Publicidade-e-propaganda

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Sobre o Curso                                                                                                                                      Atualizado em 15/09/2017.. 

Sobre o Curso

Curso:
Publicidade e Propaganda
Modalidade: Bacharelado
Reconhecimento:
Portaria MEC nº 2.653, de 27.07.2005, publicada no DOU em 28.07.2005
Turnos Oferecido:
Manhã
Carga horária:
3000 horas (Currículo 32.B.1)
Duração do curso:
08 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo
Créditos:
176 obrigatórios e 16 eletivo
Coordenação:
Profª. Thelma Lúcia Guerra Álvares
Secretaria do curso:
Bloco G – 5º andar – fone: (81) 2119-4173

Objetivos

O Curso de Publicidade e Propaganda da UNICAP objetiva formar profissionais éticos, comprometidos com o social e críticos, capazes de apresentar soluções tecnicamente eficazes em comunicação publicitária, estimulando o espírito empreendedor, através do domínio das ferramentas de comunicação e informação.

Perfil Profissional

O publicitário estará apto para planejar, criar, produzir, difundir e gerir a comunicação publicitária, promover ações promocionais e de incentivo, atividades de “marketing”, venda pessoal e identidade corporativa, e realizar assessoria publicitária e de informação. Além disso, poderá desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Mercado de Trabalho

O profissional de Publicidade e Propaganda, mediante conhecimentos e domínio de técnicas e instrumentos eficazes, tem como campo de atuação as agências de publicidade, produtoras de vídeo e áudio, emissoras de rádio e televisão, jornais, editoras, revistas, assessorias de comunicação e marketing e empresas anunciantes públicas, privadas e do terceiro setor. Cabe ao profissional de Publicidade e Propaganda construir e manter marcas que reflitam os valores dos consumidores, e fiquem em suas mentes. A publicidade transforma produtos em marcas.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Projeto Experimental

O Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda será cumprido mediante a elaboração de uma monografia ou campanha publicitária e obedecerá às Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso: Avaliação Institucional a UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004. Avaliação do Aluno a avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos. Regime de Aprovação o regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.

Laboratórios

Laboratórios

O Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda dispõe de uma infra-estrutura moderna de laboratórios de produção gráfica, de fotografia, áudio, vídeo, laboratório de redação/mídia e agência experimental; conta com a hemeroteca, um espaço cultural e informativo dos alunos dos cursos de Comunicação Social, com jornais e revistas especializadas na área de comunicação.

bloco
andar
sala
descriminação área (m²)
A
4º andar
413
Agência Experimental em Relações Públicas 85,00
A
4º andar
412
Hemeroteca 30,00
A
5º andar
504
Laboratório de TV 3,33
A
5º andar
505
Laboratório de Rádio (Teoria) 23,97
A
5º andar
506
Laboratório de Redação 23,00
A
5º andar
507
Laboratório de Redação 27,00
A
5º andar
508
Laboratório de Redação 42,00
A
5º andar
509
Laboratório de redação 54,00
A
5º andar
510
Laboratório de Fotografia 15,00
A
5º andar
510A
Câmara Escura – Laboratório de Fotografia 15,00
G
Térreo
1
Laboratório Produção Gráfica 64,73
G
Térreo
2
Laboratório de Fotografia/ Tratamento de imagem e estúdio 100,93
G
Térreo
002A
Laboratório de Fotografia/ Revelação 34,02
G4
Térreo
1
Laboratório de Áudio/Vídeo/ Circulação interna 11,44
G4
Térreo
001.A
Laboratório de Áudio/ Cabine Técnica 24,04
G4
Térreo
001.B
Laboratório de Áudio/ Estúdio 15,15
G4
Térreo
001.C
Laboratório de Vídeo/ Ilhas 19,90
G4
Térreo
001.D
Laboratório de Vídeo/ Ilha I 19,90
G4
Térreo
001.E
Laboratório de Vídeo/ Ilha II 19,90
G4
Térreo
001.F
Laboratório de Vídeo/ Depósito 10,92
G4
Térreo
001.G
Laboratório de Vídeo/ Arquivo 8,44

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

Matriz Curricular

Face à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional da Educação – CNE, esta matriz curricular poderá sofrer alteração, desde que aprovada pelos órgãos competentes da UNICAP. Para mais informações, escreva para dpa@unicap.br

Publicidade e Propaganda – Manhã

Grade e Corpo Docente
Publicidade e Propaganda 2017.2 (Atualizado em 08/11/2017)
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.