Disciplinas


“Já se disse que ‘o analfabeto do futuro não será quem não sabe escrever, e sim quem não sabe fotografar’. Mas um fotógrafo que não sabe ler suas próprias imagens não é pior que um analfabeto?” BENJAMIN, Walter.


1º Módulo

PROCESSOS FOTOGRÁFICOS E ANATOMIA DA CÂMARA FOTOGRÁFICA
Código: FOT1203
Carga Horária: 120h

Ementa
Abordagem histórica dos diferentes suportes e processos fotográficos. Conhecimento e aplicação das técnicas da fotografia analógica. Domínio dos equipamentos fotográficos analógicos e digitais. Compreensão dos filmes e sensores. Operação de câmaras mono-reflex, de pequeno e médio formato. Utilização do foco, diafragma, obturador da velocidade, iso, fotômetro, lentes, filtros e composição.

Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimento dos relevantes aspectos na evolução dos processos fotográficos; Abordagem experimental com a técnica pinhole. Anatomia das câmeras digitais e analógicas, abertura de diafragma, obturador da velocidade, lentes, filtros, flashes e fotômetros. Mecanismos de construção da imagem fotográfica.
Aulas teóricas expositivas, discussões de textos relativos à fotografia, seminários, projeções de audiovisuais, práticas fotográficas.

Bibliografia Básica
ADAMS, Ansel. A Câmera. 2. ed. São Paulo: Senac, 2010.
CESAR, Newton; PIOVAN, Marco, Making of: Revelações sobre o dia-a-dia da Fotografia. São Paulo: Futura, 2003.
TRIGO, Thales. Equipamento Fotográfico: Teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Senac, 2003.

Bibliografia Complementar
BARTHES, Roland. A Câmara clara. 1. ed. Lisboa: ed. 70, 1998.
HEDGECOE, John, Novo Manual de Fotografia: O Guia Completo para Todos os Formatos. São Paulo: Senac, 2005.
LANGFORD, Michael. Fotografia. 1. ed. Rio de Janeiro: Edjouro, 1997.
MARTINS, Nelson. Fotografia: Da analógica à digital. São Paulo: Senac, 2014.
TARNOCZY JUNIOR, Ernesto. Arte da Composição. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2008.


HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Código: FOT1001
Carga Horária: 90h

Ementa
História da imagem fotográfica e da tecnologia da fotografia desde o período que antecede a sua invenção até os dias atuais, com ênfase nos fatos relacionados à Europa ocidental, aos Estados Unidos e ao Brasil. Imagem e fotografia. Fotografia: conceitos, leitura fotográfica, elementos da imagem e realidades da fotografia. Evolução foto- química e tecnológica da fotografia: de 1826 até os dias atuais. História da Fotografia no Brasil. História do Fotojornalismo. Os grandes mestres da fotografia.

Conteúdo Programático e Metodologia
Imagem e Fotografia: história do olhar. Fotografia: conceito, leitura fotográfica e elementos da imagem. As realidades da fotografia. Pré-história da fotografia: câmara escura e as experiências até o século XIX. Niépce, Daguerre e Talbot: o nascimento da fotografia no século XIX. Processos Fotográficos do Século XIX. Cronofotografia e Eastman Kodak: fotografia para todos. Fotografia colorida e a invenção do Cinema. Câmeras compactas, flash e Polaroid. Fotografia digital. Do Pictorialismo ao Fotojornalismo: Vanguardas na Fotografia. História da Fotografia no Brasil. História do Fotojornalismo:dos primórdios no século XIX, a cobertura das guerras e a tecnologia digital. Os grandes mestres da fotografia. História da Fotografia em Pernambuco.

Bibliografia Básica
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: Uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
SOUGEZ, Marie-Loup. História da fotografia. Lisboa: Dinalivro, 2001.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis, SC: Chapecó/ Argos; Letras Contemporâneas, 2004.

Bibliografia Complementar
COSTA, Helouise; RODRIGUES, Renato. A Fotografia moderna no Brasil. 1. ed. Rio de janeiro: UFRJ, 1995.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 2012.
HACKING, Juliet (editora geral). Tudo sobre fotografia. Tradução de Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2012. Título original: Photography: thewholestory.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 4. Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
SONTAG, Susan, Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.


PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I
Código: LET1056
Carga Horária: 60h

Ementa
Comunicação, elementos, processos e meios: aplicação; textos informativos; aspectos gramaticais contextualizados; relações textuais; perspectiva lógico-pragmático.

Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimentos – Comunicação verbal: elementos, processos e meios. Tipos e gêneros textuais. Fatores da coerência textual. Recursos de coesão textual: correferenciadores e conectores. Processos sintáticos. Aspectos gramaticais contextualizados: ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal, regência verbal, emprego do acento grave, emprego e colocação pronominal. Habilidades – As atitudes e habilidades a serem adquiridas pelos alunos devem capacitá-los a ler, compreender e produzir textos nos diversos gêneros requeridos em suas atividades acadêmicas e profissionais, utilizando adequadamente os mecanismos linguísticos de estruturação textual, observando os princípios normativos-gramaticais e recursos estilísticos.

Bibliografia Básica
AZEREDO, J. C. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Publifolha, 2012.
FARACO, C. A.; TEZZA, C. Prática de texto para estudantes universitários. 20. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MARTINS, D. S. Português Instrumental. 29. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Bibliografia Complementar
CUNHA, C. & CINTRA, L. F. L. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 18. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: Estratégias de produção textual 2. São Paulo: Contexto, 2010.
VIANA, A. C. Roteiro de redação: Lendo e argumentando. São Paulo: Scipione, 2006.


ORGANIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA IMAGEM ANALÓGICA E DIGITAL
Código: FOT1307
Carga Horária: 60h

Ementa
Apresentar processos relativos à preservação, organização e gestão dos acervos de imagens fotográficas. Informar a respeito das técnicas elementares de conservação física e tratamento da informação de coleções de fotografias, além de procedimentos relativos à realização de diagnóstico para a fotografia analógica e digital.

Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimento dos processos para a organização e preservação das imagens fotográficas digitais e analógicas e dos elementos causadores de sua deterioração. Aulas teóricas e práticas sobre os processos de organização e conservação das imagens fotográficas.

Bibliografia Básica
AUMONT, Jaques. A imagem. 16. ed. Campinas, SP: Papirus, 2014. (Coleção ofício de arte e forma).
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Editora Ática, 2001.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2004.

Bibliografia Complementar
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: O efêmero e o perpétuo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: Senac,1997.
RONDINELLI, Rosely. Gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos. São Paulo: Editora FGV, 2005.
RONDINELLI, Rosely. O documento arquivístico ante a realidade digital: Uma revisão conceitual necessária. São Paulo: Editora FGV, 2013.
ROUILLÉ, André. A fotografia: Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.


ROTEIRO, STORYBOARD E PRODUÇÃO NO AUDIOVISUAL
Código: FOT1310
Carga Horária: 60h

Ementa
Fundamentos da Linguagem audiovisual, narrativa cinematográfica, escala de planos, teoria de roteirização, storyboard, animatic, plano de produção. Análise e escritura de roteiro explorando a criação imagética da produção artística contemporânea, incluindo o cinema e a literatura. Métodos e técnicas de roteiro para ficção, não-ficção e documentário. Desenvolvimento de projetos e roteiros.

Conteúdo Programático e Metodologia
Conhecimento da estrutura e das funções do roteiro, ideia, tema, argumento, storyline, sinopse, criação de personagens, diálogos, conflito, imagem e som. Avaliação de roteiros de filmes. Elaboração de projetos e roteiros de ficção, não-ficção e Documental.
Aulas expositivas e práticas; realização de exercícios de escrita em sala de aula; projeções; leituras comentadas de textos teóricos e produção projetos e roteiros.

Bibliografia Básica
GROVE, Elliot. 130 projetos para você aprender a filmar. São Paulo: Europa, 2010.
MAMET, David. Sobre direção de cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário: da pré-produção à pós-produção. Campinas, SP: Papirus, 2013.

Bibliografia Complementar
FIELD, Syd. Os exercícios do roteirista: exercícios e instruções passo a passo para criar um roteiro de sucesso: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
HART, John. The art of the storyboard: a filmmaker’s introduction. 2. ed. Amsterdan: Elsevier, c2008.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção: para quem gosta, faz ou quer fazer cinema. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC, 2006.
WATTS, Harris. Direção de câmera: um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo: Summus, 1999.


2º Módulo

AS ARTES E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Código: FOT1572
Carga Horária: 90h

Ementa
Estudo teórico do desenvolvimento da arte e seus movimentos e a integração das manifestações fotográficas artísticas, da PréHistória até a Pós-Modernidade. Visão a partir da evolução da representação imagética e seus suportes. Os conceitos de belo, beleza e estética ao longo dos tempos. A Pós-Modernidade e a ruptura dos suportes tradicionais da imagem.

Conteúdo programático e metodologia
A história da arte, a fotografia como processo artístico cultural e as tendências contemporâneas nas artes visuais. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos relativos ao assunto, seminários, projeções de audiovisuais.

Bibliografia Básica
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1996.
DUCHER, Robert. Características dos Estilos. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FATORELLI, Antonio. Fotografia Contemporânea entre o Cinema, o Vídeo e as Novas Mídias. São Paulo: Senac, 2013.

Bibliografia Complementar
ECO, Umberto (org). História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2009.
FLORES, Maria Bernadete Ramos; PETERLE, Patrícia. História e Arte: imagem e memória. São Paulo: Mercado das Letras, 2012.
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. 4 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
PROENÇA, Graça. História da Arte. 12 ed. São Paulo: Ática, 1999.
POZENATO, Kenia; GAUER, Maurien. Introdução à História da Arte. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995.

EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS I
Código: FOT1303
Carga Horária: 75h

Ementa
A edição como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica. Critérios técnicos, editoriais, sociais, estéticos e éticos da edição. Organização e catalogação das imagens através de recursos computacionais. A importância da catalogação no meio fotográfico digital. Análise dos processos analógicos e digitais para tratamento de imagens. Compreensão e aplicação de programa de catalogação, e tratamento de imagens.

Conteúdo programático e metodologia
O fluxo de trabalho no universo da fotografia digital, domínio dos programas de catalogação e tratamento de imagem, pixel, profundidade de bit, resolução (ppi/dpi), compactação, Interpolação, Tipos de arquivo, formatos digitais, RGB/CMYK, catalogação e tratamento de imagens em software específico. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática.Tratamento de imagens com as ferramentas da informática.

Bibliografia Básica
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop Lightroom 4. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
BUSSELLE, Michael. Tudo Sobre Fotografia. 5 ed. São Paulo: Pioneira, 1990.
CREATIVE TEAM. Adobe Adobe Photoshop CS6: classroom in a book. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013.

Bilbiografia complementar
DUARTE, Leandro. O Poder do Lightroom. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
FEININGER, Andreas. La Nueva Tecnica Fotografica. 2 ed. Barcelona, Espanha: Hispano Europea, 1977.
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop Lightroom 5: o guia completo para fotógrafos digitais. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2014.
KELBY, Scott. Fotografia Digital na Prática. vol 2. Pearson Education, tradução: Balneário Camboriu, SC: Photos, 2012.
MEDEIROS, Adriano. Grandes Ideias Requerem Grandes Formatos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2009.

FOTOGRAFIA E SEMIÓTICA
Código: FOT1406
Carga Horária: 60h

Ementa
Apresentar a discussão dos fenômenos da comunicação visual sob o ponto de vista semiótico. Conceito de Semiótica. História e contextualização dos estudos semióticos. Conceitos semióticos. Especificidades dos processos de produção e de exibição de produtos nas mídias de massa. O referencial fornecido pela Semiótica de Peirce e Semiótica Discursiva. Pesquisas e estudos das mídias como mediações sociais. Tradução de sistemas semióticos.

Conteúdo programático e metodologia
A Semiótica: história e contextualização no campo da Fotografia. Linhas de pesquisa e estudos semióticos: peirceana, discursiva (francesa, russa). Semiótica X semiologia. Conceitos Semióticos: signo e suas classificações. A enunciação no produto midiático: o olhar do enunciador x olhar do enunciatário. A mídia enquanto sistema signico e o hibridismo das linguagens (visual, oral, gestual, verbal). Análise crítica dos produtos midiáticos, mas particularmente os que envolvam o campo da Fotografia. Metodologia: Aulas expositivas. Análise e discussão de textos. Exibição e/ou apresentação e análise de produtos midiáticos.

Bibliografia Básica
PEIRCE, Charles S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2010.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.

Bibliografia Complementar
BARTHES, Roland. A Aventura Semiológica. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
ECO, Umberto. Tratado Geral de Semiótica. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Estratégias Semióticas da Publicidade. São Paulo: Cenage Learning, 2010.
SANTAELLA, Lúcia, A Percepção: uma teoria semiótica. São Paulo: Experimento, 1998.

ILUMINAÇÃO
Código: FOT1306
Carga Horária: 90h

Ementa
Fundamentos da fotometria. Conhecimento das técnicas de iluminação fotográfica. Produção de iluminação com específica intenção estética. Domínio da luz contínua e do flash. Conhecimento dos acessórios de iluminação e direção de modelo.

Conteúdo programático e metodologia
Estudo da natureza da luz e das principais formas de iluminação, de composição e enquadramento na produção fotográfica. Aulas teóricas expositivas, projeções de audiovisuais, prática no estúdio.

Bibliografia Básica
ARENA, Syl. Iluminação: da luz natural ao flash. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
HURTER, Bill. Guia de Iluminação para Fotógrafos: 2 ed. A Luz Perfeita. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2010.
MCNALLY, Joe. O Momento do Click: segredos fotográficos de um dos maiores fotógrafos do mundo. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

Bibliografia Complementar
KUBOTA, Kevin. Diários de Iluminação: 101 esquemas e estilos de iluminação para fotógrafos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
LACKEY, Tâmara. A Arte de Fotografar Crianças: produção, direção e técnica. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
MEDEIROS, Adriano. Grandes Ideias Requerem Grandes Formatos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2009.
MEDEIROS, Newton. Estúdio na Prática: 70 esquemas prontos para usar. São Paulo: Europa, 2008.
TAYLOR-HAW, Calvey. Guia Definitivo de Iluminação de Estúdio para Fotógrafos: os segredos e esquemas de iluminação para fotos incríveis. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2012.

LINGUAGEM FOTOGRÁFICA I
Código: FOT1301
Carga Horária: 90h

Ementa
Linguagem fotográfica e comunicação. Os elementos da linguagem fotográfica na construção do discurso. Análise de imagem e a comunicação na fotografia. O uso da técnica na geração de sentido através da linguagem. Conhecimento das diversas estéticas e linguagens fotográficas, e suas técnicas. A linguagem na moda, história da moda, principais linguagens, a modelo e o fotógrafo. A linguagem nos eventos. A linguagem na foto artística, análise estética da fotografia contemporânea, processo de criação, do pictorialismo ao contemporâneo, foto autoral e foto conceitual. A fotografia jornalística, gêneros do jornalismo, pauta, legenda e deadline. A linguagem documental e a denúncia social. A linguagem publicitária, layout, briefing e produção.

Conteúdo programático e metodologia
Elementos da linguagem e do discurso fotográfico, análise de imagem, fotografia no jornalismo e na publicidade. Adequação da estética à linguagem. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos relativos à linguagem e à estética na fotografia, seminários, projeções de audiovisuais, prática fotográfica.

