Profa. Julianna Torezani Participa de Palestra Sobre Internet e Redes Sociais

A palestra sobre “Tecnologia que liberta ou que aprisiona? O dilema das redes sociais digitais” ministrada pelos professores João Neto e Julianna Torezani foi realizada para os membros dos Comitês de Ética em Pesquisa, Iniciação Científica e Pesquisa no dia 10 de dezembro de 2015.

O professor João Neto tratou a partir da perspectiva da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, em especial a obra Dialética do Esclarecimento de Theodor Adorno e Max Horkheimer que trata do Iluminismo, da crise da razão e da indústria cultural, em função desses conceitos tratou da Internet e das redes sociais.

A professora Julianna Torezani tratou do tema em função das ideias de Michel Foucault e Gilles Deleuze sobre sociedade disciplinar e sociedade de controle, em que foram observadas as questões referentes às redes sociais e as tecnologias de visualização de pessoas e de espaços. Em especial a palestra tratou sobre a rede social e aplicativo Instagram criada em 2010, tendo como fenômeno cultural o selfies, que são autorretratos digitais que a pessoa faz de si.

Julianna Torezani

_DSC3281

_DSC3260

_DSC3268

 

Fotos: Niedja Dias

Esta entrada foi publicada em Palestras. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *