Aluno Thiago Britto é selecionado para o Salão Universitário de Arte Contemporânea do Sesc Pernambuco

O aluno do curso de Fotografia Thiago Britto do segundo módulo, foi um dos artistas selecionados para participar da 10ª edição do UNICO –  que tem como tema: FABULAÇÕES PARA UM MUNDO EM CATÁSTROFE. Com orientação e curadoria de imagens, pela professora de as artes e novas tecnologias e artista visual Flora Assumpção. O projeto selecionado passou pelo crivo de uma comissão de seleção convidada pelo Sesc, este ano a comissão foi formada por Marcelo Coutinho (UFPB ), Paulo Aurélio Costa (Sesc PB ) e Vicente Martos (Artista e pesquisador independente SP).

O projeto fotográfico escolhido foi o “Trans Vive” que expõem a violência e o preconceito cotidiano dos transgêneros do Brasil. Com estudo divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), no ano de 2017, ocorreram 179 assassinatos de pessoas trans, sendo 169 travestis e mulheres transexuais e 10 homens trans. E 52% foram cometidos por armas de fogo e 18% por arma branca.
Com todos esses dados, Thiago, buscou pessoas trans para conversar e conhecer um pouco de sua vida e história, sempre com muito respeito e cuidado para criação, elaboração do seu discurso e desenvolvimento de sua arte. Inspirando-se nos elementos de pesquisa da arte performática para reforçar o sentimento da imagem, utilizou escrituras pintadas na pele, com frases que o modelo trans sempre ouvia ou ouve até hoje e machuca, sempre lhe deixando a vontade para contribuição no processo, sem forçar a nada. Ressaltando o olhar verdadeiro, tomado por emoções, histórias escondidas e profundas. As armas presentes nas imagens são uma reflexão, perante o número alarmante de preconceitos e agressões que essas pessoas passam todos os dias.
O lançamento da exposição está previsto para o dia 18 de outubro na Galeria de Artes Corbiniano Lins, em Santo Amaro, até 20 de dezembro de 2018 e no mês de janeiro de 2019 na Galeria de Arte Ana das Carrancas, em Petrolina, com entrada franca.

TransVive - créditos- Thiago Britto-9

Wirdney Styles e Nilon Medeiros

créditos- Thiago Britto-14

Wirdney Styles, o fotógrafo Thiago Britto e Nilon Medeiros

Esta entrada foi publicada em Exposições, Prêmios. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *