Letras-portugues

Sobre o Curso

 

Sobre o Curso                                                                                           Atualizado em 04/09/2017

 

Curso: Letras
Habilitação: Português
Modalidade: Licenciatura Plena
Reconhecimento: Portaria MEC nº 827, de 20 de setembro de 2007Publicação: DOU, 21/09/2007
Turnos Oferecido: Noite
Carga horária: 3.035 horas
Duração do curso: 08 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo
Créditos: 189 obrigatórios
Coordenação: Profa. Flávia Tavares da Costa Ramos
Secretaria do curso: Bloco B – 1º andar, sala 107 fone: (81) 2119-4171
Sistema Nacional de Avaliação da Educaçã o Superior Lei nº 10.861, 14.04.200 4
Condições de oferta dos cursos de graduação
ENADE
OrganizaçãoDidático-pedagógica Corpo Docente Instalações 2004 2005 2006
* * * * 3
Legenda:CMB=Condições Muito Boas; CB=Condições Boas;CR=Condições Regulares; CI=Condições Insuficientes;* =Não Avaliado; SC=Sem Conceito (sem concluinte)

Objetivos

O Curso de Letras – Licenciatura Plena em Português da UNICAP objetiva formar professores de língua portuguesa e de literaturas de língua portuguesa para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com orientações para o campo da pesquisa. Ele forma profissionais nas áreas de educação no que diz respeito à linguagem e à literatura. O projeto do Curso oferece condições para o profissional aplicar esses conhecimentos em estágios, extensão e pesquisa, e seja capaz de refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos conhecimentos lingüísticos e literários. Esse profissional pode desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Perfil Profissional

Considerando-se as várias possibilidades de atuação profissional, o currículo do curso de Letras – Português contemplará conteúdos e habilitará o licenciado, de modo que ele demonstre em seu perfil uma formação humanística e conhecimentos lingüísticos e literários que possibilitem a compreensão da realidade regional, nacional e internacional, assim como a sua ação como agente transformador; domínio da língua portuguesa, quanto à estrutura, ao funcionamento e às suas variedades regionais e socioculturais; capacidade de operar como professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com orientações para o campo da pesquisa.

Mercado de Trabalho

O licenciado em Português pode atuar no magistério, em Instituições do Ensino Fundamental e Médio, em escolas da rede pública e privada, órgãos públicos, editoras de livros e revistas, empresas jornalísticas e agências de publicidade. Pode exercer as atividades de redator, revisor e organizador de textos, nos centros culturais, centros de documentação e informação, bem como trabalhar em congressos e seminários.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

O estágio é desenvolvido nas escolas de ensino Fundamental e Médio, conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso: Avaliação Institucional A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004. Avaliação do Aluno A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos. Regime de Aprovação O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.

Laboratórios

Laboratórios

Bloco Andar Sala Descrição Área (m²)
A 6º andar 605 Laboratório de Espanhol 58,00
A 6º andar 606 Laboratório de Inglês/ Francês 40,00
A 6º andar 611 Laboratório para estudos e pesquisas interdisciplinares 30,00
A 6º andar 612 Laboratório de Inglês 60,00
A 6º andar 613 Laboratório de línguas 85,00

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

Matriz Curricular

Matriz Curricular

Grade e Corpo Docente
Em atualização.