CURSOS

Construindo planilhas com Excel

Desenvolvendo aplicações para web com ASP.NET e C# 

Desenvolvendo sites dinâmicos usando PHP e AJAX 

Desenvolvimento de aplicações Java (Básico) 

Introdução à linguagem de programação C# 

Programando em C

Desenvolvendo aplicações Windows Forms utilizando .NET Framework e C#

Desenvolvendo games e aplicativos para dispositivos móveis usando a plataforma J2ME (Java2 Micro Edition)

 

 

 

 

 

[+] inscrições

 

1. Construindo planilhas com Excel

Público-alvo: Público em geral

Pré-requisito: Conhecimentos em sistema operacional Windows e informática básica

Carga Horária: 20h

Horário: 19:00 às 21:00

Dias: 20 a 31 de julho de 2009

Ministrantes: Francisco Henrique de Oliveira e Siddhartha Moraes Amaral de Freitas

Investimento: R$100,00

Conteúdo Programático:

* Iniciando o Microsoft Excel 2003
o Importância do Excel como ferramenta de trabalho
o Área de trabalho
o Barra de ferramentas
* Operações básicas
o Inserindo dados
o Selecionando múltiplas linhas
o Movimentando, copiando, colando e recortando valores e fórmulas
* Formatação de células
* Ações diversas sobre planilhas
o Inserindo e excluindo linhas e colunas
o Alterando largura e altura de linhas e colunas
o Criar, excluir e renomear planilhas de um arquivo.
* Funções
o Escrita de equações
o Referência absoluta e relativa
o Filtros de dados
o Formatação condicional
o Auto-preenchimento
o Auto-soma
o Fórmulas matemáticas e financeiras
* Configurações e impressão de planilhas
o Configuração de página
o Visualizar impressão
o Definindo Área de Impressão
o Impressão
* Tabela dinâmica e gráficos
* Outros procedimentos em planilhas

2 – Título: Desenvolvendo aplicações para web com ASP.NET e C#

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de TI interessados no desenvolvimento de aplicações para web com a plataforma .NET.

Pré-requisito: Bom conhecimento da linguagem C#

Carga Horária: 30h

Horário: 18h30min às 21h30min

Dias: 20 a 31 de julho de 2009

Ministrantes: Felipe José Fonseca Pimentel

Investimento:: R$115,00

Conteúdo Programático:

* Introdução a aplicações WEB e ao ASP .NET
* Controles do servidor e controles HTML
* Controles de validação
* Acesso a dados com ASP.NET
* Personalizando aplicações ASP.NET
* Criando e usando temas em sites ASP.NET
* Gerenciando o estado de uma aplicação ASP.NET
* Controles customizados (User Controls)
* Publicando aplicações ASP.NET no servidor
* Introdução ao AJAX
* Introdução a Web Services

3 – Título: Desenvolvendo sites dinâmicos usando PHP e AJAX

Público-alvo: Profissionais (webmaster, webdesigner e consultor de TI) e estudantes que desejem iniciar ou aprofundar seus conhecimentos em PHP e Ajax.

Pré-requisito: Conhecimentos básicos de programação (algoritmos) e HTML

Carga Horária: 30h

Horário: 18h30min às 21h30min

Dias: 06 a 17 de julho de 2009

Ministrantes: Pedro Augusto Freitas de Souza

Investimento:: R$115,00

Conteúdo Programático:

* Introdução ao que é PHP.
* Integração de PHP com HTML.
* AMP -> Apache + Mysql + PHP
* Programação em PHP
* Introdução a banco de dados
* PHP e banco de dados
* O Que é Ajax?
* O que é XmlHttpRequest?
* Usando Ajax com Xhr
* Ajax + PHP + Mysql
* Projeto

4 – Título: Desenvolvimento de aplicações Java (Básico)

Público-alvo: Estudantes da área de exatas, programadores, analistas de sistemas, gerentes de projetos, profissionais em geral do mercado de TI.

Pré-requisito: Noções básicas de lógica de programação (algoritmo)

Carga Horária: 30h

Horário: 18h30min às 21h30min

Dias: 06 a 17 de julho de 2009

Ministrantes: Antônio Nascimento de Araújo Sobrinho

Investimento:: R$115,00

Conteúdo Programático:

* Introdução ao paradigma de orientação a objetos
* A maquina virtual e o inicio de Java
* Arrays, controles de fluxo e modificadores
* Exceções e erros
* Pacote java.lang - o core da linguagem Java
* Collections Framework - um novo jeito de armazenar objetos em memória.
* Swing – interface gráfica em Java

5 – Título: Introdução à linguagem de programação C#

Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.

Pré-requisito: Conhecimento básico em programação orientada a objeto

Carga Horária: 30h

Horário: 14h às 17h

Dias: 06 a 17 de julho de 2009

Ministrantes: Ana Carolina Espírito Santo Lima

Investimento:: R$115,00

Conteúdo Programático:

* VISÃO GERAL DA PLATAFORMA MICROSOFT .NET
o Introdução à plataforma .NET.
o Visão geral do Framework .NET.
o Benefícios do Framework .NET.
o Os componentes do Framework .NET.
o Evolução do Framework .NET
o Linguagens no Framework .NET.
* VISÃO GERAL DO C#
o Estrutura de um programa C#.
o Operações básicas de entrada/saída.
o Compilando, executando e depurando (debug).
o Uma visão sobre LINQ.
* TIPOS
o Tipos por valor
o Tipos por referência.
o Criando tipos de dados customizados (user-defined).
o Convertendo tipos de dados.
* INSTRUÇÕES E EXCEÇÕES
o Introdução às instruções.
o Usando instruções condicionais.
o Usando instruções de repetição.
o Usando instruções de desvio.
o Tratando exceções básicas.
o Gerando exceções.
* ARRAYS E COLEÇÕES
o Visão geral de arrays.
o Criando arrays.
o Usando arrays.
o Visão geral de coleções.
o Criando coleções
* PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
o Classes e objetos.
o Usando encapsulamento.
o Métodos.
o C# e orientação a objetos.
o Definindo sistemas orientados a objetos.
o Usando métodos.
o Usando parâmetros.
o Usando métodos sobrecarregados (overloaded).
o Usando construtores.
o Inicializando dados.
o Objetos e memória.
o Gerenciamento de recursos.
* HERANÇA NO C#
o Derivando classes.
o Implementando métodos.
o Usando interfaces.
* OPERADORES E EVENTOS
o Introdução aos operadores.
o Sobrecarga de operadores.
o Criando e usando delegates.
o Definindo e usando eventos.
o Usando classes abstratas.
* ARMAZENAMENTO DE DADOS
o Visão geral sobre arquivos em C# (Como criar e manipular).
o Visão geral sobre banco de dados em C# (Como criar e manipular).


6 - Programando em C

Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.

Pré-requisito: Conhecimento básico em lógica de programação

Carga Horária: 30h

Horário: 14h às 17h

Dias: 06 a 17 de julho de 2009

Ministrantes: Deaulas Moreira da Costa Neto

Investimento:: R$115,00

Conteúdo Programático:

1. Introdução à linguagem C

1.1. História e heranças

2. Utilizações, vantagens e desvantagens
2. Aspectos básicos

2.1. Tipos de dados

2.2. Funções básicas de I / O

2.3. Declaração de variáveis

2.4. Primeiro programa: “Hello World!”

3. Comandos

3.1. Controles de fluxo

3.2. Comando if-else

3.3. Comando while

3.4. Comando do-while

3.5. Comando for

3.6. Comando switch

4. Funções e bibliotecas

4.1. Funções de entrada

4.2. Funções de saída

4.3. Funções auxiliares

4.4. Introdução a bibliotecas

4.5. Principais bibliotecas e suas funções

5. Construindo funções

5.1. Parâmetros formais e informais

5.2. Tipos de retorno

6. Estruturas ( struct )

6.1. Utilização

6.2. Exemplos

7. Vetores

7.1. Indexação

7.2. Declarações

7.3. Vetores de vetores: matrizes

8. Arquivos

8.1. Introdução a arquivos

8.2. Tipos de arquivos

8.3. Funções que manipulam arquivos

8.4. Exemplos

9. Ponteiros

9.1. Introdução a ponteiros

9.2. Recurso dos ponteiros

9.3. Ponteiros de ponteiros

10. Exercícios

10.1. Exercícios em aula

10.2. Correção do projeto


7 – Título: Desenvolvendo aplicações Windows Forms utilizando .NET Framework e C#

Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.

Pré-requisito: Conhecimento básico em lógica de programação

Carga Horária: 30h

Horário: 18h30min às 21h30min

Dias: 20 a 31 de julho de 2009

Ministrantes: Fernando Previtalli Spanghero

Investimento:: R$115,00

Conteúdo Programático:

* Criar uma aplicação Windows Form utilizando os controles padrões
* Integrar dados com uma aplicação Windows Form
* Implementar técnicas de programação assíncrona
* Desenvolver controles customizados
* Implementar funcionalidades de impressão e de relatórios em aplicações Windows Forms
* Aumentar a usabilidade de aplicações Windows Forms
* Configurar e instalar aplicações Windows Forms


8 – Título: Desenvolvendo games e aplicativos para dispositivos móveis usando a plataforma J2ME (Java2 Micro Edition)

Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de TI interessados em desenvolver games e aplicativos para dispositivos móveis, tais como celulares e PDA’s.

Pré-requisito: Conhecimentos de Java básico.

Carga Horária: 30h

Horário: 18h30min às 21h30min

Dias: 20 a 31 de julho de 2009

Ministrantes: Antônio Nascimento de Araújo Sobrinho

Investimento:: R$115,00

Conteúdo Programático:

* Introdução às plataformas Java
* Introdução ao J2ME
* Programação em alto nível
* Lists
* TextBoxs
* Alerts
* Forms e componentes de tela
* Programação em baixo nível
* Canvas
* GameCanvas
* Arquivos
* MediaFramework

 

 
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000