Engenharia-ambiental

Sobre o curso                                                                                                                                            Atualizado em 25/09/2017

Engenharia Ambiental em primeiro lugar


Sobre o curso

Modalidade: Bacharelado
Reconhecimento: Portaria MEC nº 2.651, de 27.07.2005. Publicação: DOU, 28.07.2005
Turnos Oferecido: Noite
Carga horária: 3.915 Horas
Duração do curso: 10 períodos, mínimo; 18 períodos, máximo
Créditos: 253 obrigatórios e eletivos
Coordenação: Prof. José Edson Gomes de Souza
Secretaria do curso: Bloco D – 6º andar – fone: (81) 2119-4168
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Lei nº 10.861, 14.04.2004
Condições de oferta dos cursos de graduação
ENADE
Organização
Didático-pedagógica
Corpo Docente
Instalações
2005
2008
2011
CMB
CB
CMB
3
3
 3
Legenda:
CMB=Condições Muito Boas; CB=Condições Boas;
CR=Condições Regulares; CI=Condições Insuficientes;
*=Não Avaliado; SC=Sem

Objetivos

O curso de Engenharia Ambiental da UNICAP tem como objetivo preparar engenheiros com sólida capacidade para análise e resolução de problemas ambientais e com competência para liderança e capacidade de tomada de decisão. Para que o desempenho desse profissional atenda às exigências da sociedade, o curso oferece conhecimentos envolvendo as áreas de Ciências Exatas, Humanas e Biológicas, que capacitam o engenheiro a liderar ou integrar equipes de estudos multidisciplinares sobre o uso racional de recursos naturais. O engenheiro ambiental poderá desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Perfil Profissional

O Perfil dos egressos do curso de Engenharia Ambiental da UNICAP compreende uma sólida formação técnico científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação de resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Mercado de Trabalho

Dada a característica multidisciplinar de sua profissão, o mercado de trabalho para o Engenheiro Ambiental encontra-se em expansão. Todos os Estados do País estão sujeitos à Legislação Federal sobre o meio ambiente, cuja aplicação exige conhecimentos técnicos específicos de nível superior. Alguns estados dispõem de legislação específica e de órgãos responsáveis pela sua aplicação, tais como Companhias Estatais de Economia Mista e Secretarias Estaduais de Meio Ambiente. Atuando na

  • Gestão Ambiental ; Avaliação de impactos ambientais, Monitoramento ambiental, Adequação ambiental de empresas, Planejamento ambiental, Licenciamento ambiental.
  • Recursos Energéticos Renováveis; Conservação de energia, Fontes alternativas e renováveis de energia, Adequação energética de empresas.
  • Engenharia Legal ;. Avaliações, Perícias e Arbitragens
  • Tecnologia Ambiental ; Ações mitigadoras de impactos ambientais, Controle de poluição das águas, Tratamento de esgoto doméstico, . Tratamento de água de abastecimento público e industrial, Técnicas de reuso de água, Controle da poluição do ar, Controle da poluição do solo, Coleta e destino dos resíduos sólidos.
  • Reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos, Remediação e biorremediação de solos e águas contaminadas,
  •  Projeto e operação de equipamentos para controle ambiental (água,solo e ar).

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado define-se como a atividade complementar e obrigatória de aprendizagem social, profissional e cultural que proporcionará ao estudante uma oportunidade de participar em situações reais de vida e trabalho junto à comunidade geral ou a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação da UNICAP. O Estágio Supervisionado obedecerá às Diretrizes Nacionais do Conselho Nacional de Educação e demais legislações em vigor.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornadas de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade para complementar sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

a UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

a avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

o regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.

Laboratórios

Laboratórios

Bloco    Descrição
A Laboratório de Conforto Ambiental
D Laboratório de Química Orgânica
D Laboratório de Controle e Monitoramento Ambiental
D Laboratório de Físico-Química
D Laboratório de Química Geral e Inorgânica I
D Laboratório de Bioengenharia
D Laboratório de Análises Químicas
D Laboratório de Bacteriologia
D Laboratório de Instrumentação Analítica
D Laboratório de Controle de Processos
D Laboratório de Engenharia Ambiental/Química
D Laboratório de CAD
D Laboratório de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica
D Laboratório de Computação
D Laboratório de Geotecnia
D Laboratório de Topografia
D Laboratório de Geologia
D Laboratório de Física I e II
D Laboratório de Eletrotécnica
D Laboratório de Física III e IV
A Laboratório de línguas
A Depto de Matemática/Laboratório de Matemática
I Laboratório II
I Laboratório VII

Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais

Bloco Descrição
J Laboratório I / Processos Fermentativos
J Laboratório II / Biotecnologia
J Laboratório III / Microbiologia
J Laboratório IV / Físico-Química
J Laboratório V / Cromatografia e Banco de Culturas
J Laboratório VI / Microscopia Eletrônica

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

Matriz Curricular

Baixe o Arquivo

Engenharia Ambiental – Noite

Grade e Corpo Docente

Grade Curricular e Corpo Docente

Face à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional da Educação – CNE, esta matriz curricular poderá sofrer alteração, desde que aprovada pelos órgãos competentes da UNICAP.

Engenharia Ambiental 2017.2 (08/11/2017)

*Atuam ainda no curso, professores de diferentes áreas: Matemática, Física, Biologia, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Química, Administração.

ENGENHARIA AMBIENTAL-CURRÍCULO- 40-A-4N – 2017.2
1º PERÍODO
CÓDIGO DISCIPLINA C/H PROFESSOR
EAM1101 INTRODUÇÃO A ENGENHARIA AMBIENTAL 30 JOSÉ EDSON GOMES DE SOUZA(2017.1)
QUI1112 QUÍMICA GERAL INORGÂNICA I 90 JOSÉ EDSON GOMES DE SOUZA(TEORIA) (2017.1)

LEONIE ASFORA SARUBBO GAMA(LABORATÓRIO) (2017.1)

ROZIANA CUNHA CAVALCANTI JORDÃO(LABORATÓRIO) (2017.1)

MAT1009 CALCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I 90 VICENTE FRANCISCO   S. NETO(2017.1)
INF1025 MÉTODOS COMPUTACIONAIS 60 GILKA ROCHA BARBOSA(2017.1)
LET1057 PORTUGUÊS INSTRUMENTAL II 60 ALVARO AUGUSTO NEGROMONTGE(2017.1)
TEO1917 HUMANIDADE E TRANSCENDÊNCIA 60 VALDIR DOS SANTOS FILHO(2017.1)

 

2º PERÍODO
CÓDIGO DISCIPLINA C/H PROFESSOR
QUI1117 QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA II 90 Leoni ASFORA Sarubbo gama(TEORIA)

JAILSON ROLIM TEODOSIO (LABORATÓRIO)

MARIA HELENA paranhos GAZINEU (LABORATÓRIO)

Roziana CUNHA cavalcanti JORDÃO (LABORATÓRIO)

MAT1010 CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL II 60 Edjane Oliveira dos Santos
FIS1035 FÍSICA I 90 AUGUSTO OTÁVIO GALVÃO DE LIMA(TEORIA)

JOÃO ANTONIO FILHO(LABORATÓRIO)

EAM1102 MEIO AMBIENTE E DESENV. SUSTENTÁVEL 60 EDUARDO ANTONIO MAIA LINS
MAT1421 ÁLGEBRA LINEAR I 60 MARDÔNIO LUIZ DO AMARAL

 

3º PERÍODO
CÓDIGO DISCIPLINA C/H PROFESSOR
BIO1116 FUND. DE BIOLOGIA P/ ENG. AMBIENTAL 60 ROBERTA RICHARD PINTO(2017.1)
INF1033 CÁLCULO NUMÉRICO COMPUTACIONAL 60 FERNANDO BERTINO /FERNANDO CESAR SANTOS(2017.1)
FIS1036 FÍSICA II 60 ANTONIO JOSÉ DA CRUZ FILHO (TEORIA) (2017.1)

LEONARDO BRUNO FERREIRA DE SOUZA(LABORATÓRIO) (2017.1)

EXPEDITO DE SOUZA LIMA(LABORATÓRIO) (2017.1)

QUI1528 QUÍMICA ORGÂNICA I 60 LÚCIA FERNANDA CAVALCANTI DA COSTA  LEITE (2017.1)
EAM1113 GEOLOGIA AMBIENTAL 60 FÁBIO JOSÉ PEDROSA(2017.1)
MAT1011 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III 60 EDVAN ISAC DOS SANTOS (2017.1)

 

4º PERÍODO
CÓDIGO DISCIPLINA C/H PROFESSOR
JUR1039 LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS AMBIENTAIS 60 EDUARDO ANTONIO MAIA LINS
BIO1127 ECOLOGIA GERAL 30 ROBERTA RICHARD PINTO
QUI1989 FUNDAMENTOS DE QUÍMICA ANALÍTICA 90 JOSÉ EDSON GOMES DE SOUZA(TEORIA)

SÉRGIO PAIVA (LABORATÓRIO)

EAM1201 ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS E TERRESTRES 60 Goretti Sônia DA SILVA
QUI1530 QUÍMICA ORGÂNICA AMBIENTAL 60 LÚCIA FERNANDA CAVALCANTI DA COSTA  LEITE
MAT1012 CÁLCULO DIFERENCIAL INTEGRAL IV 60 VICENTE FRANCISCO   S. NETO

 

5º PERÍODO
CÓDIGO DISCIPLINA C/H PROFESSOR
ENQ1855 FENOMENOS DE TRANSPORTE I 60 HILÁRIO JORGE B. DE LIMA FILHO(2017.1)
ENQ1431 TERMODINÂMICA I 60 RAPHAEL FONSECA (2017.1)
ENQ1108 DESENHO TÉCNICO ASSIST P/COMPUTADOR 60 HILÁRIO JORGE B. DE LIMA FILHO(2017.1)

JAILSON ROLIM TEODOSIO (2017.1)

EAM1106 MICROBIOLOGIA AMBIENTAL 90 CARLOS ALBERTO A. DA SILVA(TEORIA/LABORATÓRIO) (2017.1)

GALBA MARIA DE CAMPOS TAKAKI(LABORATÓRIO) (2017.1)

FIS1309 MECÂNICA DOS SÓLIDOS 60 LEONARDO BRUNO FERREIRA DE SOUZA(2017.1)
EAM1105 SOLOS E MEIO AMBIENTE 60 EDUARDO ANTONIO MAIA LINS (2017.1)
6º PERÍODO
CÓDIGO DISCIPLINA C/H PROFESSOR
ENQ1880 OPERAÇÕES UNITÁRIAS I 60 José Antonio Marques
ENQ1856 FENOMENOS DE TRANSPORTE II 60 HILÁRIO JORGE B. DE LIMA FILHO
ENQ1903 HIGIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO 30 BEDA BARBOKEBAS JÚNIOR
QUI1108 CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS 60 JOSÉ EDSON GOMES DE SOUZA
EAM1107 GEOTECNIA AMBIENTAL 60 EDUARDO ANTONIO MAIA LINS
EAM1301 AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS 60 VALDERICE PEREIRA ALVES BAYDUM
EST1413 ESTATÍSTICA PARA ENGENHEIROS 60 CRISTINA MARIA A. M. DE ALBUQUERQUE

 

7º PERÍODO
CÓDIGO DISCIPLINA C/H PROFESSOR
EAM1896 HIDRÁULICA 60 HILÁRIO JORGE B. DE LIMA FILHO(2017.1)
ENG1158 TOPOGRAFIA E CARTOGRAFIA 60 GLAUBER CARVALHO COSTA(2017.1)

FERNANDO JOSÉ DE LIMA BOTELHO(2017.1)

EAM1402 CONT. DE QUAL . DA ÁGUA E EFLUENTES 60 VALDERICE PEREIRA ALVES BAYDUM(2017.1)
EAM1108 LABORATÓRIO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 60 JAILSON ROLIM TEODOSIO(2017.1)
EAM1302 MODELAGEM DE PROCESSOS AMBIENTAIS 60 WAGNER EUSTÁQUIO DE VASCONCELOS(2017.1)
EAM1401 GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS 60 ARMINDA SACONI MESSIAS(2017.1)

 

8º PERÍODO
CÓDIGO DISCIPLINA C/H PROFESSOR
EAM1403 TRAT. DE ÁGUA DE ABASTECIMENTO 60 VALDERICE PEREIRA ALVES BAYDUM
EAM1227 HIDROLOGIA APLICADA 60 WALTER JOSÉ FERREIRA
EAM1404 RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS 60 LUIZ VITAL FERNANDES CRUZ DA CUNHA
EAM1405 BIORREATORES 60 CARLOS ALBERTO ALVES DA SILVA
ENG1159 SENSOR. REMOTO E GEOPROCESSAMENTO 60 GLAUBER CARVALHO COSTA
FIL1433 FILOSOFIA E CONHECIMENTO TECNOLÓGICO 60 ELENOURA ENOQUE DA SILVA
ELC1020 REUSO DA ÁGUA E EFLUENTES(ELETIVA) 30 VALDERICE PEREIRA ALVES BAYDUM

 

9º PERÍODO
CÓDIGO DISCIPLINA C/H PROFESSOR
EAM1501 PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL 60 Será oferecida em 2018.1
EAM1407 TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS 60 Será oferecida em 2018.1
EAM1408 SANEAMENTO AMBIENTAL 60 Será oferecida em 2018.1
ELC1040 ELETIVA DE CURSO DE 4 CRÉDITOS 60 Será oferecida em 2018.1
EAM1601 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 30 Será oferecida em 2018.1
EAM1114 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 60 Será oferecida em 2018.1
EAM1603 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 195 Será oferecida em 2018.1

 

10º PERÍODO
CÓDIGO DISCIPLINA C/H PROFESSOR
EAM1602 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 60 Será oferecida em 2018.2
EAM1109 GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS 30 Será oferecida em 2018.2
ELC1040 ELETIVA DE CURSO DE 4 CRÉDITOS 60 Será oferecida em 2018.2
EAM1409 GESTÃO E TRAT. DE EMISS. ATMOSFÉRICAS 30 Será oferecida em 2018.2
EAM1410 PROJ. DE EST. DE TRAT. DE ÁGUAS RESID. 30 Será oferecida em 2018.2
TEO1916 HUMANISMO E CIDADANIA 60 Será oferecida em 2018.2

Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.