Fisioterapia

Sobre o Curso

Sobre o Curso                                                                                                                                 

Sobre o curso                            Atualizado em 15/09/2017

Modalidade: Bacharelado
Reconhecimento: Portaria MEC nº 52, de 26.05.2006.Publicação: DOU, 29.05.2006
Turnos Oferecido: Manhã
Carga horária: 4.050 horas
Duração do curso: 10 períodos, mínimo; 15 períodos, máximo
Créditos: 284 obrigatórios
Coordenação: Profª. Mscª. Cristiana Machado da Rosa e Silva Almeida
Secretaria do curso: Bloco B – 7º andar – fone: (81) 2119-4197

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Lei nº 10.861, 14.04.2004

Condições de oferta dos cursos de graduação
ENADE

Organização

Didático-pedagógica

Corpo Docente
Instalações
2004
2005
2007
CMB
CB
CMB
SC
4

Legenda:

 

CMB=Condições Muito Boas; CB=Condições Boas;

CR=Condições Regulares; CI=Condições Insuficientes;

*=Não Avaliado; SC=Sem Conceito (sem concluinte)

Objetivos

O curso de Fisioterapia, da UNICAP, tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar de forma global, assistindo o ser humano nos aspectos físico, moral, cultural, social e espiritual. A UNICAP propicia a formação de profissionais que percebam o homem de forma integral, considerando-se as variáveis biopsicossocial e espiritual, bem como, as políticas econômicas e culturais que promovam a recuperação da saúde. O fisioterapeuta pode desenvolver pesquisas e continuar seus estudos na pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Perfil Profissional

O fisioterapeuta formado na UNICAP é um profissional de perfil generalista, com uma sólida base de conhecimentos gerais, nas áreas biológica e humana, e específicos no campo da Fisioterapia. O fisioterapeuta é um profissional crítico, ético, com competência técnico-científica e capacidade de promover a saúde relacionando-a à problemática específica da população atendida, considerando os fatores sociais, culturais, étnicos, religiosos e políticos.

Mercado de Trabalho

O fisioterapeuta é o profissional que presta assistência ao indivíduo, à família e à comunidade e está habilitado para atuar em equipes de saúde interdeisciplinares com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais e vários outross profissionais. O fisioterapeuta atua nos diversos níveis de atenção a saúde, desde a prevenção até a cura de estados patológicos diversos. Suas atividades podem ser desenvolvidas em hospitais a nível de UTIS, enfermarias e ambulatórios, clínicas privadas, empresas, academias de ginástica, clubes esportivos e atendimento em domicílio. A fisioterapia, hoje, tem sua importância reconhecida, expandindo-se em áreas tradicionais e marcando presença decisiva em novas áreas de atuação como pediatria, neurologia, geriatria, traumato-ortopedia, reumatologia, cardiovascular, pneumologia, gineco-obstetrícia, dermato-funcional, em prevenção e saúde coletiva.

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da UNICAP, aprovadas pela Resolução CONSEPE/UNICAP nº 009/2005 de 06.05.2005, e promovem a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, serão validadas academicamente pela UNICAP, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.

Estágio Supervisionado

O estágio curricular obrigatório tem como foco a formação específica em serviço, desenvolvido gradualmente no curso, em atividades de complexidade crescente que envolvam a observação, a prática assistida e, nos períodos finais, a prática autônoma supervisionada nas diferentes áreas, e níveis de atuação de atenção a saúde. A formação em serviço será desenvolvida de acordo com o art. 7º da resolução cne/ces nº 04, de 19/02/2002.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes.

Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-Culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

O Programa Institucional de Base de Iniciação Científica – PIBIC/UNICAP foi implantado em 1998. Desde então, têm-se realizado as Jornada de Iniciação Científica e a Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, mobilizando as comunidades interna e externa. A partir de 2003, tais eventos foram reunidos e fazem parte da Semana de Integração Universidade-Sociedade. O PIBIC/UNICAP conta com 330 bolsas da própria instituição, nos moldes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 30 bolsas do PIBIC/CNPq e 12 bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e à Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) por demanda espontânea. Atualmente, de 2010.1 à 2011.2, o curso de Fisioterapia tem se destacado com o aumento do número de alunos com bolsas PIBIC. Isso demonstra a maturação do quadro docente em relação à pesquisa científica.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação. Por outro lado, a UNICAP recebe estudantes estrangeiros das IES conveniadas que desejem realizar estudos de graduação por um ou dois semestres.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.

 

Laboratórios
Laboratórios

Laboratórios

Clinica Corpore Sano

O Curso dispõe da Clínica-escola Corpore Sano que atende as necessidades práticas ambulatoriais das disciplinas aplicadas as diversas áreas de atenção da Fisioterapia e também como campo de estágio para as Práticas Terapêuticas Supervisionadas que acontecem no 9º e 10º períodos, conforme determina o projeto pedagógico do curso. A Clínica atende tanto as necessidades de práticas acadêmicas como oferece a comunidade em geral um serviço especializado, atualizado e de qualidade nas áreas de Fisioterapia em Traumato-ortopedia, Reumatologia, Neurologia, Cardiorrespiratória, Pediatria, Dermato-funcional, Vascular, Geriatria e Urogineco-obstetrícia.

Outros Laboratórios

bloco andar sala descrição área (m²)
A 2º andar 210 laboratório de histologia 60,00
A 2º andar 211 laboratório de anatomia 60,00
A 2º andar 212 laboratório de anatomia 85,00
A 1º andar 104 laboratório de cinesiologia, métodos e técnicas de avaliação e fisioterapia esportiva 115,20
A 1º andar 108 laboratório de cinesioterapia, mecanoterapia, prótese e órtese, fisioterapia esportiva 103,68
A 1º andar 107 laboratório biofísica, fisiologia e imagenologia 92,16
A 1º andar 109 laboratório de massoterapia, manilpulação ergonomia e fisioterapia preventiva 103,68
A 1º andar 110 laboratório de eletrotermofototerapia 92,16
D térreo 3 laboratório de cad 94,60
A 1º andar 105 laboratório de recursos terapêuticos/prótese e órtese 92,16
A 1º andar 106 laboratório de recursos terapêuticos/dinâmica de grupo 92,16
D 7º andar 702 laboratório de química geral e inorgânica I 136,28
D 7º andar 705 laboratório de química geral e inorgânica II 130,38
J térreo 5 laboratório I / biotecnologia 46,62
J térreo 7 laboratório II 51,60
J térreo 007a laboratório II / capela microbiológica 2,86
J térreo 007b laboratório II / sala de apoio II 20,04
J térreo 007c laboratório II / sala de incubação 4,80
J térreo 9 laboratório III 54,00
J térreo 11 laboratório IV 36,00
J térreo 011c laboratório IV / microscopia 15,20
J térreo 011d laboratório IV / banco de culturas 15,20
J térreo 13 laboratório V / microbiologia 25,72
J térreo 013a laboratório V / microscópio de varredura 11,40
J térreo 013b laboratório V / microton 8,25
J térreo 013c laboratório V / sala de revelação 8,25
J térreo 013d laboratório V / sala das bombas dos microscópios 3,00
J térreo 32 laboratório VII

O Curso tem a sua disposição locais para uso de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

Matriz Curricular

Baixe o Arquivo

Fisioterapia – Manhã

Grade e Corpo Docente
Face à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional da Educação – CNE, esta matriz curricular poderá sofrer alteração, desde que aprovada pelos órgãos competentes da UNICAP. Para mais informações, escreva para dpa@unicap.br

Fisioterapia (19/07/2017)
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.