JORNADA DE DEBATES É NESTA SEXTA-FEIRA

AS INSCRIÇÕES PELA INTERNET ESTÃO ENCERRADAS

A solenidade de entrega do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na noite desta quinta-feira (11), no Recife Antigo (Torre Malakoff), marca a abertura do ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO. Na sexta, a partir das 8h30 da manhã, tem início a programação do evento, com a conferência de abertura do professor Alfredo Vizeu (UFPE), intitulada “Fazer Jornalismo: formação, prática e perspectivas”. Ainda durante a manhã acontece uma mesa-redonda sobre o “Ser Jornalista”. Dela participam representantes de professores, pesquisadores, sindicalistas, jornalistas de redação e de assessoria, estudantes, todos reunidos em torno da discussão sobre a identidade do profissional, hoje, e o seu compromisso com o papel social do jornalismo.

O período da tarde será dividido em duas atividades. Primeiro, os relatos de experiência, voltados para ensino, pesquisa ou extensão no campo do jornalismo. No segundo momento, a plenária final da jornada dedica-se a dois temas atuais e de fundamental importância para a formação e a prática jornalísticas: a revisão curricular e a obrigatoriedade do diploma. O encerramento do Encontro Regional será marcado por mais um lançamento do livro “Formação Superior em Jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade”, organizado pela Fenaj. Está prevista, ainda, a divulgação de um manifesto do coletivo presente em defesa da informação de qualidade como premissa e missão do jornalismo.

O Encontro Regional de Professores de Jornalismo tem o objetivo de contribuir com as discussões acerca do ensino e do exercício profissional. A jornada busca uma maior aproximação entre instituições, profissionais e estudantes, abrindo novos espaços de articulação e troca de experiências, permitindo o aprofundamento dos debates e o planejamento de possíveis ações conjuntas.

O evento é uma parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco – SinjoPE e da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo - FNPJ. A iniciativa conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, da Aliança Francesa do Recife, do Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC e dos sindicatos dos jornalistas profissionais de Alagoas e do Ceará.

Nossas boas-vindas a todos e todas que se inscreveram no evento, participando deste trabalho por um jornalismo de qualidade, compreendendo que, na nossa área, formação e informação estão diretamente associados a um bem coletivo: o interesse público.

. É permitida a inscrição de participantes no local, condicionada à capacidade do Auditório da Aliança Francesa (Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby). Não está garantida, entretanto, a emissão de certificado para os que não realizaram a pré-inscrição.

. Informações sobre passagens aéreas e hospedagem podem ser obtidas na stylustur, com Nélida Costa - nelida@stylustur.com.br ou 81-3269.6859.