Pedagogia

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Sobre o Curso                                                                                                                                   Atualizado em 15/09/2017

 

Sobre o Curso

Modalidade: Licenciatura Plena
Reconhecimento: Decreto nº 32.089, de 13.01.1953
Publicação: DOU, 28.01.1953
Turnos Oferecido: Noite
Carga horária: 3.220 horas
Duração do curso: 08 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo
Créditos: 208 obrigatórios e eletivos
Coordenação: Profa. Elba Maria Wanderley Leicht
(eleicht@unicap.br)
Secretaria do curso: Bloco B – 1 º andar – sl 105
fone: (81) 2119-4171

Objetivos

O Curso de Pedagogia da Católica pretende formar o licenciado em pedagogia que seja um profissional competente, com habilidade teórica e prática para a docência, envolvendo também a sua participação na organização e planejamento dos processos de gestão de instituições educativas, imbuídos dos valores de solidariedade, justiça social, ética e cidadania, na perspectiva de contribuírem para a construção de uma sociedade humanizada.

Perfil Profissional

O licenciado em Pedagogia será um profissional que domine conteúdos científicos, pedagógicos e técnicos, que traduzam as necessidades de aprendizagem dos alunos de diversos níveis, compromisso ético com os interesses da população e o desenvolvimento das ciências; compreenda as relações existentes entre as atividades educacionais e a totalidade das relações sociais, econômicas, políticas e culturais em que o processo educacional ocorre; atue como agente de transformação numa perspectiva de melhoria da qualidade de vida da população.

Mercado de Trabalho

O *educador-professor no currículo atual *está apto a lidar com a docência em:

· Educação Infantil (de 0 a 6 anos)

· Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries iniciais)

· Curso de Magistério (nível médio)

· Educação de Jovens e Adultos

· Turmas de alunos com necessidades educativas especiais.

O *educador-gestor *pode atuar em diferentes áreas educacionais:

· Gestor de escola e de sistema

· Assessor pedagógico educacional.

Nas *empresas*, o *pedagogo* pode trabalhar em: Recursos Humanos; Orientação Profissional; Programas Educacionais, Produção de brinquedos educativos e materiais didáticos; Editoras; Brinquedoteca . OGNs.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

A partir do 4º período do curso começam os estágios: na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio Normal, em Gestão Escolar e Gestão de Sistemas não escolares.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.

 

Laboratórios

Laboratórios

O Curso de Pedagogia tem a sua disposição os laboratórios de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

O Laboratório do Projeto Horizonte funciona como espaço de articulação entre ensino, pesquisa e extensão e atende a crianças e jovens portadores de necessidades especiais, tais como: deficiência auditiva, Síndrome de Down e com dificuldades de aprendizagem. O Projeto favorece ao desenvolvimento de práticas pedagógicas, implementando estudos e ampliando as possibilidades de utilização da informática educativa. Congrega professores pesquisadores, estudantes estagiários e de Iniciação Científica.

Informações Sobre o Curso

 

O Curso de Pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, o primeiro a ser implantado no Norte e Nordeste, teve seu funcionamento autorizado em 23 de março de 1943 – Decreto nº 12042, publicado no Diário Oficial de 31 de março de 1943 e reconhecido pelo Decreto nº 32089 de 13 de janeiro de 1953, publicado no Diário Oficial da União, no dia 28 de janeiro de 1953.

A partir das novas orientações para o Curso de Pedagogia, em 2007.1 iniciamos com um novo currículo cuja matriz curricular apresenta 3.220 horas de efetivo trabalho acadêmico, sendo: 2.820 de horas dedicadas às atividades formativas, 300 horas destinadas ao Estágio Supervisionado e 100 horas de atividades teórico – práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos (atividades complementares).

Oferece uma sólida formação teórica e prática e apresenta a seguinte organização:

” nos 1º e 2º períodos – disciplinas que abordam a educação como prática histórico-social;

” nos 3º ao 6º períodos – são estudados os fundamentos da educação com foco no exercício da docência;

” nos 7º e 8 º períodos, a gestão em espaços escolares e não escolares é enfatizada, sendo abordada de forma contextualizada e interdisciplinar.

Os conteúdos básicos do Currículo do Curso estão organizados nas seguintes áreas curriculares: a docência, a gestão em sistemas educacionais e a pesquisa como princípio articulador do trabalho educativo.

No que se refere à Avaliação do Curso de Graduação (ACG) feita por avaliadores externos, obtivemos no parecer final as notas especificadas a seguir:

Dimensão: Organização didático-pedagógica – nota 5

Dimensão: Corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo – nota 5

Dimensão: Instalações físicas – nota 5

Na revista Guia do Estudante, nos anos 2006 e 2007 e 2008, o Curso de Pedagogia, foi agraciado com 4 estrelas, recebendo o prêmio de Melhores Universidades 2006/2007/2008.

O Curso de Pedagogia forma o educador-gestor, com capacidade para analisar a realidade educacional e nela interferir com competência. O nosso foco é a docência, oferecendo a formação necessária para atuar tanto nas realidades educativas, como também em empresas e organizações.

Para a Católica, mais do que formar um profissional para o mercado, é fundamental subsidiar o aluno como pesquisador, com habilidades para levantar problemas e, principalmente, propor alternativas de intervenção para a Educação Básica no Brasil.

Como educador deverá atuar de forma reflexiva, crítica e ética. Tendo em vista tal propósito, o curso conduz o aluno ao estudo da educação sob os pontos de vista metodológico, filosófico, psicológico, sociológico, histórico e cultural.

O educador-professor no currículo atual está apto a lidar com a docência em:

Educação Infantil (de 0 a 6 anos)

Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries iniciais)

Curso de Magistério (nível médio)

Educação de Jovens e Adultos

Turmas de alunos com necessidades educativas especiais.

O educador-gestor pode atuar em diferentes áreas educacionais:

Gestor de escola e de sistema

Assessor pedagógico educacional.

Nas empresas, o pedagogo pode trabalhar em: Recursos Humanos; Orientação Profissional; Programas Educacionais, Produção de brinquedos educativos e materiais didáticos; Editoras; Brinquedoteca .

OGNs.

A partir do 4º período do curso começam os estágios. Já no primeiro período os alunos iniciam as visitas para conhecer as escolas.

Os alunos de Pedagogia têm a oportunidade de ingressar no Programa Institucional de BASE Científica-PIBIC, podendo desenvolver Projetos de Pesquisa que irão contribuir com o desenvolvimento científico de nosso Estado.

A Extensão é compreendida como prática acadêmica e social que efetiva a mediação entre a universidade e a sociedade, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população marginalizada.

Oferecemos os seguintes cursos de especializações a partir de fevereiro 2009:

Gestão Educacional – Arte e Educação – Educação Infantil – Educação Especial – Coordenação Pedagógica Matriz Curricular e Programação Acadêmica das Disciplinas

Matriz Curricular

Baixe o Arquivo

Pedagogia – Noite

Grade e Corpo Docente

Pedagogia (26/12/2016)
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.