Workshop ILUMINAR – A Fotografia como meio para o despertar

 ILUMINAR – A Fotografia como meio para o despertar

“Tive outras visões naquela madrugada. Preparei minha máquina de novo. Tinha um perfume de jasmim no beiral do sobrado. Fotografei o perfume. Vi uma lesma pregada na existência mais do que na pedra. Fotografei a existência dela. Vi ainda um azul-perdão no olho de um mendigo. Fotografei o perdão. Olhei uma paisagem velha a desabar sobre uma casa. Fotografei o sobre.” Manoel de Barros (trecho do poema “O fotógrafo”) 

Este workshop não é um curso de fotografia, é um exercício sobre o olhar fotográfico que tem como alvo o auto-conhecimento e o despertar. Serão 3 dias de vivência no sítio Terra Pura, com atividades envolvendo conversas e práticas afim de trabalhar a libertação do olhar e a desprogramação de padrões que absorvemos de modo inconsciente. Vamos entrar em contato com a natureza das nossas percepções visuais, compreendendo melhor as suas origens e aprendendo a desenvolvê-las de forma mais autêntica, usando a observação como forma de descondicionamento. Não há pré-requisitos para participação. Cada participante deve levar uma câmera fotográfica digital (compacta, semi-profissional ou profissional) para uso individual com cartão de memória e carregador de bateria. 

PROGRAMAÇÃO

12/10/12 (sexta-feira)

09h – Saída para Gravatá (dividiremos os carros e sairemos em grupos)12h – Almoço/ acomodação
14h – Apresentação do grupo e do espaço Terra Pura
15h às 19h30 – Assistência individual e/ou em grupo sobre os elementos básicos da câmera fotográfica (30 minutos de intervalo para o lanche)
19h30 – Jantar

Livre

13/10/12 (sábado)

8h – Meditação no templo (tranquilização)
8h30 – Café da manhã
10h – Início das atividades: proposta do curso, exposição e discussão de ideias. Práticas de sensibilização com observação e criação de imagens.
12h – Almoço
14h – Prática fotográfica orientada (atividades individuais e em grupo)
15h30 – Compartilhando experiências e abrindo novas perspectivas
17h – Prática fotográfica no “Olho da mata” (pequena trilha)
18h – Compartilhando experiências e abrindo novas perspectivas
19h30 – Jantar

Livre

14/10/12 (domingo)

8h – Meditação no templo (tranquilização)
8h30 – Café-da-manhã
9h30 – A natureza e os 5 elementos
10h – Prática fotográfica orientada (atividades individuais e em grupo)/ Encerramento
12h – Almoço
13h – Saída de Terra Pura rumo ao Recife (dividiremos os carros e sairemos em grupos)

* Algumas atividades e horários poderão sofrer pequenas alterações

INVESTIMENTO

R$ 469 (em até 2 vezes). O investimento inclui um pequeno material de apoio, alimentação e hospedagem.

Pagamentos em dinheiro: até o dia 10/10

Pagamentos em cheque (2x): os cheques devem ser datados com o dia do primeiro pagamento e com a 2ª. data para o dia 05/10.

Número de vagas: 20

INSCRIÇÕES (até 10/10)

(81) 3421.1905/ 8730.1118/ juflombardi@gmail.com

TERRA PURA

O sítio Terra Pura fica em Gravatá, numa altitude de 800m, a 90 minutos de carro do Recife (PE). Chegando em Gravatá, sobem-se mais10 kmpor uma estrada de terra rumo ao povoado de São Severino dos Macacos.

INFORMAÇÕES EXTRAS:

– Estaremos a 800m de altitude, portanto é aconselhável levar roupas apropriadas para o clima frio, como casacos, meias e calças, pois durante a noite a temperatura pode cair um pouco. Também recomenda-se levar roupa para caminhada (tênis, short/calça, boné, protetor solar, repelente) e roupas de banho, pois há um açudeem Terra Puradisponível para os participantes. Sandália para uso interno e outro calçado para uso externo é recomendável.

– A alimentação geralmente é saudável. Teremos sempre café-da-manhã, lanches, almoço e jantar. Todos terão livre acesso à cozinha, portanto não é necessário levar lanches.

– Os inscritos serão notificados através de e-mail sobre uma pequena reunião que haverá 1 semana antes do workshop para que sejam acertados os detalhes sobre o transporte do Recife ao sítio Terra Pura. É indispensável a participação de todos. A reunião será na Rua Correia de Araújo, no. 69, Graças (rua da Livraria Modelo). Fone: 3421.1905

Esta entrada foi publicada em Cursos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *