Thiago Diniz é bacharel em Ciência da Computação e é candidato MS na Universidade Federal de Pernambuco. Em 2011 Thiago organizou várias meetups para os empresários em Recife até o final da co-organizador ano o primeiro Startup Weekend Recife. Thiago se tornou uma Startup Weekend global Facilitador como voluntário. Com seu estilo Devido ao seu estilo inovador e ousado, tem sido convidado para falar sobre inovação nos maiores eventos do planeta. Fundada Eventick em 2012, um dos a principal plataforma de gerenciamento de eventos no Brasil .Atualmente trabalha como Gerente de Produto Web PSafe Tecnologia S/A.
1) Por uma sua formação, em ciências da computação, é possível uma aproximação com o processo digital e criação? A partir dela é que surgiu o interesse em trabalhar com startups?
O interesse por fundar startups, surgiu pois eu acompanhei o boom da web2.0 e logo que entrei na faculdade e não vi nenhuma empresa em pernambuco que estive aproveitando toda a capacidade técnicas que temos no nosso estado para criar produtos não só inovadores, mas que tivesse sucesso no mercado.
2) Como foi o processo de criar uma startup? Quais etapas? Foram complicadas?
Por falta de experiência, criamos um produto sem entender do mercado que estávamos entrando. Para quem é de tecnologia é comum pensar na solução antes do problema e foi esse o nosso erro e por isso nossa primeira empresa, Codemedia, não teve nenhum sucesso.
Esse erro é tão comum para startups de primeira viagem, que Steve Blank, empreendedor e professo de Harvard, criou o Customer Development, um processo para que as novas empresas evitem esse erro. O processo, http://pt.wikipedia.org/wiki/Customer_Development, consistem em 4 fases que são: Descoberta de possiveis clientes, Validação do cliente, Criação de Clientes e Construção da empresa
3) A empresa chegou a ser incubada pelo Porto Digital?
Somente a minha primeira empresam, Codemedia, foi incubada pelo Porto Digital
4) Com quais projetos você já trabalhou?
Como empreendedor já fundei 3 empresas: Codemedia, Atela e Eventick.
A Atela foi a empresa que deu origem a AgendaRecife.com, e Eventick é a plataforma de eventos bem conhecida do público pernambucano
5) Como é trabalhar com uma startup?
É um dia-a-dia bem mais corrido do que de uma empresa normal, exige 100% de dedicação e acreditar no produto sem deixar-se enganar. O principal é querer mudar seja a cultura, o mercado ou próprio produto sem esquecer de faturar.
Numa startup, você vai criar um segmento de mercado que antes não existia ou vai mudar um já existente por isso precisa conhecer profundamente do mercado que você vai entrar.
Além disso tudo, você vai está lidando com um empresa por isso não pode deixar de lado questões de contabilidade, contratação de profissionais, então você no começo do negocio precisa ser multidisciplinar
6) Além o PSafe Tecnologia S/A, você está desenvolvendo outros projetos?
Hoje faço um trabalho voluntário para UP Global, empresa responsável pelos evento Startup Weekend, o qual sou facilitador e organizei a edição de 2011 em Recife. Também cofundei o http://manguez.al a comunidade de startups de Recife.
7) Quais seriam seus próximos projetos?
Ainda não tenho definido
8) Qual o momento certo para buscar investimento?
Pergunta complicada, o principal é buscar quando já tem um produto rodando, mesmo que em fase beta. Com usuários, de preferência pagantes, que validem o problema que sua empresa se propõe a resolver.
9) Como é a cultura do ambiente da sua startup?
Varia muito de empresa para empresa, mas no geral espera-se que as pessoas trabalhem por acreditar no que fazem pelo o produto, e não percam muito tempo com bla bla. Também o que vale é o que você tem para contribuir por isso os ambientes costumam ser mais descontraídos com espaços para jogos e relaxamento por que no final das contas o que importa é sua produtividade.
10) Como você enxerga o campo de Startups em Pernambuco? O Porto Mídia é um dos maiores parques tecnológicos?
O ambiente de pernambuco para empresas nascentes melhorou, mas ainda não é o ideial. Considero o estado de pernambuco como um bom mercado de teste, mas São Paulo continua sendo a capital de negócios de país, por isso acho válido ter um centro de desenvolmento em PE e centro comercial em SP. Temos feitos trabalhos importantes como Meetups do Manguezal e Startup Weekend para tentar orientar novos empreendedores, mas ainda não temos um ecossistema de suporte necessario. Porto Mídia, não sei informar o tamanho dele. Creio o Porto Digital seja o maior em tamanho, mas não temos dados abertos de outras metricas.
11) Quais orientações para quem quer empreender ou formar Startups?
Estudar o mercado a fundo. Procurar ajuda de outros empreendedores, ir a pelo menos um Startup Weekend e saber o que é Lean Startups e Customer Development.