Filosofia-Licenciatura

Sobre o curso                                                                                                                                           Atualizado em: 15/09/2017

 

 Sobre o curso

Modalidade: Licenciatura
Reconhecimento:
Decreto nº 21.044, de 05.05.1946. Publicação: DOU, 13.05.1946
Turnos Oferecido:
Noite
Carga horária:
2.835 horas
Duração do curso:
08 períodos, mínimo; 14 períodos, máximo
Créditos:
187 obrigatórios e eletivos
Coordenação:
Prof. Danilo Vaz Menezes
(danilo@unicap.br)
Secretaria do curso:
Bloco B – 1º andar – fone: (81) 2119-4171

Missão e objetivos

A Licenciatura em Filosofia tem como missão construir, preservar e transmitir o conhecimento, de modo a formar pessoas que venham a atuar a partir de uma visão criativa, crítica e construtiva de mundo, estando a serviço de sua comunidade e de sua região. Essa missão se explicita nos seguintes objetivos:

  • educar em nível superior, através do sistema indissociável do ensino, pesquisa e extensão;
  • estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais;
  • formar profissionais nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção e participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional;
  • incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação e difusão da cultura;
  • promover a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e das pesquisas científica e tecnológica que forem geradas;
  • praticar o intercâmbio e a cooperação com instituições educacionais, científicas e culturais, brasileiras e estrangeiras.

Perfil Profissional

De acordo com as Diretrizes Curriculares para os cursos de Graduação em Filosofia (Parecer n° 492/2001, de 03/04/2001 CNE/CES), os egressos devem receber uma “sólida formação de história da filosofia, que capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas, problemas, sistemas filosóficos, assim como para a análise e reflexão crítica da realidade social em que se insere”.

A formação acadêmica não deve centrar-se apenas na aquisição das competências e habilidades filosóficas, mas dar ao profissional as condições de identificação de problemas relevantes à vida, avaliar criticamente posições quanto a esses problemas, visando à ação consciente, crítica e autônoma. Partindo desses pressupostos, o egresso da Licenciatura em Filosofia estará preparado e capacitado para:

  • compreender e transmitir os principais temas, problemas e sistemas filosóficos;
  • desenvolver atividades de ensino e pesquisa que contribuam para a formação de cidadãos comprometidos com os ideais de justiça e fraternidade;
  • elaborar e desenvolver projetos de pesquisa na área de Filosofia, com possíveis interfaces com áreas afins;
  • produzir artigos científicos para publicação em revistas especializadas e reconhecidas pela comunidade científica;
  • servir-se do legado das tradições filosóficas para dialogar com as ciências e as artes, e refletir sobre a realidade;
  • transmitir o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente;
  • continuar seus estudos e pesquisas em nível de pós-graduação;
  • nortear sua atividade profissional, sua vida privada e pública à luz de princípios humanistas, éticos e cristãos.

Mercado de Trabalho

O Licenciado em Filosofia insere-se no mundo do trabalho através de atividades de docência, pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação e difusão da cultura bem como por intermédio de outras atividades que reclamem a presença do(a) filósofo(a).

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são componentes curriculares de caráter científico, cultural e acadêmico cujo foco principal é o estímulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Quando são efetivadas de acordo com as diretrizes da Católica e promovam a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades, verificados por meio de avaliação, as Atividades Complementares serão validadas academicamente pela Católica, mesmo se realizadas em situações de aprendizagem fora da Universidade, desde que vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social.  O estudante de Licenciatura  deverá cumprir pelo menos 200 horas de atividades complementares, cuja validação obedecerá à Resolução do CONSEPE n° 09/2005, de 06.05.2005, que aprova a implantação das diretrizes para as Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da Católica.

Programas de Extensão

A extensão é entendida como prática acadêmica que aproxima a Universidade, nas suas atividades de ensino e pesquisa, às demandas da sociedade na qual ela está inserida, possibilitando, assim, a formação do profissional cidadão e caracterizando o ambiente universitário como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para superação das desigualdades sociais existentes. Dentre os programas de Extensão desenvolvidos, destacam-se:

  • Cursos, Conferências, Seminários
  • Atividades Artístico-culturais
  • Atividades Desportivas
  • Assistência à Saúde
  • Assistência Espiritual e Religiosa
  • Assistência Estudantil
  • Assistência Social
  • Assistência Jurídica Gratuita
  • Assistência Psicológica e Fonoaudiológica
  • Apoio aos Movimentos Populares
  • Unicap para a 3ª Idade
  • Projeto Horizonte

Iniciação Científica

A Licenciatura em Filosofia possibilita o acesso ao campo da pesquisa científica principalmente através do PIBIC – Projeto de Iniciação Científica –. Esse projeto se destina à introdução de alunos às áreas de pesquisa desenvolvidas pelos professores doutores e mestres, tendo como critério de seleção o interesse pelos temas estudados no âmbito da Filosofia e um bom desempenho acadêmico nas atividades realizadas pela Católica.

Trata-se de uma experiência válida e de extrema importância tanto para o nosso curso como para os alunos e professores envolvidos. Alunos egressos tiveram atuação reconhecida em instituições de ensino, justamente por causa da Iniciação Científica, pois foram capazes de desenvolver pesquisas de forma autônoma e competente. Com a aprovação de Mestrados na Católica, aumentou o interesse por essa atividade, e a inclusão de Filosofia com disciplina obrigatória em todas as séries do ensino médio (Art. 36 da Lei n° 9.394, IV) deu aos alunos novo ânimo para a pesquisa.

Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil oferecido pela UNICAP visa a propiciar aos alunos uma experiência acadêmica, durante um ou dois semestres, numa IES nacional ou internacional, através de convênios de cooperação mútua educacional. Esse Programa tem sua origem nas diretrizes da AUSJAL – Associação de Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina, que propõe a integração dos estudantes de IES jesuítas latino-americanas, como modalidade complementar de sua formação.

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

A avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.

Laboratórios

Laboratórios

O Curso de Filosofia tem a sua disposição os laboratórios de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central. Além disso, oferece aos alunos a possibilidade de participar das atividades acadêmicas desenvolvidas no laboratório do Projeto Horizonte, ligado ao Departamento de Educação.

Matriz Curricular

Baixe o Arquivo

Filosofia – Lic – Noite

Grade e Corpo Docente

Grade e Corpo Docente

Face à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional da Educação

– CNE, esta matriz curricular poderá sofrer alteração, desde que aprovada pelos órgãos competentes da UNICAP.

Para mais informações, escreva para dpa@unicap.br
Filosofia – Licenciatura 2017.2 (Atualizado em 08/11/2017)
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.