Oficina “A Regra do Jogo Direção e Performance No Cinema”

A Regra do Jogo
Direção e Performance no Cinema:
entre a ilusão e a (des) ilusão da realidade
Oficina teórica-prática de 8 horas investigando a construção da cena naturalista, realista e anti-realista no cinema em seus procedimentos básicos e fundamentais. No formato de oficina, iremos aplicar parte das teorias fundamentais a esses conceitos em exercícios de teatro e cinema, observando como o cinema construiu ou descartou o efeito de ilusão de realidade e o quanto isso tem a ver com as teorias de mimesis e teatralidade.
Primeira Parte:
A Escola Naturalista e a Escola Realista
Nessa primeira parte vamos conhecer as teorias de Andre Antoine, Emile Zola e Konstantin Stanislavski na aurora do Seculo XX até chegarmos em 1947 na criação do Actors Studio, em seus desdobramentos de Elia Kazan, Lee Strassberg, Stella Adler e Sanford Meisner. Observaremos exemplos da cena naturalista e da cena realista no Cinema Brasileiro. Exercicios praticos.
Primeira Parte:
A Escola Anti-Realista
Na segunda parte iremos abordar as teorias de Meyerhold, Artaud e Bertold Brecht na segunda metade do seculo XX. Pensar como essas teorias determinaram um cinema moderno no pós-guerra. Observaremos exemplos da cena anti-realista no Cinema Brasileiro. Exercicios praticos.

Oficina teórica-prática dia 14 de Dezembro, sábado das 09:00 as 17:00. Oficina realizada em parceria com Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da UNICAP.

Aonde:

*Auditório Dom Helder – Bloco A
Endereço: Rua do Príncipe, 526. Boa Vista*

Vagas limitadas, interessadxs devem mandar um e-mail para: annaccam@hotmail.com ou confirmar pelo whatsapp: 81 99967-1126

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *