Engenharia-civil

Sobre o curso

  Atualizado em 15/09/2017

Sobre o curso

0
Modalidade:

Bacharelado
Reconhecimento:
Decreto nº 76.378, de 02.10.1975. Publicação: DOU, 03.10.1975
Turnos Oferecidos:
Tarde e Noite
Carga horária:
4.230 horas
Duração do curso:
10 períodos, mínimo; 18 períodos, máximo
Créditos:
274 créditos obrigatórios e eletivos
Coordenação:
Prof. Caetano de Queiroz Monteiro
(caetano@unicap.br)
Secretaria do curso:
Bloco D – 1º andar – fone: (81) 2119-4188
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior  (Lei nº 10.861, 14.04.2004)
Condições de oferta dos cursos de graduação
ENADE
Organização Didático-pedagógica
Corpo Docente
Instalações
2004
2005
2006
*
*
*
*
2
Legenda:
CMB=Condições Muito Boas; CB=Condições Boas; R=Condições Regulares; CI=Condições Insuficientes; Não Avaliado;SC=Sem Conceito (sem concluinte)

Objetivos

Geral

Atento às exigências do presente e aos desafios do futuro, sobretudo à necessidade e responsabilidade de oferecer uma educação de melhor qualidade, o Curso de Graduação em Engenharia Civil da UNICAP tem como objetivo geral, formar engenheiros em nível de excelência compatível com os desafios que a sociedade exige, que sejam capazes de realizar, com habilidade e competência, as atribuições próprias à profissão, contribuindo, criativamente, para o desenvolvimento da sociedade tanto no que concerne à investigação científica que assegure e eleve o atual estágio científico-tecnológico da Engenharia Civil, quanto ao significado desse avanço para o engrandecimento humano.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Preparar engenheiros com sólida formação e comprometidos com a construção de uma sociedade mais humana e justa, capazes de considerarem que, no centro de sua atividade profissional, está a criatura humana, plena de dignidade e inserida em um contexto socioambiental a ser plenamente considerado.
  • Desenvolver no aluno o senso crítico e a criatividade necessárias para que se torne um profissional apto a atender, de modo rápido, efetivo e eficaz, às novas demandas impostas pelas constantes mudanças que se processam na sociedade.
  • Assumir a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como princípios estruturantes possibilitando, além da formação adequada, o diálogo interativo da linguagem do engenheiro com a das ciências da natureza, humanas e sociais.
  • Investir em programas de monitoria e de iniciação científica, oferecendo ao graduando a possibilidade de atuação com competência no magistério superior e na pesquisa.

 Perfil Profissional

O Engenheiro Civil egresso da UNICAP, em acordo com a Resolução de nº 11 do CNE/CES, de 11 de março de 2002 e que instituiu as Diretrizes Curriculares nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, é um profissional de formação generalista, com capacidade e habilidade de absorver e desenvolver tecnologias e atividades de pesquisa, atuando na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestrutura, com:

  • Sólida formação técnico-científica e profissional geral.
  • Capacidade de absorver e desenvolver novas tecnologias e desenvolver atividades de pesquisa;
  • Capacidade de trabalho em equipes multidisciplinares;
  • Estímulo diligente para atuar, crítica e criativamente, na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • Formação atenta às demandas da sociedade, tornando-o sensível às questões humanistas sociais e ambientais.
  • Senso ético-profissional, associado à responsabilidade social.
  • Senso crítico com relação à necessidade de permanente atualização profissional

 Atividades Complementares

As Atividades Complementares na UNICAP, regulamentadas pela Resolução Nº 009/2005 da Câmara de Graduação do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, são componentes curriculares de caráter acadêmico, científico e cultural cujo foco principal é o estimulo à prática de estudos independentes, transversais, opcionais e interdisciplinares, de forma a promover, em articulação com as demais atividades acadêmicas, o desenvolvimento intelectual do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Para o Curso de Engenharia Civil, a partir de análise do Coordenador, serão consideradas, para fins de controle, validação e registro acadêmico, as seguintes atividades, observadas as normas que regulamentam a matéria:

  • disciplina que não integre a matriz curricular, cursada na UNICAP ou em outra instituição de ensino superior;
  • exercício de monitoria e tutoria;
  • minicursos em geral cuja temática e pertinência contribuam para a melhor formação profissional;
  • participação em eventos científicos (seminários, congressos, simpósios, workshops, mesas-redondas, oficinas e outras atividades pertinentes) promovidos pela UNICAP ou por outras instituições de ensino superior, conselhos e órgãos de classe, sociedades, organizações e similares;
  • participação efetiva em atividades de extensão e comunitárias da UNICAP ou de outras instituições;
  • representação estudantil nos Colegiados da UNICAP;
  • presença, como ouvinte, em defesa de dissertação de Mestrado e de tese de Doutorado, com elaboração de relatório referente à temática desenvolvida pelo mestrando ou doutorando;
  • participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC da UNICAP ou de outras instituições;
  • participação efetiva em grupo de estudos ou de pesquisa, com frequência registrada e orientação docente;
  • produção individual ou coletiva de livros, artigos didáticos ou científicos, capítulo de livros, softwares, vídeos e filmes;
  • participação em projetos da UNICAPJr;
  • outras atividades afins desde que atendido o disposto nessas Diretrizes.

 Estágio Supervisionado

O Estágio Curricular Supervisionado na Universidade Católica de Pernambuco, para todas as modalidades de curso superior, é um componente curricular constituinte e implementador do perfil do formando, a ser desenvolvido em ambiente de trabalho que favoreça a interação entre o saber, o saber fazer, o saber agir e o saber ser, com o objetivo de consolidar as formações acadêmica e profissional e a contextualização curricular. Enquanto atividade acadêmica supervisionada que integra o itinerário formativo do educando, o Estágio deverá proporcionar a aplicação do saber acadêmico à prática social, a inserção no espaço profissional para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias à atividade laboral, e os aperfeiçoamentos técnico, cultural, científico e de relacionamento humano.

Tem por objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades próprias à formação profissional no ambiente do trabalho e poderá ser obrigatório ou não. Em qualquer uma dessas modalidades serão obrigatórias a matrícula, a frequência regular, a orientação, o acompanhamento, o controle e a avaliação

O Estágio Supervisionado Obrigatório do curso de Engenharia Civil atende às legislações pertinentes. Possui uma carga horária total de 180 horas e 12 créditos e será cumprido na disciplina ENG 1983. O aluno terá a supervisão de um professor do Curso de Engenharia Civil que o acompanhará, através de orientação e avaliações periódicas, e terá como ônus financeiro, apenas, as horas correspondentes à orientação do estágio na própria UNICAP, ou seja: 30 horas e 2 créditos. 

Processos de Avaliação

Acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico do curso:

Avaliação Institucional

A UNICAP está realizando a auto-avaliação conforme o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14.04.2004.

Avaliação do Aluno

a avaliação é concebida como um dos mecanismos de acompanhamento da aprendizagem do aluno e se realiza de forma processual e diagnóstica, cujo o objetivo é atuar preventivamente na melhoria do desempenho dos alunos.

Regime de Aprovação

O regime de aprovação em cada disciplina obedece ao Regimento da UNICAP.

Laboratórios

Laboratórios

Bloco
Descrição
Área (m²)
D
Laboratório de CAD  *
94,60
D
Laboratório de Tecnologia dos Materiais de Construção e Estruturas  *
186,58
D
Laboratório de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica  *
150,98
D
Laboratório de Computação *
99,97
D
Laboratório de Geotecnia  *
206,27
D
Laboratório de Topografia   *
76,80
D
Laboratório de Geologia    *
75,28
D
Laboratório de Física I e Física II  **
157,07
D
Laboratório de Física III e Física IV  **
227,04
D
Laboratório de Química Geral e Inorgânica  **
266,66
D
Laboratório de Eletrotécnica **
164,58

Além desses laboratórios, o Curso tem a sua disposição os de multimeios e de informática localizados nos Centros, no Núcleo de Informática e Computação e na Biblioteca Central.

Matriz Curricular

Matriz Curricular

Engenharia Civil – Tade

Engenharia Civil – Noite

Observação: Uma versão impressa do Projeto Pedagógico do Curso encontra-se disponível  para consulta na Biblioteca Central.

Grade e Corpo Docente

Baixe o arquivo (pdf)

Engenharia Civil 2017.2 (atualizado em 08/11/2017)
Lei nº 13.168, de 06 de outubro de 2015.