IV ENCONTRO DE MUSEUS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO

Entre os dias 5 e 9 de agosto de 2019, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade/UFPE, em parceria com o Museu do Estado de Pernambuco/MEPE, vinculado à Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, estarão promovendo o IV ENCONTRO DE MUSEUS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO. Este evento terá um caráter internacional, através de uma parceria com uma equipe de investigadores vinculados ao grupo de pesquisa Patrimônios Locais e Governança (PALOC), baseado no Museu Nacional de História Natural / (Paris), vinculado ao IRD (Institut de Recherche Pour le Développemen,I da França.

Em um primeiro momento, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto, no MEPE, será realizada a segunda edição das Oficinas COLAM: “Coleções dos Outros e Memórias de Encontros: Objetos Etnográficos, Plantas e Narrativas”. O segundo momento acontecerá será nos dias 8 e 9 de agosto, com a realização das plenárias do IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco.

A primeira edição do Projeto COLAM foi realizada em maio de 2018, nas dependências do Museu Nacional de História Natural (Jardins des Plantes), no Musée du Quai Branly e no Museu de História Natural de Toulouse, na França. Nessa oportunidade, a oficina COLAM acontecerá como parte da programação do IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco, reunindo pesquisadores, antropólogos, museólogos e representantes dos povos Ka’apor (PA), Pankararu (PE), Rankokamekrá (MA), Tremembé (CE) e Tikuna (AM), que possuem objetos na Coleção Carlos Estêvão de Oliveira do Museu do Estado de Pernambuco. As oficinas COLAM, que terão um caráter restrito aos indígenas, antropólogos e equipe técnicas e de apoio, serão realizadas de forma colaborativa, possibilitando a produção de uma importante documentação e a construção de narrativas sobre os objetos etnográficos destes povos.

As plenárias do IV Encontro de Museus Indígenas, serão abertas ao público geral interessado, acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto. Ao grupo reunido nas oficinas COLAM se reunirão outros pesquisadores e indígenas, especialmente do Estado de Pernambuco e da região Nordeste do Brasil. Serão realizadas “Mesas Técnicas” que proporcionarão um debate para discutir estratégias, as situações particulares dos museus indígenas e suas relações com museus etnográficos. Este IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco reunirá pesquisadores do Brasil e França, indígenas de diversos povos, gestores públicos, profissionais, estudantes e outros interessados, para dialogar sobre ações colaborativas e gestão compartilhada de coleções etnográficas e acervos, museologia indígena, autogestão museológica, propriedade intelectual, saberes e conhecimentos tradicionais, políticas públicas museológicas, entre outros temas correlatos ao debate sobre museus, memória e patrimônio entre povos indígenas.

https://sites.ufpe.br/museusindigenaspe/

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.