Bibliografia Básica
DUARTE, Elizabeth Bastos. Fotos & Grafias. 1 ed. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2000.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis, SC: Letras contemporâneas, 2004.
SOUSA, Jorge Pedro. Introdução à Análise do Discurso Jornalístico Impresso: um guia para estudantes de graduação. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

Bibliografia Complementar
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. 6 ed. Campinas, SP: Papirus, 1999.
OLIVEIRA, Erivam Morais De; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengage, 2010.
SONTAG, Susan, Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SONTAG, Susan. Diante da Dor dos Outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. TARNOCZY JUNIOR, Ernesto. Arte da Composição. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2008.


3º Módulo

EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS II
Código: FOT1304
Carga Horária: 90h

Ementa
A edição e o tratamento de imagem como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica. Ajuste de cor, brilho e contraste em software de tratamento e manipulação de imagem. A aplicação das ferramentas digitais como forma de melhoria e direcionamento estético da fotografia. Conhecimento de materiais e processos relativos ao tratamento da imagem digital de forma aplicada. Compreensão e aplicação de programa de tratamento e manipulação de imagens.

Conteúdo programático e metodologia
Tratamento de cor, ajuste tonal, brilho e contraste. Seleção de áreas da imagem através de ferramentas específicas. Recuperação de áreas da imagem, retoque e limpeza. Métodos e técnicas para aumento da produtividade no tratamento das imagens. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática. Tratamento de imagens com as ferramentas da informática

Bibliografia Básica
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop: os dez fundamentos. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
KLOSKOWSKI, Matt. Photoshop: montagens e fusões criativas. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2012.
PRÄKEL,David. Fundamentos da Fotografia Criativa. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.

Bibliografia Complementar
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop Lightroom 2: o guia completo para fotógrafos digitais. Camboriú, SC: Photos, 2009.
EVENING, Martin. Adobe Photoshop CS5 para Fotógrafos: um guia de edição de imagem profissional para o uso criativo do Photoshop para Mac e Pc. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CLARK, T. Michael. Aprenda em 21 Dias Photoshop 5. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
KELBY, Scott. Photoshop CS para Fotógrafos Digitais. São Paulo: Pearson Makron Books, 2012. SILVA, Jorge Antonio Monteiro da. Como Planejar e Produzir um Projeto Gráfico. Rio de janeiro: Ediouro, 1990.

GERENCIAMENTO DE COR E IMPRESSÃO
Código: FOT1308
Carga Horária: 75h

Ementa
Conhecimento dos procedimentos e tecnologias necessários para garantir a consistência das cores em todo processo de produção de conteúdo digital, desde a concepção até a publicação final, seja impressa ou virtual. Abordagem da formação das cores em sistemas primários e secundários. O controle das coordenadas de cores através do uso de espectofotômetro e colorímetro. Fluxo de trabalho para imagens em RAW, da captura a saída de impressão, baseando-se na utilização dos instrumentos de controle dos perfis ICC. Possibilidades de impressão abordando variedades de substratos e tipos de impressão, da impressora jato de tinta à impressão digital em grande formato.

Conteúdo programático e metodologia
Conhecimento teórico e prático das etapas do fluxo digital. Utilização dos componentes específicos para a obtenção do controle das cores.

Bibliografia Básica
FRASER, Tom. O Guia Completo da Cor. São Paulo: Senac, 2007.
PEDROSA, Israel. Da Cor a Cor Inexistente. 10 ed. Rio de Janeiro: Léo Cristiano Editorial Ltda, 2014.
SILVA, Jorge Antonio Monteiro Da. Como Planejar e Produzir um Projeto Gráfico. Rio de Janeiro: Ediouro, 1990.

Bibliografia Complementar
CARRAMILLO NETO, Mario. Produção Gráfica.1 ed. São Paulo: Global, 1997.
MAESTRI, George. Animação Digital em 3d. São Paulo: Market Books, 1999.
MEDEIROS, Adriano. Grandes Idéias Requerem Grandes Formatos. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2009.
RAMALHO, José Antônio. Fotografia Digital. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
VILLEGAS, Alex. O Controle da Cor: gerenciamento de cores para fotógrafo. Camboriu, SC: Photos, 2009.

LINGUAGEM FOTOGRÁFICA II
Código: FOT1302
Carga Horária: 90h

Ementa
Linguagem fotográfica e comunicação. A construção da comunicação através dos elementos da linguagem fotográfica. O discurso fotográfico nas diferentes linguagens da fotografia. Conhecimento das diversas estéticas e linguagens fotográficas, e suas técnicas. Linguagem fotográfica e comunicação. Os elementos da linguagem fotográfica na construção do discurso. Análise de imagem e a comunicação na fotografia. O uso da técnica na geração de sentido através da linguagem. Conhecimento das diversas estéticas e linguagens fotográficas, e suas técnicas. A linguagem na moda, história da moda, a modelo e o fotógrafo. A linguagem nos eventos. A linguagem na foto artística, análise estética da fotografia contemporânea, processo de criação, do pictorialismo ao contemporâneo, foto autoral e foto conceitual. A fotografia jornalística, gêneros do jornalismo, pauta, legenda e deadline. A linguagem documental e a denúncia social. A linguagem publicitária, layout, briefing e produção.

