Alunos de fotografia sugerem um olhar crítico sobre o Recife

Trinta alunos, dezenas de câmeras fotográficas e vários olhares sobre os problemas da cidade. Esses são os elementos do projeto Re… Ver Recife, desenvolvido pelos alunos do 3º Móludo do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, na disciplina Poética da Imagem. Desde a última quarta-feira, 17 de abril, está no ar no Facebook a fan page do projeto (http://www.facebook.com/ReverRecife), na qual são divulgadas as imagens produzidas por esses alunos.

O objetivo do projeto é analisar e criticar através de imagens como todos nós, recifenses, estamos lidando com a cidade. Os alunos têm basicamente duas “missões” e o maior objetivo é que essas imagens ecoem nas redes sociais, através de curtidas e compartilhamentos. A primeira missão é pensar o Recife através do que estamos fazendo com a sua infra-estrutura. O subtema escolhido pelos estudantes foi “calçadas”. Dessa forma, desde o lançamento da fan page estão sendo publicadas fotos fazendo uma intervenção nas calçadas de vários pontos do Recife, tanto do centro quanto da periferia.

Assim, acaba surgindo, por exemplo, uma calçada com um buraco que se “transforma” em outra coisa, como um lago para pesca ou até mesmo um canteiro de obras. Transeuntes se transformam em herois para vencer esses obstáculos ou até mesmo monstros incríveis surgem de calçadas abandonadas por falta de conservação. Tudo depende da produção – e, sobretudo, da imaginação – que os alunos dispõem, usando a metalinguagem como ponto de norteamento.

A segunda e última missão dos alunos na fan page entrará no ar a partir do início de maio. A ideia será analisar e criticar o comportamento dos recifenses e suas consequências. Mas, nesse caso, a surpresa só será revelada em cima da hora: isso porque os subtemas, por enquanto, ainda são um segredo guardado a sete chaves pelos estudantes, enquanto eles produzem as fotos que, garantem, serão impactantes.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *