Oficina de Crítica de Documentário

Marcelo Costa

Plano de aula

Primeiro dia:
A crítica dentro do jornalismo cultural
Como construir uma crítica cinematográfica
O que é o documentário?
Exibição de um documentário (ou trecho de um filme)

Segundo dia:
O documentário ao longo dos anos (breve histórico)
As múltiplas linguagens do documentário
Exibição de trechos de documentários para ilustrar sua história as possibilidades de linguagem

Terceiro Dia:
Documentário: realidade ou ficção?
Exibição de trechos de documentários
Os limites do documentário hoje
Exibição de Jogo de Cena

CURRÍCULO

Marcelo Costa é formado em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Colaborador e Crítico de cinema da revista Continente Multicultural desde 2006.

Fez a cobertura da 65ª Mostra Cinematografica Internazionale di Venezia (Festival de Veneza) para o site www.continenteonline.com.br e para o Diário de Pernambuco.

Escreveu, dirigiu e produziu o curta-metragem (6’10”) em vídeo “Um Grito na Lua”, não-finalizado. Idealizador da publicação alternativa “O ENVELOPE”, com a qual contribuiu através de crônicas e poesias. Organizador, junto ao Consulado da Itália no Recife, à Fundarpe e ao Cinema da Fundação, da III e da IV Mostra Venezia Cinema Italiano, realizada no Cinema da Fundação, em dezembro de 2007 e 2008, respectivamente, no Recife.

Roteirista e diretor do videoclipe Ladeira, da Orquestra Contemporânea de Olinda, premiado no Festival de Vídeo do Recife 2008.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO