Pós-graduação

narrativas-fotografia-audiovisual
Previsão de abertura de Inscrição: junho de 2019

CARGA HORÁRIA: 360 h/a
OBJETIVO: Preparar o aluno para atuar nas áreas da Fotografia e do Audiovisual, por meio da linguagem, da técnica, de novas tecnologias e da pesquisa acadêmica.

PÚBLICO ALVO: Profissionais de Fotografia, Audiovisual, Comunicação, Artes, Design, Moda, Ciências Humanas e Ciências Sociais.

NÚMERO DE VAGAS: 30

DURAÇÃO DO CURSO: 15 meses

DIA E HORÁRIO DE AULA: Segundas e quartas, das 18h às 22h.

COORDENAÇÃO: Profª. Renata Victor

CORPO DOCENTE

Direção de Fotografia, 30 h/a
Marcelo Monteiro Costa, doutor

Edição de Vídeo e Finalização, 60 h/a
Raphael Guaraná Sagatio, mestre

Fotografia: Crítica e Curadoria, 15 h/a
Simonetta Persichetti, doutora

Gêneros do Audiovisual, 30 h/a
Filipe Tavares Falcão Maciel, mestre

História e Estética da Fotografia e do Audiovisual, 45 h/a
Pedro Loureiro Severien, mestre

Literatura, Fotografia e Audiovisual, 30 h/a
Catarina Amorim de Oliveira Andrade, doutora

Metodologia da Pesquisa, 30 h/a
Julianna Nascimento Torezani, doutora

Narrativas Poéticas e contemporâneas da Fotografia, 45 h/a
Flora Romanelli Assumpção, mestre

Processos Criativos e Gestão de Projetos em Fotografia e Audiovisual, 45 h/a
Maria Carolina Maia Monteiro, doutora

Produção do Audiovisual, 30 h/a
Mariana Porto de Queiroz, mestre

MATRIZ CURRICULAR

DISCIPLINA: Direção de Fotografia
CARGA-HORÁRIA: 30 H/A

EMENTA:
A direção de fotografia como recurso criativo da linguagem da fotografia e do audiovisual. Con­cei­tos visuais e narrativos relacionado à construção visual no cinema. Aspectos técnicos de iluminação, profundidade cromática, movimentação de câmera, enquadramento e outras possibilidades expressivas da fotografia audiovisual.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ADAMS, ANSEL. A câmera. São Paulo: Senac, 2000.
ALMENDROS, Nestor. Días de una cámara. Barcelona: Seix Barral, 1996.
ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história: a fotografia do cinema. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 2013.
AUMONT, Jacques. O olho interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
LANGFORD, Michael; BILISSI, Efthimia. Fotografia Básica de Lanford. Porto Alegre, Bookman, 2009.
MASCARELLO, FERNANDO (org.). História do cinem Mundial. Campinas: Papirus, 2012.
MOURA, Edgar. 50 anos Luz, câmera, ação. São Paulo: Senac, 2005.

DISCIPLINA: Edição de Vídeo e Finalização
CARGA-HORÁRIA: 60 H/A

EMENTA:
Desenvolver habilidades para o manuseio de câmeras HDSLR na captura de imagens em movimento. Domínio no processo de pré-produção, produção e pós-produção. Percepção e princípios da sonorização e iluminação no audiovisual Capacitação na edição de vídeos em softwares específicos e publicação na internet.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANG, Tom. Vídeo digital: Uma introdução. São Paulo: Senac, 2013.
GROVE, Elliot. 130 projetos para você aprender a filmar. São Paulo: Europa, 2010.
PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário: da pré-produção à pós-produção. 2. ed. São Paulo: Senac, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BURCH, Nöel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.
LUCENA JÚNIOR, Alberto. Arte da animação: Técnica e estética através da história. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2002.
MURCH, Walter. Num piscar de olhos. São Paulo: Jorge Zahar, 2007.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas Afinal… O Que é Mesmo Documentário? São Paulo: Senac, 2013.
RODRIGUEZ, Angel. A Dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual. São Paulo, Senac, 2006.

DISCIPLINA: Fotografia: Crítica e Curadoria
CARGA-HORÁRIA: 15 H/A

EMENTA:
Visão crítica e reflexiva sobre a atividade de curadoria de exposições, livros e eventos culturais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SOUGEZ, Marie-Loup. História da fotografia. Lisboa: Dinalivro, 2001.
OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEI, 2010.
RAMOS, Alexandre Dias. Sobre o ofício do curador. Porto Alegre, RS: Zouk, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COSTA, Helouise; RODRIGUES, Renato. A Fotografia moderna no Brasil. 1. ed. Rio de janeiro: UFRJ, 1995.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, SP: Papirus, 2012.
RONDINELLI, Rosely. O documento arquivístico ante a realidade digital: Uma revisão conceitual necessária. São Paulo: Editora FGV, 2013.
ROUILLÉ, André. A fotografia: Entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SONTAG, Susan, Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

DISCIPLINA: Gêneros do Audiovisual
CARGA-HORÁRIA: 30 H/A

Ementa:
Princípios, demandas e implicações da generalização; conceitos básicos: linguagem, discurso, narrativa; gêneros discursivos e gêneros narrativos; gênero e estética; gêneros midiáticos (do suporte ao dispositivo); estruturalismo, pós-estruturalismo e espectatorialidade; teoria dos gêneros literários; estética audiovisual e linguagem; ficção, documentário e animação: estatuto, técnica e suporte; zonas de fronteira e múltiplas generalizações; games e mídias interativas; gêneros híbridos e arte contemporânea.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
STAM, Robert. Introdução à Teoria do Cinema. Campinas: Papirus, 2003.
HAAS, Paul. A Obra de Arte. Rio de Janeiro: Difel, 2007.
MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
MASCARELLO, Fernando (org.) História do Cinema Mundial. Campinas: Papyrus, 2010.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas vol. 1 – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1996.
CUNHA, Newton. Dicionário SESC: a Linguagem da Cultura. São Paulo: Perspectiva / SESC SP, 2003.
JOHNSON, Steven. Cultura da Interface. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

DISCIPLINA: A História e a Estética da Fotografia e do Audiovisual
CARGA-HORÁRIA: 45 H/A

EMENTA:
A história da fotografia e do audiovisual, cul­tura ima­gé­tica no Bra­sil. Con­cei­tos lin­guís­ti­cos, semió­ti­cos, cul­tu­rais e esté­ti­cos. Mani­fes­ta­ções esté­ti­cas da fotografia e do audiovisual europeia, norte-americana e latino-americana. Sig­nos e sig­ni­fi­ca­dos na com­po­si­ção esté­tica da fotografia e audiovisual. O pensamento e a interlocução na men­sa­gem imagética.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AUMONT, Jacques. A Estética do filme. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BELLOUR, Raymond. Entre-imagens: foto, cinema, vídeo. Campinas, SP: Papirus, 1997.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & Pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 1997.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COSTA, Helouise; RODRIGUES, Renato. A fotografia moderna no brasil. 1. ed. Rio de janeiro: Ufrj, 1995.
FATORELLI, Antônio. Fotografia contemporânea: entre o cinema, ovídeo e as novas mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013.
FECHINE, Yvana; FIGUEIRÔA, Alexandre (org.) Guel Arraes: um inventor no audiovisual brasileiro. Recife: CEPE, 2008.
MACHADO, Arlindo (org). Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
MELLO, Paulino Cabral De. Audiovisual: Linguagem e técnica. 1. ed. Rio de janeiro: Sonoviso, 1980.

DISCIPLINA: Literatura, Fotografia e Audiovisual
CARGA-HORÁRIA: 30 H/A

EMENTA:
Estudo intersemiótico de literatura, fotografia e audiovisual a partir da leitura de obras literárias, de fotografias e de filmes. Expressividade poética na palavra e na imagem: a construção de um discurso. A poética e a construção da expressão imagética.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, Papirus, 1990
AVELLAR, José Carlos. O chão da palavra – Cinema e Literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
BAZIN, André. Por um cinema impuro: defesa da adaptação. In: O cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.

BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
BRIZUELA, Natália. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Trad. Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
CANDIDO, Antonio. Ficção e confissão. 3. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados. 5 (11): 173 – 191, 1991.
PELLEGRINI, Tânia et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac, 2003.
QUINTAS, Georgia. Inquietações fotográficas – narrativas poéticas e crítica visual. São Paulo: Olhavê e Tempo d’Imagem, 2014.

DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa
CARGA-HORÁRIA: 30 H/A

Ementa:
Apre­senta os méto­dos e téc­ni­cas de análise e pro­ced­i­mento de pesquisa cien­tí­fica para apli­cação e contextualização aos estu­dos da linguagem visual. São con­sid­er­a­dos os históri­cos das prin­ci­pais teo­rias e méto­dos efi­cientes para a área de comu­ni­cação, bem como as questões per­ti­nentes ao desen­volvi­mento do pro­jeto de pesquisa, com o propósito de transformá-lo em texto científico.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUER, M. W.; GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social.  4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985.
LOPES, Maria Immacolata V. de. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1990.
MALDONADO, A. Efendy et al. Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006.
MELO, José Marques de. Teoria e metodologia da comunicação: tendências do século XXI. São Paulo: Paulus, 2014.

DISCIPLINA: Narrativas Poéticas e contemporâneas da Fotografia
CARGA-HORÁRIA: 45 H/A

EMENTA:
A poética e sua localização na linguagem. Expressão poética. A poética e o suporte. A poética e a construção da expressão imagética. Definição dos modelos de funcionamento poético da fotografia e do audiovisual. Os diversos autores que abordam o projeto criativo e a construção da imagem. Os paradigmas do criativo e a singularidade “poética” na autoria fotográfica e do audiovisual.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AUMONT, Jacques. A Parte da Arte in: A imagem. Campinas, SP: Papyrus, 2014.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma Futura Filosofia da Fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
GRAÇA, Marina Estela. Entre o olhar e o gesto: Elementos para uma poética da imagem animada. São Paulo: Senac, 2006.
KRAUSS, Rosalind E. O fotográfico. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
ORWIG, Chris. Poesia Visual: Um Guia para Inspiração e Criatividade Fotográfica. Rio de Janeiro: Alta Books Editora, 2010.
PROENÇA, Graça. História da arte. 12. ed. São Paulo: Ática, 1999.

DISCIPLINA: Processos Criativos e Gestão de Projetos em Fotografia e Audiovisual
CARGA-HORÁRIA: 35 H/A

EMENTA:
Avaliação e incentivo ao processo criativo da fotografia e audiovisual, baseado em fundamentos da gestão do projeto e suas aplicações. Trabalhando a criatividade como instrumento de desenvolvimento do projeto e de processos mentais, assim como a gestão de ideias em projetos fotográficos e audiovisuais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2.ed. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2005.
KOTLER, Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e caos. Tradução Sabrina Cairo; revisão técnica e casos Dilson Gabriel dos Santos e Francisco J.S. Mendizabal Alvarez. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. São Paulo: Editora Vozes, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHIAVENATO, Idalbederto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações – da intenção aos resultados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FRANCO, Décio Henrique. RODRIGUES, Edna de Almeida. CAZELA, Moises Miguel. Tecnologia e ferramentas de gestão. Campinas, SP: Editora Alínea, 2013.
KELLER, Kevin Lane. Gestão estratégia de marcas. Tradução Arlete Simille Marques. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006.
MELLO, Paulino Cabral De. Audiovisual: Linguagem e técnica. 1. ed. Rio de janeiro: Sonoviso, 1980.
SÁ, Antonio Lopes de. Ética profissional. São Paulo: Atlas, 2004.
WEISGRAU, Richard. The Real Business of Photography. New York: Allworth Press, 2004.

DISCIPLINA: Produção do Audiovisual
CARGA-HORÁRIA: 30 H/A

EMENTA:
Fundamentos da Linguagem audiovisual, narrativa cinematográfica, escala de planos, teoria de roteirização, storyboard, animatic, plano de produção. Análise e escritura de roteiro explorando a criação imagética da produção artística contemporânea, incluindo o cinema e a literatura. Métodos e técnicas de iluminação e som. Decupagem de produção e previsão orçamentária. Desenvolvimento de projetos e roteiros.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GROVE, Elliot. 130 projetos para você aprender a filmar. São Paulo: Europa, 2010.
MAMET, David. Sobre direção de cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
PUCCINI, Sérgio. Roteiro de documentário: da pré-produção à pós-produção. Campinas, SP: Papirus, 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FIELD, Syd. Os exercícios do roteirista: exercícios e instruções passo a passo para criar um roteiro de sucesso: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
HART, John. The art of the storyboard: a filmmaker’s introduction. 2. ed. Amsterdan: Elsevier, c2008.
RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção: para quem gosta, faz ou quer fazer cinema. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
RODRIGUEZ, Angel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC, 2006.
WATTS, Harris. Direção de câmera: um manual de técnicas de vídeo e cinema. São Paulo: Summus, 1999.