Conteúdo programático e metodologia
Os fotógrafos contemporâneos e as novas estéticas. As linguagens da foto nos eventos, foto de moda, fotografia como processo artístico. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática com fotografia. Discurso fotográfico e análise de imagem.

Bibliografia Básica
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
HUMBERTO, Luis. Fotografia: a poética do banal. 1 ed. São Paulo: UnB, 2000.
RAMALHO, José Antônio A; PALACIN, Vitché. Escola de Fotografia. São Paulo: Futura, 2004.

Bibliografia Complementar
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na Trama Fotográfica. 4 Ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
MARRA, Claudio. Nas Sombras de um Sonho: história e linguagem da fotografia de moda. São Paulo: Senac, 2008.
OLIVEIRA, Sergio Lopes; PARLATO, ERIKA MARIA; RABELLO, SILVANA. O Falar da Linguagem. 1 ed. São Paulo: Lovise, 1996.
SONTAG, Susan. Diante da Dor dos Outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
WOLFENSON, Bob. Cartas a um Jovem Fotógrafo. São Paulo: Campus, 2009.

MÍDIAS DIGITAIS
Código: FOT1401
Carga Horária: 90h

Ementa
Instrumentação técnica e teórica da fotografia como processo de criação, voltada para execução de projetos vinculados às mídias digitais.

Conteúdo programático e metodologia
Conhecimento tecnológico das ferramentas utilizadas na construção de portfólios online, bem como das estratégias de mídias sociais para divulgação do trabalho como profissional de fotografia. A disciplina também aborda questões pertinentes ao futuro da fotografia e às possibilidades de convergência entre a fotografia e outras linguagens multimídia. Aulas teóricas expositivas sobre o contexto do uso da fotografia na Internet, bem como dos dispositivos móveis (tablets e celulares). Projeções de audiovisuais, construção e aplicação de portfólio e perfis profissionais em redes sociais. Prática no laboratório de informática.

Bibliografia Básica
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma História Social da Mídia: de Gutemberg à Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 6 ed. São Paulo: Editora Paz e Terra S/A, 2002.
FONTCUBERTA , Joan. A Câmera de Pandora: a fotografia depois da fotografia. São Paulo: G. Gilli, 2012.

Bibliografia Complementar
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: sintaxe da leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras, 2006.
HEWITT, Hugh. Blog: entenda a revolução que vai mudar no seu mundo. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2007.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph Publicações e Assessoria Pedagógica Ltda, 2009.
ROJAS ORDUÑA, Octavio I (Et al). Blogs: revolucionando os meios de comunicação. São Paulo: Thomsom, 2007.
SAAD, B. Estratégias 2.0 para a Mídia Digital, São Paulo: Senac, 2008.

POÉTICA DA IMAGEM
Código: FOT1309
Carga Horária: 60h

Ementa
A poética e sua localização na linguagem. Expressão poética. A poética e o suporte. A poética e a construção da expressão imagética. Definição dos modelos de funcionamento poético da fotografia. Os diversos autores que abordam o projeto criativo e a construção da imagem. Os paradigmas do criativo e a singularidade “poética” na autoria fotográfica.

Conteúdo programático e metodologia
Apresentação da linguagem da arte contemporânea, com ênfase à atuação fotográfica. O entendimento da fotografia como proposição poética. Aulas teóricas expositivas, discussões de textos, seminários e projeções de audiovisuais

Bibliografia Básica
AUMONT, Jacques. A Parte da Arte In: a imagem. Campinas, SP: Papyrus, 2014.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Bibliografia Complementar
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GRAÇA, Marina Estela. Entre o Olhar e o Gesto: elementos para uma poética da imagem animada. São Paulo: Senac, 2006.
KRAUSS, Rosalind E. O Fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
ORWIG, Chris. Poesia Visual: um guia para Inspiração e criatividade fotográfica. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.
PROENÇA, Graça. História da Arte. 12 ed. São Paulo: Ática, 1999.


4º Módulo

GESTÃO COMERCIAL DA IMAGEM
Código: FOT1402
Carga Horária: 75h

Ementa
Estudo da tendência do mercado fotográfico e dos métodos de valorização do trabalho profissional. Conceitos básicos sobre planejamento estratégico e gestão de negócios. Conceitos, Tendências e Tarefas Fundamentais de Marketing.

Conteúdo programático e metodologia
Principais tipos de atuação do profissional da fotografia. Mercado fotográfico e técnicas para a sua valorização.Carreira, marketing pessoal e portfólio. Marketing para o século XXI: conceitos de marketing holístico. Marketing e planejamento estratégico: missão, visão, valores, macroambiente, SWOT (oportunidades, ameaças, forças e fraquezas), objetivos, plano de ação (metas), mix de marketing (produto, preço, ponto e promoção), pesquisa de mercado, segmentação do mercado e previsão da demanda. Comercialização da imagem publicitária e da imagem editorial. Tendências de Mercado: estratégias da fotografia comercial e artística na rede, grandes fotógrafos, museus, agências de fotografia e bancos de imagem. Orçamentos e associação de fotógrafos.

