SEMANA DE ESTUDOS JOSÉ COMBLIN

“Religiões, identidades e diálogos: perspectivas a partir do teólogo José Comblin”
RECIFE, UNICAP, 3 A 5 DE SETEMBRO DE 2014

jose_comblinHá grupos de estudo sobre o pensamento do padre José Comblin em várias Universidades e Comunidades. No Nordeste brasileiro, esses grupos já se reuniram por três vezes na Universidade Federal da Paraíba e aí, em João Pessoa, na III Semana de Teologia José Comblin, em 2013, discutiu-se a possibilidade desse evento se multiplicar por outros centros acadêmicos nordestinos, sobretudo em Recife e Fortaleza. A UNICAP assumiu o desafio e convida os estudiosos da religião para uma Semana de Estudos sobre a teologia socialmente engajada de Comblin, em setembro de 2014.

Com efeito, desde 2013, o Núcleo de Estudos José Comblin reúne na Universidade Católica de Pernambuco as pessoas interessadas na reflexão crítica sobre o pensamento desse grande teólogo e na reflexão sobre a missão cristã no mundo, tomando por base as ideias e o testemunho do Padre Comblin. Ele deixou na UNICAP não apenas a sua grande biblioteca, mas também muitos amigos, com a tarefa de continuar semeando uma espiritualidade libertária e compromissada.

Por isso, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Católica de Pernambuco abriu no “Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos”, registrado no CNPQ, uma linha de pesquisa sobre o Pensamento de José Comblin. Esse Grupo, partindo da constatação da complexidade de performances do cenário religioso atual, propõe-se a analisar os deslocamentos religiosos, dando ênfase às várias tentativas de configuração de diálogo inter-religioso, bem como às novas gramáticas constitutivas das identidades religiosas.

Com essa linha de pesquisa sobre o Pensamento do Padre Comblin, que estrutura o Núcleo de Estudos que leva o seu nome, especial destaque tem se dado à colaboração da sua teologia e da sua história para a reflexão sobre as identidades e alteridades que as religiões promovem. A Semana de Estudos na UNICAP, então, servirá para o compartilhamento desses estudos e pesquisas com pensadores de outras regiões e especialidades.

Veja a programação e faça a sua inscrição por aqui.

Veja aqui a preparação para o evento no Face.