e tantos outros que possam contribuir para a construção de conceitos e fundamentos sobre o espaço das cidades. O grupo pretende, a partir dessas práticas, estimular e apreender novas metodologias para o ensino do projeto arquitetônico e de desenho urbano, desenvolvendo ao mesmo tempo metodologias que contribuam no incremento das habilidades necessárias dos novos arquitetos e urbanistas para intervir nas cidades e desenvolver trabalhos.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade para complementar sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Laboratórios e Núcleos

Laboratórios

Bloco Andar Sala Descrição Área (m²)
D Térreo 3 Laboratório de CAD 94,60
D Térreo 4 Laboratório de Estruturas 63,20
D Térreo 5 Laboratório de Materiais 91,48
D Térreo 9 Laboratório de Computação 99,97
D Térreo 10 Laboratório de Geotecnia 99,97
D Térreo 15 Laboratório de Materiais I /Prensa 29,58
D 1º andar 107 Laboratório de projetos/ Arquitetura 91,48
D 1º andar 110 Laboratório de Geotecnia 106,30
D 1º andar 111 Laboratório de Topografia 76,80
D 4º andar 406 Laboratório de Maquetes 91,48
D 2º andar 202 Laboratório de projetos/ Arquitetura 91,48
D 2º andar 206 Laboratório de projetos/ Arquitetura 91,48
D 3º andar 302 Laboratório de projetos/ Arquitetura 91,48
D 3º andar 306 Laboratório de projetos/ Arquitetura 91,48
G Térreo 1 Laboratório de Produção Gráfica 64,73
G Térreo 2 Laboratório de Fotografia 134,95
A 8º andar 806 Laboratório de Conforto Ambienta
A 8º andar 807 Laboratório de Paisagem Cultural
D Térreo 002 Escritório Modelo

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

a UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

a avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

o regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP

Matriz Curricular

Baixe o Arquivo

Arquitetura e Urbanismo – Manhã

Grade e Corpo Docente
Arquitetura e Urbanismo 2017.2
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.