Bibliografia Básica
DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Sextante, 2008.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira Essencial. 2 ed. São Paulo: Pearson Brasil, 2002.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2012.

Bibliografia Complementar
BUITONI, Dulcília Schroeder. Fotografia e Jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo: Saraiva, 2011.
GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. 10 ed. São Paulo: Pearson Brasil, 2004.
LUIZ, Sinclayr. Organização e Técnica Comercial. 21 ed. São Paulo: Saraiva, 1999. SÁ, Antonio Lopes de. Ética Profissional. São Paulo: Atlas, 2004.
WEISGRAU, Richard. The Real Business of Photography. New York: Allworth Press, 2004.

MONTAGEM DE PORTFÓLIO E CURADORIA
Código: FOT1404
Carga Horária: 90h

Ementa
A evolução histórica da função do curador e dos aspectos físicos de suas mostras artísticas, científicas, históricas ou culturais. Desenvolvimento de conceitos e temáticas na elaboração de montagem de exposições. Edição fotográfica como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica e suas estéticas. Critérios editoriais, técnicos, estéticos, sociais, e éticos da edição. O papel e a importância dos signos na mensagem fotográfica. O ensaio fotográfico e a representatividade de conjunto. A função e possibilidades de elaboração de portfólio como apresentação ao mercado.

Conteúdo programático e metodologia
Os critérios técnicos, editoriais, sociais, estéticos e éticos da edição fotográfica. Aulas teóricas expositivas, projeções de audiovisuais; visitas e análises de exposições; seleção, tratamento, edição e montagem das imagens para confecção dos portfólios e das exposições. Prática no laboratório de informática.

Bibliografia Básica
MAMMI, L; Schwarcz, L. Oito Vezes Fotografia: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
OBRIST, Hans Ulrich. Uma Breve História da Curadoria. São Paulo: BEI, 2010.
RAMOS, Alexandre Dias. Sobre o Ofício do Curador. Porto Alegre, RS: Zouk, 2010.

Bibliografia Complementar
ALVES, José Francisco. Amilcar de Castro: uma retrospectiva. Porto Alegre, RS: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2005.
CANEVACCI, Massimo. Antropologia da Comunicação Visual. São Paulo: Brasiliense, 1990.
FOX, Anna; CARUANA, Natasha. Por Trás da Imagem: pesquisa e prática em fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. 1 ed. São Paulo: Ática, 2001. SONTAG, Susan. Sobre a Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004

EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGENS III
Código: FOT1305
Carga Horária: 90h

Ementa
O tratamento e a manipulação da imagem como estratégia de eficiência na mensagem fotográfica. A aplicação das ferramentas digitais de forma auxiliar ao rendimento dos equipamentos de captura fotográfica.Conhecimento de técnicas específicas para criação de imagens a partir de originais fotográficos diversos uso de recursos avançados de seleção, recorte e manipulação para a criação de imagens fotográficas aplicadas aos mais variados meios.

Conteúdo programático e metodologia
Experimentações no universo da fotografia digital. Uso de softwares de manipulação e tratamento como auxiliares na criação de imagens fotográficas aplicadas, Alteração, fusão e criação de elementos fotográficos em ambiente digital. Ajuste e criação de luz nas imagens fotográficas através de softwares específicos. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática. Tratamento de imagens com as ferramentas da informática.

Bibliografia Básica
BARROSO, Clício. Adobe Photoshop: os dez fundamentos. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2013.
KEESE, Alexandre. Adobe Photoshop: tratamento e edição profissional de imagens. São Paulo: Desktop, 2009.
KLOSKOWSKI, Matt. Photoshop: montagens e fusões criativas. Balneário Camboriú, SC: Photos, 2012.

Bibliografia Complementar
CLARK, T. Michael. Aprenda em 21 Dias Photoshop 5. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CREATIVE TEAM. Adobe Photoshop CS6: classroom in a book. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013.
DUARTE, Leandro. O Poder do Lightroom. Balneário Camboriu, SC: Photos, 2013.
KELBY, Scott, Fotografia Digital na Prática. vol 1. Pearson Education, tradução: Balneário Camboriu, SC: Photos, 2007.
KELBY, Scott, Fotografia Digital na Prática. vol 4. Pearson Education, tradução: Balneário Camboriú, SC: Photos, 2012.

CAPTURA DE VÍDEO EM HDSLR E EDIÇÃO
Código: FOT1405
Carga Horária: 90h

Ementa
Desenvolver habilidades para o manuseio de câmeras HDSLR na captura de imagens em movimento. Conceitos da linguagem e som utilizados em vídeo. Domínio no processo de pré-produção, produção e pós produção. Capacitação na edição de vídeos em software específicos e publicação na internet.

Conteúdo programático e metodologia
Definição, tipos e usos de câmeras HDSLR e respectivas funções dos acessórios de gravação de imagem e som. Aspectos estruturais da linguagem da imagem dinâmica. Montagem de roteiro e Storyboards. Teoria e prática do processo da produção e edição de vídeos. Aulas teóricas expositivas, projeções audiovisuais e prática no laboratório de informática. Prática na captura e edição de vídeos.

