LANÇAMENTO DO CENTRO COMBLIN NA UNICAP

Convidamos você a participar conosco do lançamento do Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin, no dia 30 de outubro de 2018, às 14h, no Auditório Dom Helder Camara, térreo do bloco A.

Quem somos

Há duas maneiras de fazer a história. A primeira delas é deixando-a morrer pelo esquecimento. A segunda é fazendo memória, atualizando-a para o tempo presente com seus acontecimentos e pensadores. O Centro de Pesquisa e Documentação José Comblin, inserido na segunda perspectiva, tem por objetivo reunir pesquisadores e interessados na obra de Comblin, visando ao avanço e à reflexão de seu pensamento de maneira crítica. A partir da perspectiva ecumênica, o Centro Comblin quer se constituir como espaço de integração daqueles que desejam fazer memória e aprofundar sua reflexão teológica, tão atual e pertinente ao contexto latino-americano. A realização dessa memória se dará mediante a custódia de seus documentos pessoais, pelos quais passa a história da Igreja latino-americana e da Europa, e também pela reunião de pesquisadores nacionais e internacionais, que se dedicam à descoberta de novas perspectivas de seu pensamento. Nesse sentido, o Centro Comblin será igualmente polo de troca de experiências e pesquisas de diferentes estudos, o que nos é permitido pela amplitude de sua obra e pela destreza com que o autor trata de diferentes temas de forma contextualizada e visionária.

Como colaborar para que as novas gerações possam acessar o percurso intelectual de Comblin e se deixar sensibilizar pelo seu engajamento e pelas suas causas?

O primeiro passo foi dado por Comblin mesmo, quando decidiu, em 2009, partilhar com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) a doação do acervo de sua biblioteca pessoal, que inclui obras de terceiros e publicações pessoais. Esse gesto indicava claramente o desejo de continuidade e a valorização da pesquisa e de seu métier. O segundo passo está dando a Universidade Católica de Pernambuco, na construção deste Centro de Pesquisas e Documentação José Comblin. Seja bem-vindo!

Leia mais…

| Histórico
| Perspectiva acadêmica
| Atividades e serviços
| Equipe
| Página Inicial

CONVERSA COM MARCELO BARROS

MARCELO BARROS

Quer saber o que as primaveras sociais têm a ver com as passagens espirituais? E como os fundamentalismos ameaçam os desenvolvimentos culturais e religiosos? E de que maneira essas transformações sócio-espirituais se refletem na Igreja Católica? Marcelo Barros está lançando um novo livro sobre o assunto (Igreja e instituição: um diálogo com o pensamento de José Comblin) e acabou de chegar do Fórum Social Mundial na Tunísia e vai conversar com a gente sobre essas questões e relações. Ele é monge beneditino, foi colaborador de Dom Helder e assessora as comunidades de base e os movimentos populares. É membro do Grupo de Estudo sobre Transdisciplinaridade e Diálogo do nosso Observatório das Religiões.

..

Veja aqui um trecho do livro de Marcelo

Saiba mais aqui do Fórum Social Mundial

Descubra aqui os desafios dos fundamentalismos

LIVROS E DEBATE NA SEMANA COMBLIN

Dando continuidade à Semana de Estudos José Comblin, foi realizado na noite desta quinta-feira(4), no auditório CTCH (bloco B), o lançamento dos livros: Lideranças Católicas no Brasil, organizado pelos professores Newton Darwin de Andrade Cabral (membro do corpo docente da Universidade Católica) e Sylvana Maria Brandão de Aguiar (professora da Universidade Federal de Pernambuco); Padre José Comblin, de Monica Maria Muggler (missionária leiga na Diocese de Barra na Paraíba); e Espiritualidade e Sagrado no Mundo Cibernético, organizado por Emerson José Sena e Valter Avellar. Em seguida aconteceu o segundo debate da Semana de Estudos. Dessa vez, entre a missionária Monica Maria Muggler e a irmã Celina de Paudalho (ambas trabalharam e seguiram Comblin ao longo de sua trajetória no Brasil), que dividiram relatos e lembranças do padre e de sua forma de trabalhar e lidar com as pessoas.

O lançamento teve início às 18h30 abrindo a palavra para os autores e organizadores, que apresentaram suas respectivas obras para o público. O primeiro a falar foi o mestre em Ciências da Religião e coordenador do EAD da Unicap, Valter Avellar. Seu livro: Espiritualidade e Sagrado no Mundo Cibernético – questões de método e vivência em Ciências da Religião; procura estudar e compreender o fenômeno religioso (de cristãos e de outros grupos religiosos) na internet, reunindo artigos e textos de diversos colaboradores. Em seguida foi a vez do professor Newton Cabral apresentando o livro Lideranças Católicas no Brasil – trajetórias, narrativas e memórias. O livro reúne artigos de alunos de mestrado, orientados e co-orientados pelo professor, que remetem às grandes figuras religiosas da Igreja Católica que exerceram papéis de liderança popular na história brasileira, dentre eles Dom Helder Camara e Padre Cícero. Por último, a missionária leiga Monica Maria Muggler lançando o livro Padre José Comblin – uma vida guiada pelo espírito. O livro conta a trajetória de vida e espiritual do padre José Comblin segundo as pessoas que o acompanharam durante seus anos de trabalho no Brasil.

Em seguida, teve início o segundo de três debates programados, reunindo a irmã Celina de Paudalho e a missionária Monica Maria Muggler. Ambas trabalharam e acompanharam de perto os trabalhos ligados à espiritualidade e de cunho social realizados por Comblin. Ao longo do debate, lembraram momentos e histórias que vivenciaram ao lado do padre.

A Semana de Estudos José Comblin é uma realização do Núcleo de Estudos José Comblin, em parceria com o Instituo Humanitas Unicap, Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco. O evento contou com o apoio do Grupo Igreja dos Pobres – UFPB e do Museu-Parque das Religiões de Pernambuco.

Publicado originalmente em Boletim UNICAP.

ESPÍRITO SANTO EM COMBLIN

Boletim Unicap

O professor da Universidade Federal da Paraíba Alder Júlio ministrou nesta terça-feira (03) a primeira oficina da Semana de Estudos José Comblin, que acontece na Unicap até o dia 05, com atividades durante todo o dia. O professor abordou na apresentação as ideias do teólogo belga a respeito do Espírito Santo. Segundo Alder Júlio, a proposta “é pensar o legado de José Comblin, em particular a presença do Espírito Santo na Igreja e no mundo; explicar como essa figura profética conseguiu, ao longo da sua trajetória, entender e ajudar a entender a ação do Espírito Santo no mundo”, explicou.

Na metodologia da oficina, o professor organizou a apresentação de acordo com os seguintes pontos: um apanhado biográfico do teólogo, uma abordagem sobre a ação do Espírito Santo no mundo, a inventividade de Comblin e os desafios que as ideias do pensador impõem aos dias atuais. Outras oficinas estão sendo realizadas durante a Semana de estudos, discutindo temas como Metodologia Teológica e Pastoral Urbana em José Comblin.

COMEÇAM DEBATES NA SEMANA COMBLIN

Teve início na noite desta quarta-feira(3) o primeiro de uma série de debates da Semana de Estudos José Comblin, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Pernambuco, que reuniu os historiadores e teólogos Eduardo Hoornaert e Marcelo Barros. O debate dá continuidade às atividades da semana de estudos, que seguirá até a sexta-feira (5).

O primeiro debate tratou do caráter religioso e político da obra do padre e teólogo José Comblin. Ao longo do debate os convidados Eduardo Hoornaert e Marcelo Barros fizeram considerações a respeito de suas ideias inovadoras e revolucionárias.

Jose Comblin Nascido na Bélgica em 1923, foi um dos principais teóricos da Teologia da Libertação em atuação na América Latina. Sua obra progressista e bastante polêmica defendia, sob um olhar humanitário, que a fé deveria ser refletida criticamente a partir da realidade dos pobres. Faleceu em 2011 aos 88 anos.

Publicado originalmente em Boletim UNICAP.

SEMANA DE ESTUDOS JOSÉ COMBLIN

SEMANA DE ESTUDOS JOSÉ COMBLIN
“Religiões, identidades e diálogos: perspectivas a partir do teólogo José Comblin”
RECIFE, UNICAP, 3 A 5 DE SETEMBRO DE 2014

 

jose_comblinHá grupos de estudo sobre o pensamento do padre José Comblin em várias Universidades e Comunidades. No Nordeste brasileiro, esses grupos já se reuniram por três vezes na Universidade Federal da Paraíba e aí, em João Pessoa, na III Semana de Teologia José Comblin, em 2013, discutiu-se a possibilidade desse evento se multiplicar por outros centros acadêmicos nordestinos, sobretudo em Recife e Fortaleza. A UNICAP assumiu o desafio e convida os estudiosos da religião para uma Semana de Estudos sobre a teologia socialmente engajada de Comblin, em setembro de 2014.

Com efeito, desde 2013, o Núcleo de Estudos José Comblin reúne na Universidade Católica de Pernambuco as pessoas interessadas na reflexão crítica sobre o pensamento desse grande teólogo e na reflexão sobre a missão cristã no mundo, tomando por base as ideias e o testemunho do Padre Comblin. Ele deixou na UNICAP não apenas a sua grande biblioteca, mas também muitos amigos, com a tarefa de continuar semeando uma espiritualidade libertária e compromissada.

Por isso, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Católica de Pernambuco abriu no “Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos”, registrado no CNPQ, uma linha de pesquisa sobre o Pensamento de José Comblin. Esse Grupo, partindo da constatação da complexidade de performances do cenário religioso atual, propõe-se a analisar os deslocamentos religiosos, dando ênfase às várias tentativas de configuração de diálogo inter-religioso, bem como às novas gramáticas constitutivas das identidades religiosas.

Com essa linha de pesquisa sobre o Pensamento do Padre Comblin, que estrutura o Núcleo de Estudos que leva o seu nome, especial destaque tem se dado à colaboração da sua teologia e da sua história para a reflexão sobre as identidades e alteridades que as religiões promovem. A Semana de Estudos na UNICAP, então, servirá para o compartilhamento desses estudos e pesquisas com pensadores de outras regiões e especialidades.

 

Veja a programação e faça a sua inscrição por aqui.

Veja aqui a preparação para o evento no Face.

 

REVISTA DE BÍBLIA EM HOMENAGEM A COMBLIN

Número: 119. • Data: Jul/Set 2013

Editora Vozes

A esperança de um mundo novo:

Estudos Bíblicos em memória do profeta José Comblin

 

SUMÁRIO

EDITORIAL, 239

ARTIGOS

Adenilton Tavares de Aguiar. Engajamento social e compaixão solidária: Carta de apelo a um rico dono de escravos, 241.

Aíla Luiza Pinheiro de Andrade. O sacdrdócio de Cristo e a laicidade do sacerdócio conforme a Carta aos Hebreus, 248.

Jair Rodrigues Melo. A simbologia da resistência política em textos sagrados: Hermenêutica a partir de Ap 17, 1-18, 257.

João Luiz Correia Júnior. Os fundamentos do amor solidário para com os pobres. Estudo da bem-aventurança de Mt 5, 3 em homenagem ao teólogo José Comblin, 266.

José Artur Tavares de Brito (Artur Peregrino). O Evangelho do Padre Comblin, 280.

José Comblin (in momeriam). Cidadania, lei e liberdade, 293.

José Raimundo Oliva. A boa-nova que tudo renova. Um olhar a partir de Jesus. “Quem é que dizem que eu sou?” (Mc 8, 27-30), 305.

Sebastião Armando Gameleira Soares. Três palavras que fazem lembrar o Pe. José Comblin, 317.

 Lançamento:

Data: Quinta-feira, 22 de maio
Horário: Das 17h30 às 18h30
Local: Espaço Loyola, térreo do bloco B da UNICAP.

 

COMEÇAM OS ESTUDOS DO NÚCLEO COMBLIN

O Núcleo de Estudos José Comblin reúne na Universidade Católica de Pernambuco as pessoas interessadas na reflexão crítica sobre o pensamento desse grande teólogo e na reflexão sobre a missão cristã no mundo, tomando por base as ideias e o testemunho do Padre Comblin (saiba mais por aqui).
Nesta quarta (25/09) ocorreu o primeiro encontro do Núcleo, com apresentações dos participantes e das suas expectativas, visualização das obras de Comblin e discussão dos objetivos do projeto. Foram recolhidas três propostas de encaminhamentos dos estudos:
  • organização de glossário temático sobre o pensamento de Comblin, a começar pelo verbete Religião
  • redação de uma síntese do seu livro póstumo, costurando as suas diversas versões por unidades temáticas
  • levantamento da evolução do pensamento do Padre José a partir dos seus artigos na REB
Foi distribuído um texto com citações do livro O Espírito Santo e a tradição de Jesus, que servirá de mote para o começo da próxima reunião, dia 30 de outubro às 17h no laboratório do Mestrado em Ciências da Religião. Nessa reunião se decidirá a melhor proposta de encaminhamento e serão distribuídas as tarefas de estudo.
O grupo presente está na expectativa de que o Simpósio do Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos, no dia 1º de novembro, na UNICAP, discuta o pensamento de Comblin e resulte em uma publicação. Foi anunciado também que está sendo montado o laboratório de história para prosseguimento da digitalização/disponibilização dos arquivos pessoais de Comblin.
O grupo também se articulou para participar da III Semana Teológica Pe. José Comblin, que terá lugar no auditório do Centro de Educação da UFPB, em João Pessoa, de 22 a 24 de outubro (veja a programação por aqui). O tema geral será “O Espírito Santo e a Missão: o Profetismo das Juventudes”, e o evento é promovido pelo movimento Kairós-Nós também somos Igreja, Livraria Paulinas, Núcleo de Cidadania e DH e Setor de Comunicação da UFPB e Grupo Igreja dos Pobres. Uma das propostas que levamos é que essa Semana circule também pelo Recife e por Fortaleza.