Fotografia

Sobre o Curso

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia

Fotografia nota 5 no Mec

Fotografia Unicap

Dados Legais                                                                                       Atualizado em 15/09/2017

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Fotografia
Reconhecimento: Decreto nº 6.303, de 12 .12. 2007. Publicação: DOU, 15.02.2013
Modalidade: Curso Superior de Tecnologia
Turnos Oferecido: Noite
Carga horária: 1.605 horas
Duração do curso: 04 períodos, mínimo; 06 períodos, máximo
Créditos: 107 créditos obrigatórios
Coordenação: Profª. Renata Maria Victor de Araújo (renatavictor@unicap.br)
Secretaria do curso: Bloco G – 5º andar – fone: (81) 2119-4173

A proposta do Curso

Curso de fotografiaA proposta do curso tecnológico de graduação em Fotografia baseia-se nos princípios institucionais da Universidade Católica de Pernambuco, que se apresenta como uma universidade cristã e comunitária, que aspira à melhor qualidade acadêmica. Com essa orientação, o curso de Fotografia está voltado para a formação humanística, apta a desenvolver referências éticas na abordagem de questões profissionais e cotidianas. A habilitação em Fotografia busca aliar a formação teórica à vivência prática das atividades fotográficas, resguardando a identidade nordestina e nacional, sem perder de vista, porém, o contexto de globalização social em que estamos inseridos. Teve início em fevereiro de 2010.

Diante dos avanços tecnológicos dos meios digitais, a fotografia se destaca como símbolo midiático cada vez mais presente nos nossos dias. A compreensão dessa ferramenta de comunicação e a busca pela profissionalização do mercado fotográfico, associado à necessidade de um desenvolvimento acadêmico, fez com que ofertássemos o curso, que é formado por 04 módulos semestrais, com cinco disciplinas em cada, formando uma carga horária de 1.605 (mil seiscentos e cinco) horas. As disciplinas que compõem a atual grade curricular contemplam aspectos humanistas e técnicos da profissão. Pela natureza da própria fotografia, o curso da UNICAP busca, em outras áreas do conhecimento, elementos que alicercem a teoria e a prática fotográfica, visando à formação dos nossos alunos. Para atender às exigências técnicas do exercício fotográfico, o curso é dotado de laboratórios de fotografia, de informática, de um estúdio fotográfico e de equipamentos de última geração. Tem, em seu quadro docente, profissionais com atuação em empresas de comunicação, agências de publicidade, estúdios fotográficos, contando, também, com professores de diversos campos de conhecimento, propiciando ao corpo discente múltiplas visões do intrincado contexto ético, profissional e político-social contemporâneo.

Objetivos

Objetivos do Curso

Fotografia Unicap

Objetivo Geral

Formar um profissional qualificado e comprometido com as demandas da fotografia, com domínio da linguagem e da técnica, inclusive das novas tecnologias, e que seja capaz de atuar de forma criativa, crítica e ética nas mais diversas áreas.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos do curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Católica, de acordo com os princípios expressos no Projeto Pedagógico Institucional – PPI, no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso Superior de Tecnologia em Fotografia:

  • preparar o aluno para ingressar em um mercado de trabalho emergente e competitivo, através de uma sólida formação voltada para a preservação de valores éticos, políticos e de responsabilidade social;
  • favorecer a formação técnico-científica do aluno e a compreensão do processo tecnológico, para atuação nos campos do planejamento, gestão e execução de empreendimentos e projetos no campo da fotografia, desenvolvendo atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;
  • desenvolver no aluno a capacidade para compreender a Fotografia e suas atividades nos múltiplos segmentos do mercado, tendo como prioridade a ética e a responsabilidade social;
  • desenvolver a capacidade do aluno em resolver problemas, incentivar o desenvolvimento da sua capacidade empreendedora, e orientá-lo sobre a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.

Perfil Profissional

Perfil Profissional

A filosofia do curso Superior de Tecnologia em Fotografia baseia-se nos princípios institucionais da Universidade Católica de Pernambuco, que se reconhece como uma universidade cristã, nordestina e comunitária, que aspira à melhor qualidade. Nesse contexto, o curso busca transmitir conhecimentos e aplicar valores de modo integrado com as políticas de promoção do desenvolvimento sustentável da região Nordeste e do Brasil; fazer dos conhecimentos e valores transmitidos elementos de integração social; refletir as manifestações culturais que resguardem a identidade regional nordestina e nacional; contribuir para a elevação do nível socioeconômico do povo nordestino, garantindo-lhe uma efetiva participação na sociedade. O curso Superior de Tecnologia em Fotografia está voltado para a formação humanística e tecnológica, apta a desenvolver referências éticas na abordagem de questões profissionais e cotidianas.

 Neste sentido, o perfil do egresso do curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Católica é de produzir imagens fotográficas com linguagem adequada para as áreas que comportam o uso da fotografia, com iniciativas empreendedoras, consciência crítica e compromisso ético.

Para atender à filosofia, aos objetivos e ao perfil do egresso propostos neste Projeto Pedagógico, deverão ser desenvolvidas habilidades e competências através de um conjunto de ações que envolvem todo o processo de ensino-aprendizagem: quem ensina, quem aprende, o conteúdo programático, a estratégia utilizada e o processo de avaliação. Essas habilidades e competências estão descritas no quadro que se segue, sendo relacionadas aos mecanismos de obtenção dos resultados esperados.

A Visão abrangente e crítica dos fatores determinantes e dos impactos decorrentes do processo tecnológico em fotografia, através dos Conteúdos Gerais e Interdisciplinares de linguagem, comunicação e cultura, somados a Conteúdos Específicos, voltados para a teoria e técnica de fotografia.

B Capacidade de inovar na produção de conhecimento e na aplicação de tecnologias em Fotografia através de Conteúdos Específicos que apontam para reflexões teóricas e para as práticas experimentais fotográficas.

C – Comportamento empreendedor na criação e administração de bens e serviços relacionados à fotografia, com Conteúdos Específicos de gestão comercial da imagem, direito e questões legais sobre o uso da imagem.

D – Atitudes éticas e responsáveis em relação à produção da imagem e ao seu uso.

Mercado de Trabalho

A fotografia, como já anteriormente mencionado, está presente em diversas áreas da atividade humana. Alguns setores, contudo, adotam, de forma mais significativa, sua utilização. Assim, entre áreas de atuação do tecnólogo de fotografia, destacam-se: fotojornalismo, fotografia de moda e eventos, fotografia publicitária, fotografia autoral, fotografia documental, produções de audiovisuais, trabalhos aplicados à engenharia e à arquitetura, criação artística e atividade acadêmica.

Matriz Curricular

Baixe o Arquivo

Fotografia – Noite

Grade e Corpo Docente
Fotografia 2017.2 (Atualizado em 08/11/2017)
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.