Oficina de Som Direto no Audiovisual
Gustavo S. Rocha -
currículo

Gustavo S Rocha

A oficina tem a função de introduzir conceitos relativos ao conhecimento básico, gravação e operação de componentes eletrônicos, físicos e digitais na gravação de campo, bem como propiciar vivencias praticas onde os conhecimentos adquiridos na oficina possam ser aplicados.

Objetivos: abordagem teórica e prática ao campo da captação de som para cinema e vídeo, dentro de uma visão abrangente dos processos técnicos envolvidos na preparação filmagem e finalização de produtos audiovisuais.

Plano de aulas

Primeiro dia: Pensando o som no Cinema. Noções básicas da metafísica do som e da acústica técnica, considerações sobre som analógico e digital. O estudo do mapa de som e dos planos sonoros; as peculiaridades na representação do universo sonoro do cinema, linguagem sonora, psicologia do som. Noções de análise sonora de filmes.

Segundo dia: Microfones e gravadores. Os tipos de equipamentos e as novas tecnologias. Especificações, usabilidade. Noções técnicas de operação de equipamentos.

Terceiro dia: O trabalho do técnico de som . Atuação do Técnico de som no set. Estudo de make in offs e dos processos de desenvolvimento do som para cinem. Diferentes captações dependentes do formato: reportagem, documentário, propaganda ficção, e o estudo dos equipamentos utilizados para esses devidos fins

Quarto dia: Captação de áudio. Trabalho com a acústica do lugar, microfones de ambiente, direcional, lapela e revisão de material captado. Trabalho com ambiente, ruídos, positivos e negativos e opções de microfones.

Quinto dia: Análise de material captado e considerações sobre pós-produção de som. A pós-produção de som e seus departamentos. Os tipos de finalização, softwares e equipamento. Experimentando a linguagem sonora no audiovisual.

Gustavo S. Rocha

CURRÍCULO

Gustavo Sobreira Rocha possui graduação em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande, e atualmente esta se especializando em Estudos Cinematográficos na Universidade Católica de Pernambuco.

Tem experiência na área de direção de som em cinema e vídeo, com ênfase em Instrumentação, Trilha e Arte Sonora.

Em 2008 recebeu o prêmio de Melhor Som no Festival de Cinema Comunicurtas.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO