Monthly Archives: abril 2011

Exposição Pinhole na Web

A exposição de Pinhole dos alunos de Fotografia já caiu na internet.

  • O blog Fotopinhole mostra a impressões do fotógrafo Paulo Airton Maia sobre a mostra. Confira no Fotopinhole.
  • Assessoria de Comunicação da Universidade (Assecom), dedicou uma matéria em seu boletim diário sobre a exposição. Confira Boletim Unicap.

Alunos Expõem na Católica – Pinhole

Em cartaz desde o dia 25 uma nova exposição agita a Católica.
Fruto do trabalho dos alunos do curso tecnológico de fotografia a exposição “A Cidade do Recife” mostra para o público a fotografia feita com máquinas fotográficas artesanais, as Pinholes. A mostra foi idealizada pelas professoras Renata Victor (Anatomia da Câmera Fotográfica) e Niedja Dias (Laboratório Preto & Branco), em comemoração ao dia mundial do Pinhole (24 deAbril).
Convide seus amigos e venha prestigiar nossas fotos.
Serviço: Biblioteca Central da Universidade Católica; de 25/04/11 até 06/05/11.

Exposição de Cartões-postais


Ainda esta em tempo de conferir a exposição Postaes: A Correspondência Afetiva na Coleção Liêdo Maranhão. Aberta ao público desde 11 de março no Centro Cultural Correios a mostra conta com retratos de época, misto de fotografia e arte. São mais de 200 postais da primeira metade do século passado, em sua maioria pintados à mão, documentos de uma tempo que merece um olhar de perto.
Serviço: Centro Cultural Correios, Av. Marquês de Olinda, 262, Recife Antigo.
De terça a sexta-feira das 9h às 18h/ sábados e domingos das 12h às 18h
Até 24 de abril, de 2011.

Alunos da Católica conhecem acervo fotográfico da Fundaj

Os alunos do Curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco visitaram, no último dia 30, o Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira-Cehibra, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A atividade foi proposta pelos professores Leonardo Felipe e Niedja Dias, como incremento ao conteúdo das disciplinas de História da Fotografia e Laboratório Preto e Branco.
O Cehibra reúne arquivos textuais, iconográficos, fonográficos, musicográficos e cinematográficos em suporte de microfilme e em meio digital. Também desenvolve projetos e pesquisas no campo da História e de disciplinas afins.
Para os alunos, o interesse maior era conhecer um pouco do acervo fotográfico da Fundaj, constituído de cerca de duzentos mil documentos de diversos formatos, confeccionados com técnicas utilizadas pela fotografia a partir da segunda metade do século XIX.
Uma seleção de originais de fotografias em papel, vidro e metal – representando cada técnica – foi exposta com exclusividade para os alunos da Católica. Eles tiveram acesso, ainda, a negativos em suporte de vidro e em outros materiais, álbuns de retratos, cartões postais, além de reproduções e ampliações diversas.
“Foi bastante enriquecedor porque pudemos ver de perto os originais das diversas técnicas fotográficas, das quais tínhamos apenas o conhecimento teórico obtido na sala de aula”, destacou a estudante Jaqueline Feitosa, da turma da Noite.
Francisco Libório (texto e fotos)

Fotos saída fotográfica Alto da Sé – Olinda

Os alunos do Curso Tecnológico de Fotografia realizaram uma saída fotográfica no Alto da Sé em Olinda. Confira alguns belos e divertidos momentos da aula de campo.

História da Fotografia

A fotografia Brasileira no século XIX.
Ciclo de cursos com, Joaquim Marçal, Pedro Vasquez e Sergio Burgi.
Oferecido pelo Instituto Moreira Salles (IMS), de 13 à 16/04.
Local: IMS, Rio de Janeiro.

Fotos

Confira algumas fotos da palestra Caminho de Abraão por Gabriela D’Ávila, que aconteceu no Laboratório de Fotografia da Unicap (24/03). As imagens são do aluno Vald. J.R.

Content Protected Using Blog Protector Plugin By: Make Money.