75 anos da ONU: que papel ela cumpre hoje?

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional que foi fundada em 1945. Atualmente é composta por 193 Estados Membros e sua missão e trabalho são guiados pelos propósitos e princípios contidos em sua Carta de fundação.

A carta

A Carta das Nações Unidas foi discutida em detalhes durante a Conferência de São Francisco em 1945 e é um importante documento no que diz respeito ao reconhecimento e preservação dos direitos fundamentais do indivíduo do mundo pós-guerra, em que era preciso evitar que as atrocidades ocorridas durante a guerra fossem feitas novamente.

Seus objetivos principais são: o respeito aos direitos e liberdades fundamentais do indivíduo, a manutenção da paz e segurança internacional e promoção do desenvolvimento social, com melhorias nas condições de vida dos indivíduos.

75 anos da Carta

Pela primeira vez em 75 anos, líderes mundiais não se encontraram presencialmente em Nova York para o debate geral da Assembleia das Nações Unidas. Com o tema: “O futuro que queremos, as Nações Unidas que precisamos: reafirmando nosso compromisso coletivo com o multilateralismo”, chefes de Estado e governo enviaram seus discursos gravados para um debate virtual.

No evento, a ONU divulgou o resultado da consulta global sobre desafios e o futuro da organização. A consulta revela um forte apelo à ação sobre desigualdades e mudanças climáticas, bem como mais solidariedade.

Em meio à crise da Covid-19, a prioridade imediata é a melhoria de serviços básicos, como saúde, água potável, saneamento e educação, seguido por maior solidariedade internacional e maior apoio aos mais atingidos.

As principais preocupações são a crise climática e a destruição de meio ambiente. Outras prioridades incluem maior respeito pelos direitos humanos, resolução de conflitos, combate à pobreza e corrupção.

ONU Brasil

As Nações Unidas têm representação fixa no Brasil desde 1947. A presença da ONU em cada país varia de acordo com as demandas apresentadas pelos respectivos governos frente a Organização. No Brasil, o Sistema das Nações Unidas está representado por agências especializadas, fundos e programas que desenvolvem suas atividades em função de seus mandatos específicos.

A maioria dos organismos da ONU no Brasil tem sede em Brasília, porém existem outros com sedes no Rio de Janeiro e em Salvador.

 

Texto: Maria Luna

Foto: Rick Bajornas

Deixe um Comentário