Alunos de Fotografia da UNICAP visitam Museu da Cidade de Recife

No dia 26 de março de 2015 os alunos do 1º período do Curso de Fotografia da UNICAP visitaram o Museu da Cidade de Recife que fica localizado no Forte São Tiago das Cinco Pontas, no Bairro São José em Recife.
A visita tem por objetivo atender atividades de duas disciplinas do curso  ministradas pela Profª. Ms. Julianna Nascimento Torezani. Em Organização e Preservação da Imagem Analógica e Digital, os alunos conheceram o arquivo do museu, que consta de mais de 200 mil imagens da cidade de Recife do início até o final do século XX, estas imagens estão divididas em grupos: negativos e positivos em placas de vidro, negativos plásticos (filmes), positivos em papel. A equipe de conservação de fotografias com formada por Simone, Lurdes, Sandro e demais profissionais explicaram a importância da climatização (controle de temperatura e umidade relativa do ar), do tipo de material utilizado para acondicionamento das peças, do uso de armários de aço, bem como a maneira correta de trabalhar com estes elementos com luvas e guarda pó.
Além do acervo os alunos puderam visitar, como atividade da História da Fotografia, a “Exposição Fotográfica Capibaribe meu rio” com 50 imagens do acervo do museu e a projeção de imagens de Alexandre Severo, Eduardo Queiroga, Beto Figueiroa e Maíra Erlich, que fazem parte do livro de Gisela Abad intitulado ‘Eu Capibaribe: o rio termina onde a cidade começa’.

Dica: Leia o texto da quarta edição da Revista Unicaphoto “Acervos Fotográficos: dicas de preservação” no endereço: http://www.unicap.br/unicaphoto/
Agradecemos a diretora do museu, Betânia Araújo, e todos os colaboradores da instituição, em especial Simone, Lurdes e Sandro.
Foto: Julianna N. Torezani
Foto: João Luiz Vicente Cavalcanti
Esta entrada foi publicada em Atividades dos alunos, Visitas. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *