Sobre o Curso

O curso Superior de Tecnologia em Fotografia objetiva formar e ampliar o conhecimento teórico e prático em fotografia, de tal forma que atenda às demandas e necessidades da sociedade e do próprio mercado, formando profissionais qualificados e atentos às exigências e objetivos da prática fotográfica contemporânea.

O curso conta com 70% de professores dos próprios Centros da Católica para as disciplinas gerais e específicas, com experiência direta ou indireta, no planejamento, execução e apoio de atividades que envolvam a fotografia, especialmente, em disciplinas com turmas dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Arquitetura.

O curso compreende uma estrutura modular articulada, que integra as Técnicas Fotográficas, Técnicas Laboratoriais, Fotografia de Reportagem, Fotografia de Moda, Fotografia Publicitária, Pós-Produção Fotográfica, Marketing, Projeto Fotográfico Individual e História das Artes Visuais.

Justificativa:
Apesar da história recente, uma vez que a fotografia só foi descoberta em 1826, observa-se uma crescente evolução tanto tecnológica quanto na sua linguagem. Inicialmente a fotografia foi vista como arte menor. Nos séculos XX, e em especial, no início do século XXI, entretanto, a prática e a arte fotográfica passaram a ser mais valorizadas, tornando-se instrumento indispensável de comunicação nas mais variadas áreas, dentre as quais o jornalismo, a publicidade, a moda, as atividades editoriais e documentais.

O avanço tecnológico nos meios digitais, em especial na internet e na telefonia móvel, tornou a fotografia um signo midiático cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. A compreensão desse novo espaço e a busca pela profissionalização no mercado fotográfico provocou a criação no país de cursos de graduação e pós-graduação nesta área. A Universidade Católica de Pernambuco, atenta a essa demanda, propõe um curso moderno, que contempla não só a fotografia analógica, como as novas tecnologias digitais, inseridas em uma visão teórica e prática.

Assim, objetiva oferecer um curso que abra espaço para a análise e reflexão sobre a natureza da fotografia, abordando desde a sua trajetória histórica à inserção na cultura e na sociedade contemporâneas, mas que atenda, também, as exigências práticas inerentes ao exercício profissional fotográfico.

Diagnóstico do curso:
A proposta do curso Superior de Tecnologia em Fotografia tem um perfil voltado às necessidades do mercado, formando profissionais de qualidade, aptos a trabalharem em qualquer segmento da fotografia, a exemplo do fotojornalismo, da fotopublicitária, fotodocumental, moda, pesquisas e eventosem geral. Ocurso proposto tem duração de 02 anos e está estruturado em quatro módulos. Desta forma o curso tem duração mínima de 4 módulos e no máximo de 6, o que permite uma maior flexibilidade ao aluno no planejamento e desenvolvimento de sua formação.

Público-alvo:
O curso Superior de Tecnologia em Fotografia tem como público egressos do ensino médio, pessoas que já atuam no mercado de comunicação, graduados em outras 7 áreas que tenham interesse na produção fotográfica e pessoas que queiram aprimorar sua formação na arte de fotografar.

Confira o Projeto Pedagógico completo do curso:

5 respostas a Sobre o Curso

  1. Carlos Alen disse:

    Boa noite!
    Gostaria de maiores informações sobre o curso de fotografia, como duração, data de inicio e preços!

    Abraços!

    • admin disse:

      Olá Carlos, boa tarde,

      O Curso de Fotografia da Unicap tem duração de 2 anos, e começa no início de todo ano letivo. Hoje o investimento é de R$ 625, com oportunidades de bolsas. Maiores informações, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Equipe de Fotografia – Unicap

  2. Rita de Cássia disse:

    Já tenho uma graduação e trabalho o dia todo. Existe a possibilidade de pagar por disciplinas isoladas? Terminei o ensino médio em escola particular. Posso participar de algum tipo de bolsa?

    • admin disse:

      Oi Rita, infelizmente não. O curso tem duração total de dois anos e carga horária de segunda a sexta (18h30 às 22h) e aos sábados (das 7h30 às 13h). Obrigada pelo interesse!

  3. douglas fagner disse:

    tem 2ª entrada? e se houver desistências de alunos do curso como preencher essas vagas?

Os comentários estão encerrados.