Nota 4 no MEC

Sobre o curso

Sobre o curso

Atualizado em 15/09/2017

Modalidade: Bacharelado

 

Reconhecimento:
Decreto nº 30.238, de

04.12.1951. Publicação: DOU, 19.12.1951
Resolução Nº 004/2012 do Conselho Pleno de Ensino, Pesquisa e Extensão

Turnos Oferecido:
Noite

Carga horária:
3.575 horas

Duração do curso:
09 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo

Créditos:
225 obrigatórios, sendo 16 eletivos

Coordenação:
Prof. Luiz Oliveira da Costa Filho
(biologia@unicap.br)

Secretaria do curso:
Bloco B – Térreo – Fone (081) 21194172

 Objetivos

O Curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Católica de Pernambuco tem por objetivo a formação de um profissional na área de concentração de Meio Ambiente, eticamente qualificado, técnica e cientificamente capacitado para o mercado de trabalho, preparado para o desempenho inventivo, responsável e competente das tarefas exigidas para o livre exercício profissional da Biologia, com competência humana, orientados pelos valores da solidariedade, justiça social, ética e cidadania, na perspectiva de contribuírem para a construção de uma sociedade humanizada e no conhecimento e proteção de sua biodiversidade.

Perfil Profissional

Ser Biólogo no contexto de uma sociedade democrática para:

  • promover uma prática profissional, fundamentada na compreensão do exercício ético com modo de serem cidadãos ativos e corresponsáveis pela manutenção de um projeto de sociedade pluralista e democrática;
  • desenvolver uma prática profissional orientada por princípios ético-humanistas, com respeito à diversidade dos indivíduos, combatendo práticas discriminatórias;
  • atender às necessidades de preservação da biota como modo de preservar os recursos necessários para a sustentabilidade dos ecossistemas e da comunidade humana a ela associada.

Ter o domínio dos conteúdos de natureza científica e cultural para:

  • relacionar os conteúdos básicos referentes às áreas e disciplinas do conhecimento com os fenômenos da atualidade e com a sua realidade pessoal, social e profissional;
  • articular saberes de diferentes áreas e disciplinas;
  • apropriar-se de conhecimentos relevantes para o exercício da cidadania;
  • desenvolver formas de comunicação que considerem a diversidade dos grupos sociais com a finalidade da difusão do conhecimento;
  • organizar o trabalho de pesquisa, buscar a solução de problemas e mediar situações de interesse para a preservação da biota;

Com seu desenvolvimento profissional, buscar:

  • integrar resultados de pesquisas no aprimoramento da prática profissional;
  • manter-se atualizado no que se refere aos avanços teórico-metodológicos das diversas áreas do conhecimento, considerando suas implicações para o desenvolvimento de novas tecnologias;
  • acompanhar a formulação, execução e avaliação das políticas públicas relacionadas ao avanço da profissão do biólogo e suas competências.

Mercado de Trabalho

Nos últimos anos o meio ambiente tem atraído à atenção de todas as comunidades do nosso planeta, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações. As populações estão se conscientizando de que os recursos naturais são finitos e que sua não preservação ameaça o futuro das novas gerações. Nos dias atuais, para uma grande parcela da sociedade mundial, tornou-se evidente a noção de que uma quantidade enorme de recursos ambientais é necessária para mantermos funcionando o aparato científico-tecnológico que dá suporte ao estilo de vida da mesma. Esta exige um alto nível de conforto, que só pode ser oferecido com o comprometimento da qualidade ambiental do nosso planeta. Assim, tentar manter esse ritmo sem tentar conciliar a produção de bens com a preservação é uma atitude inconsistente e indesejável no que diz respeito às gerações futuras.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Curricular Supervisionado

O Estágio na Universidade Católica de Pernambuco, para todas as modalidades de curso superior, é um componente curricular constituinte e implementador do perfil do formando a ser desenvolvido em ambiente de trabalho que favoreça a interação entre o saber, o saber fazer, o saber agir e o saber ser, com o objetivo de consolidar as formações acadêmica e profissional e a contextualização curricular.
Está definido, no currículo 59.B.1, que o estágio deverá ser cumprido nos quatro últimos períodos do curso, com carga horária total de 360 horas, sendo 90h em cada período, nas disciplinas BIO1951, BIO1952,BIO1953 e BIO1954.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 180 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 35 bolsas do PIBIC/CNPq e outras bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por damanda espontânea, além do Programa de Iniciação Científica para voluntários.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP

Laboratórios

Laboratórios

Bloco

Andar

Sala

Descrição

Área (m²)

A

2º andar 204

Laboratório de Genética

63,51

A 2º andar 205

Laboratório de Ecologia

60,00

A 2º andar 206

Laboratório de Coleções Biológicas e
Laboratório de Ensino de Biologia

60,00

A 2º andar 207

Herbário e Xiloteca

60,00

A 2º andar 210

Laboratório de Botânica

60,00

A 2º andar 211

Laboratório de Invertebrados e Biologia Marinha

60,00

A 2º andar 212

Laboratório de Vertebrados, Ecotoxicologia e Biomonitoramento

85,00

D 1º andar 112

Laboratório de Geologia

75,28

J Térreo 006

Laboratório de Anatomia

60,00

J Térreo 008

Laboratório de Anatomia

60,00

J Térreo 010

Laboratório de Fisiologia, Biofísica e Farmacologia

53,68

J Térreo 014

Laboratório de Bioquímica

53,80

J Térreo 104

Laboratório Microbiologia e Parasitologia

54,00

J Térreo 106

Laboratório citologia, histologia e embriologia

54,00

Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais

Bloco Andar Sala Descrição Área (m²)
J Térreo 2 Laboratório I / Processos Fermentativos 24,00
J Térreo 5 Laboratório II / Biotecnologia 59,00
J Térreo 7 Laboratório III / Microbiologia 79,30
J Térreo 9 Laboratório IV / Físico-Química 85,27
J Térreo 11 Laboratório V / Cromatografia e Banco de Culturas 101,20
J Térreo 13 Laboratório VI / Microscopia Eletrônica 56,62

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

Matriz Curricular

Baixe o Arquivo

Ciencias Biologicas – Bac – Noite

Grade e Corpo Docente

Grade e Corpo Docente

Ciências Biológicas – Bacharelado 2017.2 (08/11/2017)
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.