Fonoaudiologia

Sobre o curso

Sobre o curso                                   Atualizado em 15/09/2017

Modalidade: Bacharelado
Reconhecimento:
Portaria MEC nº 458, de 21.11.1983. Publicação: DOU, 22.11.1983
Turnos Oferecido:
Noite
Carga horária:
3.300 horas
Duração do curso:
08 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo
Créditos:
229 créditos obrigatórios e eletivos
Coordenação:
Profª Maria Conceição Silveira
Secretaria do curso:
Bloco B – 7º andar – fone: (81) 2119-4172

 

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Lei nº 10.861, 14.04.2004
Condições de oferta dos cursos de graduação
ENADE
Organização
Didático-pedagógica
Corpo Docente
Instalações
2004
2005
2006
*
*
*
3
Legenda:
CMB=Condições Muito Boas;
CB=Condições Boas;
CR=Condições Regulares; CI=Condições Insuficientes;
*=Não Avaliado; SC=Sem Conceito (sem concluinte)

 Objetivos

O curso de Fonoaudiologia da UNICAP, o primeiro do Norte e Nordeste, tem como objetivo formar Fonoaudiólogos generalistas para o exercício da profissão, preparando-os para serem capazes de avaliar, planejar, gerenciar e intervir na realidade sócio-cultural contemporânea, visando o bem-estar social. O fonoaudiólogo poderá desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Perfil Profissional

O Fonoaudiólogo terá um perfil humanista, crítico, reflexivo e generalista, sendo capaz de se posicionar criticamente em relação às outras áreas do saber que lhes são afins. Com esse perfil, o fonoaudiólogo estará apto para compreender, analisar e sistematizar teorias dos campos preventivo, clínico-terapêutico, de aperfeiçoamento e de prática fonoaudiológica, prevenindo, avaliando, diagnosticando e tratando os distúrbios nas áreas de linguagem, voz, motricidade oral e audição.

Mercado de Trabalho

A Fonoaudiologia é uma jovem ciência, com mercado de trabalho em expansão. A atuação do fonoaudiólogo abrange escolas, hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas, instituições de atendimento especializado, centros de reabilitação, policlínicas, creches, instituições geriátricas, e empresas, tanto no serviço privado como público.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

Os Estágios Supervisionados em Fonoaudiologia são desenvolvidos conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação, e realizados na Clínica-escola da UNICAP e em instituições conveniadas.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.
Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Social
  • Assistência Fonoaudiológica
  • Assistência Audiológica e Reabilitação Labiríntica
  • Assistência Otorrinolaringológica
  • Grupos de Convivência: Afasia, Gagueira,  Alzeimer, Autismo

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.

 

 

Laboratórios

Laboratórios e Salas Especiais

Bloco
Andar
Sala
Descrição
Área (m²)
B
6º andar
603A
Laboratório de Audiometria Gabinete A
19,14
B
6º andar
603B
Laboratório de Audiometria Gabinete B
19,14
B
7º andar
718
Laboratório de Equilibriometria e Eletrofisiologia
22,60
B
6º andar
603
Audiologia / Recepção
19,22
B
7º andar
717
Supervisão de Fonoaudiologia
22,60
B
6º andar
604A
Sala de terapia III / Atendimento
8,64
B
6º andar
603N
Sala de terapia IV / Atendimento
6,38
B
6º andar
603O
Sala de terapia IV / Atendimento
6,06
B
6º andar
604B
Sala de terapia III / Atendimento
10,40
B
6º andar
604C
Sala de terapia III / Atendimento
8,64
B
6º andar
604D
Sala de terapia III / Atendimento
10,40
B
6º andar
605E
Sala de terapia II / Atendimento
8,64
B
6º andar
606I
Sala de terapia I / Atendimento
8,64
B
6º andar
606J
Sala de terapia I / Atendimento
10,40
B
6º andar
606L
Sala de terapia I / Atendimento
8,64
B
6º andar
606/M
Sala de terapia I / Atendimento
10,40
B
6º andar
605H
Sala de terapia II / Atendimento
10,40
B
6º andar
605E/F
Sala de terapia II /Observação
5,67
B
6º andar
605G/H
Sala de terapia II /Observação
5,67
B
6º andar
606I/J
Sala de terapia I /Observação
5,67
B
6º andar
606L/M
Sala de terapia I /Observação
5,67
B
6º andar
604
Sala de terapia III / Corredor
9,40
B
6º andar
605
Sala de terapia II /Corredor
9,40
B
6º andar
606
Sala de terapia I / Corredor
9,40
B
7º andar
728
Sala de atendimento Otorrinolaringológico
7,89

Laboratórios de Apoio ao curso de Fonoaudiologia

Bloco
Andar
Sala
Descrição
Área (m²)
J
1º andar
211
Laboratório de Anatomia
60,00
J
1º andar
212
Laboratório de Anatomia
60,00
G4
7º andar
Setor B
Lab. Estudos Multidisciplinares distúrbios linguagem e Lab. de Aquisição e desenvolvimento da linguagem
29,46

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

Matriz Curricular

Baixe o Arquivo

Fonoaudiologia – Noite

Grade e Corpo Docente

Grade e Corpo Docente

Face à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional da Educação – CNE, esta matriz curricular poderá sofrer alteração, desde que aprovada pelos órgãos competentes da UNICAP.

Para mais informações, escreva para dpa@unicap.br

Fonoaudiologia
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.