Roda de conversa e lançamento do livro de Eduardo Hoornaert

Será realizada no dia 17 de outubro, às 16h, Sala 305, mudou para o Anfiteatro do bloco G-4 da Unicap, uma Roda de conversa com o professor Eduardo Hornaert, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Unicap. Na oportunidade, haverá o lançamento do seu mais novo livro: “Em busca de Jesus de Nazaré: uma análise literária”, publicado pela Editora Paulus, nas versões impressa e digital. A roda será composta também pelos professores Gilbraz Aragão (Unicap) e Severino Vicente (UFPE).

9788534943956

No livro “Em busca de Jesus de Nazaré: uma análise literária”, o autor toma como ponto de partida o questionamento, “alguém que se declara ‘sem religião’, toma distância de Jesus Cristo, sem abandonar o seguimento de Jesus de Nazaré, é cristão ou não?”

Daí afirma, a leitura da Bíblia praticada nas Igrejas continua seguindo o modelo dos Padres da Igreja, que foram os intelectuais cristãos do primeiro milênio. É um modelo que dispensa investigação histórica e literária dos textos. Na Idade Média, não encontrou contestação e só começou a ser questionado a partir da Renascença (século XVI), com estudiosos como Erasmo, por exemplo, que passou a estudar as línguas originais da Bíblia e sua contextualização. Essa nova leitura causou pânico entre os comentaristas tradicionais e, com o tempo, instalou-se um clima de suspeita e discriminação mútua entre eclesiásticos (“tradicionalistas”) e modernos (“descrentes”). Efetivamente, se não há como desconsiderar o valor pedagógico da leitura ortodoxa (e descontextualizada) da Bíblia, demonstrado ao longo dos séculos, fica claro que uma leitura contextualizada dos textos pode abrir caminho para uma fé mais consistente.

Para conhecer mais detalhes a respeito da obra e dessa temática, participe conosco no dia 17, às 16h. Enquanto isso, baixe a degustação do e-book por aqui.

 

Detalhes do livro

Autor(a): Eduardo Hoornaert

Catálogo: Teologia

Assunto: Literatura Cristã

Coleção: Teologia Sistemática

Acabamento: Brochura

Idioma: Português

Edição:

Número de Páginas: 216

Editora: PAULUS Editora

Peso (em gramas): 255g

Ano Lançamento: 2016

Dimensões (cm): 13.5 (larg) x 21 (alt)

Código de Barras: 9788534943956

ISBN: 9788534943956

 

One thought on “Roda de conversa e lançamento do livro de Eduardo Hoornaert

  1. Não sei se estou certo mas, o processo de formação do pensamento da civilização humana se deu a partir da mítica com Homero, Hesíodo. Os pensadores filósofos da idade média e do renascimento tiveram suas origens de pensamento nos filósofos pre-socráticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *