PANDEBINGO: INICIATIVA CRIATIVA LEVA LAZER AOS IDOSOS

O Bingo é um dos jogos mais populares entre os idosos, e nada melhor do que trazer esta boa opção de lazer para as possibilidades da atual quarentena. Foi analisando esse contexto, que o aposentado Guilherme Garganttini de 80 anos, e a Webdesigner Monika Dubko, criaram o pandebingo, uma espécie de bingo virtual.

A atividade faz parte do projeto Divertidosos, criado pela dupla em 2013, um site criado com o intuito de incluir os idosos no direito ao acesso aos meios digitais, “Através da tecnologia, nos encontramos. E quando fazemos nossos passeios, socializamos, “como está descrito no próprio site.

O pandebingo consiste numa versão diferenciada do tradicional bingo, pois é realizado via chamadas de vídeo, e conta com presentes doados pelos “divertinautas”, como são chamados quem participa do portal. Segundo Guilherme, a iniciativa já alcançou mais de 50 pessoas e o sucesso é “estrondoso”, como ele disse em recente entrevista a ONU Brasil.

Os brindes são entregues na casa dos ganhadores, seguindo todos os protocolos de higiene, e está sendo muito importante para a saúde mental dos idosos. Segundo Monika, a quarentena deixou muita gente deprimida, “Essa foi a alternativa que a gente encontrou para pelo menos poder voltar a se reunir e a se integrar, porque todos estavam sentindo a mesma coisa: uma falta tremenda de falar com os amigos”, disse, numa entrevista ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Os Idosos fazem parte do grupo de risco da covid-19. Em maio, a ONU divulgou um relatório contendo recomendações para proteger os mais velhos, revelando que eles precisam de apoio. Atitudes como o pandebingo provam que com criatividade é possível utilizar a tecnologia para criar métodos de lazer que influenciam positivamente na saúde mental dessa parcela de pessoas que necessitam de um acompanhamento especial durante a pandemia e que devem ter seus direitos respeitados.

📝: Ernani Tavares
📸: Revista AZ

Deixe um Comentário