Gestão-Portuária-(Superior-Tecnológico)

Sobre o Curso

Sobre o  Curso

Duração do Curso: 02 anos;

Carga horária: 1620 horas.

Coordenação: José Sales de França Vidal – salesvidal@unicap.br

Certificados e Diploma

O Curso será desenvolvido em quatro Módulos semestrais, cada um conferindo Certificados de Qualificação Profissional de Nível Tecnológico:

  • Módulo I               Certificado em Logística Empresarial;
  • Módulo II              Certificado em Comércio Exterior;
  • Módulo III             Certificado em Operações Portuárias;
  • Módulo IV              Diploma: Nível Superior de Tecnólogo em Gestão Portuária.

Objetivos

O curso superior de tecnologia em Gestão Portuária tem por objetivo formar profissionais para atuação na gestão de operações portuárias, desempenhando funções estratégicas, táticas e operacionais, tendo como base as relações de interface com a logística empresarial, as operações portuárias e com o comércio exterior, incluindo as legislações pertinentes, além da gestão ambiental.

Público-alvo

Egressos do ensino médio que desejam um curso superior de curta duração e que desejam trabalhar em Empresas, privadas ou públicas, locais ou regionais, que desenvolvem atividades portuárias ou de interfaces com a Logística Empresarial e com o Comércio Exterior.

Perfil do egresso

O egresso do curso de Gestão Portuária contempla um profissional apto para gerenciar operações portuárias em geral, bem como as atividades da interface logística na  cadeia de abastecimento e no comércio internacional, adequando suas decisões às demandas ambientais e às legislações aduaneiras e portuárias vigentes.

Campos de atuação

Esse profissional pode trabalhar em portos, empresas marítimas, empresas de transporte multimodal, empreiteiras e demais instituições ligadas ao transporte marítimo e hidroviário. Logística portuária, negócios portuários, legislação aduaneira e portuária, segurança e controle, gestão ambiental, gestão de pessoas, entre outras, são competências relacionadas ao desempenho desse profissional.

O Tecnólogo em Gestão Portuária é o profissional especializado em atividades da Logística Portuária, atuando como gestor de atividades de armazenagem, distribuição, estoques e transportes, em atividades de exportação e importação. Atuando na área logística de uma empresa, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

Competências e habilidades do corpo docente

A Universidade Católica de Pernambuco disponibiliza experiência docente e profissional de parte de seu corpo docente como base para a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Portuária:

  • Gestão Empresarial: Antonio Mercês e Davi Andrade;
  • Logística: Hugo Wanderley e Sales Vidal;
  • Operações Portuárias e Transportes: Carlos Sant’Anna;
  • Gestão de Pessoas: Karla Theonila e Rosana Pedrosa;
  • Comércio Exterior e Relações Internacionais: Simone Lucena e Thales Castro.

Coordenação do Curso

José Sales de França Vidal

Mestre em Transportes de Carga (Logística): IME – Instituto Militar de Engenharia / RJ

Mestre em Administração: UFPE – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) / PE

Estágio Supervisionado

No curso superior de Tecnologia em Gestão Portuária o estágio supervisionado será opcional, tendo sua carga horária cumprida acrescida à carga horária do curso, conforme preconiza a Lei de Estágio nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

O correspondente acompanhamento pedagógico do estágio será feito pelo Coordenador do Curso, além da supervisão do aluno por representante da Empresa concedente, com competência e habilidade em gestão organizacional.

Disciplinas Optativas

No Módulo IV, último do Curso, a disciplina ELC1040 – Eletiva do Curso de Quatro Créditos,
possibilitará ao aluno a oportunidade de escolher uma (01) disciplina a cursar, dentre o
elenco disponibilizado pelo Curso de Gestão Portuária. Dentre as disciplinas optativas
disponibilizadas pelo Curso, destacam-se:

EDU1713 – LIBRAS

HIS1235 – Cultura Afro Brasileira

GPO1022 – Pesquisa Operacional

Outras disciplinas poderão ser incluídas no elenco de Eletivas do Curso, a partir da
identificação de novas demandas do Curso e da identificação de conteúdos e temas
emergentes.

Matriz Curricular

Matriz Curricular

Módulo I Carga Horária (h)
GPO1001 – Fundamentos da LogísticaGPO1002 – Gestão de EstoquesGPO1003 – Localização e ArmazenagemGPO1004 – Sistemas de TransportesADM1707 – Comportamento OrganizacionalGPO1005 – Gestão Empresarial

GPO1006 – Tópicos Especiais de Logística

606060606060

60

Subtotal 420
Módulo II
ECO1119 – Comércio ExteriorCTE 1047 – Gestão de CustosJUR1231  – Fundamentos do Direito EmpresarialGPO1009 – Economia e GlobalizaçãoADM1038 – Ética Profissional e EmpresarialCTE 1046 – Contabilidade Gerencial

GPO1012 – Relações Internacionais

606060606060

60

Subtotal 420
Módulo III
GPO1013 – Processos de NegóciosGPO1014 – Gestão de PessoasADM1027 – Gestão de Sistemas de InformaçõesGPO1015 – Modelos GerenciaisGPO1016 – Métodos QuantitativosGPO1017 – Operações Portuárias

GPO1018 – Tópicos Especiais de Gestão Portuária

606060606060

60

Subtotal 420
Módulo IV
GPO1019 – Fundamentos de MarketingGPO1020 – Gestão FinanceiraGPO1021 – Gestão AmbientalELC1040 – Eletiva do Curso de quatro créditosLET 1099 – Comunicação EmpresarialGPO1024 – Gerenciamento de Projetos 606060606060
Subtotal 360
Carga Horária Total 1.620

Matriz Curricular

 

Obs.: Em cada um dos Módulos será ofertada uma (01) disciplina na modalidade “à distância”, através de uma plataforma TelEduc ou Moodle.

Vestibular 2011

Para o Vestibular de 2011, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Portuária terá a oferta de uma (01) turma em 1ª Entrada (60 vagas), no turno da noite.

Justificativas para a oferta do Curso de Gestão Portuária

A globalização econômica tem pressionado governos e empresas a investirem em infra-estrutura, notadamente em portos, espaço dedicado às operações de exportações e importações. No Brasil, por suas dimensões continentais, além do comércio internacional, a modernização dos portos deverá proporcionar, também, um aumento significativo das operações de cabotagem – navegação realizada entre portos internos de um País pelo litoral ou por vias fluviais.

Aqui no Nordeste, com a consolidação do Porto de Suape, a partir da construção e do início das operações de estaleiros, refinaria, plantas pertroquímicas e de empresas sediadas em seu Complexo Industrial e de inúmeras outras empresas regionais com operações portuárias, além de novas rodovias e ferrovias (Transnordestina), abre-se um novo campo de atuação profissional focado na gestão de atividades logísticas relacionadas às operações portuárias.

Dos cinco tipos de modais de transportes, com exceção do aeroviário, os demais estão presentes em Suape: marítimo, rodoviário, ferroviário e dutoviário, além de diversas outras operações portuárias relacionadas à exportação, importação, legislação aduaneira, comércio exterior, armazenagem e meio ambiente.

Este contexto e as expectativas de crescimento das operações portuárias no Complexo Industrial e Portuário de Suape justificam a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Portuária, fundamentada na utilização de recursos internos da Católica – experiência profissional e competência acadêmica de parte de seu corpo docente em Gestão (e disciplinas de apoio), Logística, Operações Portuárias, Transportes, Comércio Exterior e Relações Internacionais.

Grade e Corpo Docente
Em atualização.