Nenê do Zap: UNESCO e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal firmam parceria e promovem live sobre a importância da interação na Primeira Infância

Encontro virtual terá a presença de Bruno Gagliasso, Dira Paes e especialistas, que discutirão dicas e orientações para a relação de adultos com o universo infantil
Gerado em um Brasil pré-pandemia, o projeto Nenê do Zap nasceu para reforçar a importância da conversa e da interação para o desenvolvimento das crianças na Primeira Infância, do nascimento aos seis anos de idade. Gratuito, envia mensagens em áudio, vídeo e texto – via WhatsApp – para mães, pais e cuidadores interessados em informações e dicas para ajudar na relação dos adultos com bebês e crianças. Com a necessidade do distanciamento social, o Nenê do Zap passou a contar com especialistas para ajudar na missão de traduzir os efeitos desse momento no universo infantil e levar conhecimento para as famílias enfrentarem a pandemia.
Nesta quinta-feira, 6 de agosto, às 16h, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a UNESCO no Brasil, parceiras no projeto, promovem uma live. O bate-papo online vai discutir como o iniciativa pode ajudar a Primeira Infância e de que forma as famílias devem se adaptar ao fechamento de creches e unidades de educação durante a pandemia. O encontro virtual contará com a presença de Mariana Luz, CEO da Fundação, e Marlova Jovchelovitch Noleto, Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, além de vários convidados especiais. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição gratuita clicando aqui.
O Nenê do Zap vai receber, ao lado de Paula Perim, diretora de Comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e moderadora do evento, o ator e empresário Bruno Gagliasso – pai de Titi, 7 anos, Bless, 5 anos, e  Zyan, recém-nascido – e a atriz Dira Paes – mãe de Ignacio, 12 anos, e Martim, 4. Eles vão dividir com o público como é a comunicação com seus filhos e como as mudanças causadas pela pandemia vêm mudando essa relação (leia mais aqui).
Para compartilhar dicas e orientações, a live terá também a participação de dois especialistas. Pediatra e coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social do Departamento de Pediatria da Universidade de São Paulo (USP), a Dra. Ana Escobar vai falar sobre a importância da Primeira Infância na formação de cada indivíduo. Já Fernanda Lopes, psicóloga com formação em Psicanálise da Criança, aprimoramento em Psicologia aplicada à Nutrição e pós-graduação em Psicanálise da Parentalidade e Perinatalidade, vai abordar o desenvolvimento emocional da criança nessa fase e porque ele é determinante para os sentimentos de acolhimento, acompanhamento e amor.
Interação com os bebês – Segundo pesquisa do Ibope, encomendada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 53% da população brasileira não sabia que bebês começam a aprender antes dos seis meses de vida. Maryanne Wolf, professora de Educação e diretora do Centro de Dislexia da Universidade da Califórnia em Los Angeles, destaca que “se pudesse dar um único conselho para os pais, seria: fale com o seu bebê, cante para o seu bebê e leia para o seu bebê”.
Nenê do Zap – É um projeto sem fins lucrativos que incentiva a conversas e a interação de pais, mães e cuidadores com crianças do nascimento aos 6 anos. Usando as redes sociais de forma divertida, um personagem virtual, o Nenê do Zap, envia dicas de como interagir positivamente com bebês e crianças, além de dar informações sobre essa fase tão importante da vida.  As experiências e descobertas vividas na Primeira Infância são fundamentais para o desenvolvimento humano. Brincadeiras, afeto e conversas são tão importantes quanto cuidados básicos como saúde e higiene e devem ser estimulados desde a gestação. Com sua fofura e esperteza, o Nenê do Zap leva conteúdo sobre a infância e inspira os adultos a participar bem de perto da vida das crianças. O projeto conta com a curadoria de conteúdo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e da UNESCO no Brasil. Toda a conversa com o Nenê do Zap via WhatsApp é gratuita e para receber as mensagens em áudio, vídeo e texto, basta mandar um “Oi” para o número (11) 99743-8964.  O Nenê também está no Instagram e Facebook com conteúdos extras e conversas com especialistas.
Sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal – Fundada em 1965, a organização trabalha desde 2007 pela causa da Primeira Infância com o objetivo de impactar positivamente o desenvolvimento de crianças em seus primeiros anos de vida. As principais frentes de atuação da Fundação são a promoção da educação infantil de qualidade – creches para quem quer ou precisa e pré-escola para todos; fortalecimento dos serviços de parentalidade, para apoiar quem cuida; avaliação do desenvolvimento das crianças – o que não se pode medir, não se pode melhorar; e a sensibilização de toda a sociedade sobre o impacto, ao longo da vida, das experiências vividas na Primeira Infância.
————-

Informações para a imprensa sobre a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal:
Advice Comunicação Corporativa
E-mail: fmcsv@advicecc.com – Tel: (11) 5102 5251 | (11) 5102 5252
Contatos: 
Alexandre Moreno – celular: (11) 98374-4664
Fernanda Dabori – celular: (11) 99211-5097
Luana Rodriguez – celular: (11) 97308-9091
://mhttpsail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgxwJXLcWNzRvNnBzSFqVgPTjtvSG

Deixe um Comentário