Biblioteca Central da Unicap
Isso não é uma biblioteca é um lugar sem fronteiras

Política de Aquisição

A política de Desenvolvimento do Acervo, aprovada através da Resolução nº 022/2006 do CONSEPE é centralizada e dá-se através das sugestões dos professores encaminhadas à Biblioteca em formulário próprio assinado pelo Coordenador do curso e Diretor de Centro.

Clique aqui para baixar o formulário.

Essa política tem em vista o maior envolvimento dos professores na seleção do acervo, bem como o comprometimento maior das unidades organizacionais no gerenciamento dos recursos disponíveis. Também são consideradas as sugestões dos usuários alunos e dos Bibliotecários, principalmente, os de atendimento ao público.

O fato de as aquisições da Biblioteca se nortearem pelas indicações dos professores garante a correlação pedagógica entre o acervo e os cursos/programas da Universidade. Todas as solicitações de compras da bibliografia básica e complementar são atendidas.

Para duplicação da quantidade de exemplares, também são consideradas estatísticas de reservas do mês.

A atualização do acervo passa por um programa de aquisição permanente, através de compras, doações e permutas. O intercâmbio é intensivo com Periódicos nacionais e estrangeiros, através da troca com títulos editados pela UNICAP. O controle  e  acompanhamento  do  acervo está sendo efetuadopelos Pró-reitores Acadêmico e Administrativo, com o objetivo de ordenar o crescimento racional, assegurando consistência e equilíbrio no desenvolvimento dos recursos informativos; compor uma coleção com alto grau de excelência, tanto qualitativa quanto quantitativa, da forma que melhor atenda aos interesses da comunidade universitária da UNICAP.

Todo acervo adquirido é registrado, catalogado e classificado na Biblioteca Central e encaminhado as coordenações de cursos quando solicitado. A aquisição de Periódicos está condicionada ao parecer dos coordenadores de cursos, com base nas estatísticas anuais de uso fornecidas pela Biblioteca.

Eventualmente a Biblioteca adquire Coleções Especiais que pertenceram a pessoas com destacada atuação profissional ou acadêmica. Essas coleções, além de conter obras raras, trazem a marca de seus organizadores, entre eles pessoas da maior expressão nos campos  jurídico, político, da sociologia e da literatura.

Para atendimento aos professores/pesquisadores, mestrandos e alunos engajados nos projetos de pesquisa, a Universidade investe em programas de cooperação bibliográfica e aquisição de bases de dados.

Translate »