Empreendedorismo nas Startups Pernambucanas

Marcelo Barroso

Segundo os dados da ABS (Associação Brasileira de Startups), existem mais de 2800 startups no Brasil, sendo a maior parte localizada em São Paulo. Mapeando alguns estados Brasileiros, o nordeste, Pernambuco, sai na frente quando é esse o assunto. Localizando cerca de 115 startups. Recife acolhe um dos maiores parques tecnológicos do País, e tem uma renda anual de 1 bilhão. Em destaque, existem grandes empresas que são sediadas pelo Porto Digital, exemplo são: Microsoft, Accenture e IBM.

Pensando em startups pernambucanas, e mostrar o crescimento das empresas que investem em economia criativa, selecionamos dois palestrantes com um amplo conhecimento na área, e, com um leque de experiências em startups em Pernambuco quee puderam explanar um pouco dos seus conhecimentos.

Marcos Oliveira é formado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atualmente é coordenador de incubação no Portomídia e falou como funciona a comunicação nas Startups. Sobre sua iniciativa na área em Pernambuco, e seu fracasso em já ter fechado três empresas. Ele também ressalta que para empreender os principais requisitos são: inovação, criatividade, autonomia e atitude, além desses itens, o ideal é valorizar o trabalho em equipe e o compartilhamento com outros empreendedores. Abordou também sobre o plano de comunicação no Portomídia e sua importância, quanto seus planos de negócio. As ações de comunicação que acontecem, são planos estratégicos com diferentes veículos de comunicação para atrair seu público alvo (empreendedores iniciantes) e usam uma forma de comunicação institucional que aborda a empresa em toda sua totalidade.

“ Mesmo depois de formado, sempre surgiu a necessidade de desenvolver algo a mais, a startups na linha que eu sigo é o começar algo com empresa

inovadoras” Iniciou o Engenheiro de interfaces, da empresa UI2 Beehome, Wagner Lima. A pesquisa no mercado para conhecer a necessidade do produto para às pessoas são essenciais e assim colocar o produto no mercado. Wagner, trouxe cases de sucesso por empresas anteriores que trabalhou, e durante esses 7 anos muitas ideias inovadoras ele deixou escapar por achar que não iria progredir. Ressaltou a importância do trabalho em equipe, poisajudam na fluidez na preparação de projetos. Atualmente, Wagner se prepara para iniciar em sua própria empresa, um projeto para “agilizar” a marcação de consultas em clínicas médicas por meio de aplicativo de smatphone.

Ao final, os dois trouxeram uma excelente lição sobre startups, e sobre seu meio de atuação em Pernambuco que vem crescendo a cada ano e tornando o nosso estado num dos grandes centros de criação, incubação e desenvolvimento de economias criativas. Assim, mostraram com uma bagagem recheada de novidades e inovação para todos nós, deixando dicas e incentivos para futuros empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>