Bibliografia Básica
ANG, Tom. Vídeo Digital: uma introdução. São Paulo: Senac, 2013.
GROVE, Elliot. 130 Projetos para você Aprender a Filmar. São Paulo: Europa, 2010.
PUCCINI, Sérgio. Roteiro de Documentário: da pré-produção à pós-produção. 2 ed. São Paulo: Senac, 2005.

Bibliografia Complementar
BURCH, Nöel. Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.
LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da Animação: técnica e estética através da história. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2002.
MURCH, Walter. Num Piscar de Olhos. São Paulo: Jorge Zahar, 2007.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas Afinal… O Que é Mesmo Documentário? São Paulo: Senac, 2013.
RODRIGUEZ, Angel. A Dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual. São Paulo, Senac, 2006.


Eletivas

HISTÓRIA E CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA
Código: HIS1757
Carga Horária: 60h

Ementa
Conceitos básicos: etnia, nação, tradição, aculturação e assimilação. O povoamento do atual território brasileiro pelos primeiros americanos: dados e interpretações da arqueologia e das ciências afins sobre as populações das quais descendem os habitantes que ocupavam o território no momento da chegada dos europeus. A imagem dos povos autóctones na história do Brasil contada pelos conquistadores: a visão eurocêntrica. Cotidiano dos principais povos: traços morais, cultura material, guerras, rituais e mitologia. Identidade indígena hoje. A luta pela terra e a recuperação da própria história. Os negros no Brasil. As culturas africanas no Brasil. A aculturação, acomodação, deculturação e transculturação africana na construção da cultura brasileira. O apagamento do africano na construção da identidade nacional e o seu ressurgimento.

Conteúdo programático e metodologia
O quadro do povoamento do atual território brasileiro pelos primeiros americanos, a partir das últimas pesquisas da arqueologia e das ciências afins. Discussão sobre a produção historiográfica e sobre a construção da imagem dos povos indígenas na história do Brasil. Cotidiano dos principais povos: traços morais, cultura material, guerras, rituais e mitologia. As sociedades indígenas na história do Brasil. Os negros no Brasil. Focos principais de escravidão. As culturas africanas no Brasil. A revalorização do papel do negro e sua cultura no Brasil. Metodologia: aulas expositivas, utilização de recursos audiovisuais e de textos. Visita a locais significativos das culturas afro-brasileira e indígena.

Bibliografia Básica
CUNHA, M. C. (Org.). História dos índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FELINTO, R. (Org). Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos – religiosidade, musicalidade, identidade e artes visuais. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
SILVA, V.G. (Org.). Caminho das almas: memória afro-brasileira. São Paulo: Summus, 2002.

Bibliografia Complementar
ALMEIDA, A.J.S.; SANTOS, L.de A.; FERRETTI, S.F. Religião, raça e identidade. Colóquio do centenário da morte de Nina Rodrigues. São Paulo: Paulinas, 2009.
MIRANDA. M.da C. A cidadania no Brasil: o índio e o escravo negro. Brasília: Fundação Projeto Rondon, 2002.
ORTIZ, R. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo Brasiliense, 2008.
RIBEIRO, D. Os índios e a civilização: a integração dos indígenas no Brasil moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SARAIVA, J.F.S. Formação da África contemporânea. São Paulo: Atual, 1987.

INGLÊS APLICADO À INFORMÁTICA
Código: LET1163
Carga Horária: 60h

Ementa
Desenvolvimento de técnicas de leitura e compreensão de textos específicos da área de computação. Compreensão e interpretação de parágrafos; estrutura gramatical e o relacionamento entre períodos; palavras de referência e transição.

Conteúdo programático e metodologia
Definição, tipos e usos de computadores e respectivas funções em língua inglesa. Redes de computação, banco de dados e programas. Linguagens do computador e tendência do mesmo no futuro. Diferentes carreiras em computação. Aspectos estruturais da língua inglesa em textos sobre computação, tais como os artigos definido e indefinido; comparativos e superlativos; imperativo e idéias seqüênciais; presente simples, sentenças interrogativas e negativas; advérbios de freqüência e tempos verbais.

Bibliografia Básica
CRUZ, Décio Torres. Inglês. Com. Textos para informática. São Paulo: DISAL, 2003.
GALANTE, Terezinha Prado; POW, Elizabeth. Inglês para processamento de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
GLENDINNING, Erich H.; McEWAN, John. Basic English for Computing. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Bibliografia Complementar
DICIONÁRIO de informática: inglês-português e português-inglês; tradução Fernando B. Ximenes, Rio de Janeiro: Campus, 1993.
LONGMAN dictionary of contemporary english. 3. ed. Londres: Longman, 1995.
MURPHY, Raymond; SMALZER, William R. Basic grammar in use: reference and practice for students of english. 2. ed. Cambridge: Cambridge university, 2002.
PYNE, Sandra; TUCK, Allene. (Ed.). Oxford Dictionary of Computing. Oxford: University Press, 1996.
TAYLOR, James L. Portuguese – english dictionary. Rio de Janeiro: Record, 2000.

LEGISLAÇÃO SOBRE O USO DA IMAGEM
Código: FOT1410
Carga Horária: 60h

Ementa
Propriedade intelectual e direito autoral. Normas legais internacionais e brasileiras que regulam as atividades e os direitos de criadores, autores e produtores de obras fotográficas. As atividades de produção editorial sob o prisma da legalidade. Direito de imagem.

Conteúdo programático e metodologia
Introdução à propriedade intelectual. Evolução Histórica do Direito Autoral. Convenções Internacionais sobre Direito Autoral e Direitos Conexos: Berna, Genebra e Roma. Lei de Direito Autoral Brasileira. Lei de Direito Autoral na Era Digital. Direito de imagem e direito de imprensa. Doutrina do Fair Use, Copyleft, Copyright e CreativeCommons. Agência de fotografia e bancos de imagens: a questão autoral. Ética e deontologia da fotografia.

Bibliografia Básica
COSTA NETTO, J. C. Direito autoral no Brasil. 2 ed. São Paulo: FTD, 2008.
OLIVER, Paulo. Direito autoral, fotografia e imagem: Aspectos jurídicos. São Paulo: Letras & letras, 1991.
SOUSA, Jorge Pedro. Fotojornalismo: Introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Florianópolis, SC: Letras Contemporâneas, 2004.

Bibliografia Complementar
BERTI, Silma Mendes. Direito à própria imagem. Belo Horizonte, MG: Del Rey, 1993.
OLIVEIRA, Erivam Morais de; VICENTINI, Ari. Fotojornalismo: Uma viagem entre o analógico e o digital. São Paulo: Cengagelearning, 2009.
RUSSO, Luiz R. R. Como abrir sua empresa de prestação de serviços. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NUNES JUNIOR, Vidal Serrano; MATOS, Yolanda Alves Pinto Serrano de. Código de defesa do consumidor interpretado. São Paulo: Saraiva, 2009.

LIBRAS
Código: LET1622
Carga Horária: 60h

Ementa
Cultura, identidade e surdez. Filosofias e métodos de educação e suas implicações no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem do surdo. Visão geral da trajetória da educação/reabilitação do surdo. O surdo na escola: a escrita, a fala e os sinais. Estudo da língua de sinais no contexto lingüístico e social, focalizando sua aquisição e desenvolvimento.

Conteúdo programático e metodologia
A surdez no contexto da sociedade brasileira. Filosofias e métodos que podem nortear a proposta de educação e reabilitação de surdos, desde o início da sua educação formal até o momento atual. Aquisição da Libras por surdos. Aquisição da língua portuguesa como segunda língua por surdos. Legislação que dispõe sobre o uso da Libras. O surdo e a escola. Prática da Libras. Metodologia: aulas expositivo-dialogais, reflexão e discussão sobre temas abordados, vídeos temáticos, procedimentos que visem à articulação teoria e prática, pesquisa bibliográfica.

Bibliografia básica
FELIPE, T. A. Libras em contexto: curso básico, livro do estudante. 8. ed. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: < http://feneis.org.br/wp-content/uploads/2016/05/Libras-em-Contexto-Livro-do-Estudante.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2017.
QUADROS, R. M. de. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
______. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Bibliografia complementar
CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W.D.; MACEDO, E.C. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira (libras) baseado em linguística e neurociências cognitivas. V. 1 e 2. São Paulo: EDUSP, 2013.
GESSER, A. Libras? Que língua é essa? crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
FERNANDES, E. Surdez e bilinguismo. 6 ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
QUADROS,R. M. (Org.). Estudos surdos I, II, III e IV. Petrópolis: Arara Azul, 2006. Disponível em < editora-araraazul.com.br/site/e-books.
SOUZA, R.M. ; ARANTES, V. A. (Org.). Educação de surdos: pontos e contrapontos. 3 ed. São Paulo: Summus, 2007.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Código: JOR1517
Carga Horária: 60h

Ementa
Apresentar os fundamentos da pesquisa nas ciências humanas, bem como paradigmas teórico-metodológicos da pesquisa em comunicação. Abordar a definição de problema de pesquisa e de objeto de investigação, no contexto da aplicabilidade de métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação.

Conteúdo programático e metodologia
Fundamentos da pesquisa nas ciências humanas. Paradigmas teórico-metodológicos da pesquisa em comunicação. A definição do objeto de pesquisa. A pesquisa em comunicação. Elaboração do projeto de pesquisa. Problema de pesquisa, justificativa e objetivos. Marco teórico e revisão bibliográfica. Metodologias. Técnicas de investigação. Metodologia: o conteúdo será transmitido através de aulas expositivas e orientações dos grupos de pesquisa.

Bibliografia básica
BARROS, Antônio; DUARTE, Jorge; NOVELLI, Ana Lúcia Romero. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2010.
BAUER, Martin; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

Bibliografia Complementar
DEMO. Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1995.
LOPES, Maria I. Vassalo. Pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 1997.
RUDIGER, Francisco. Ciência social crítica e pesquisa em comunicação: trajetória histórica e elementos de epistemologia. São Leopoldo: Ed. da Unisinos, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.


Carga Horária Mínima: 1.605h
Carga Horária horas-aula: 1.605h
Carga Horária ATC: 80h
Carga Horária Total: 1.685h


Para acessar as ementas faça login na Programação Acadêmica de Disciplinas
Para acessar sua página no site da Católica faça login no Portal do aluno de Graduação