logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 - Ano 9

Presidente do Ilê Aiyê visita a Católica
Por Líltih Perboire

O Carnaval chegou e a Universidade Católica de Pernambuco trouxe o presidente do Bloco Carnavalesco e Cultural “Ilê Aiyê”, Antônio Carlos do Santos “Vovô”, para estreitar os laços entre a cultura pernambucana e a baiana. O encontro foi na manhã desta quinta-feira (11), na sala da Pastoral.

Durante a visita, os integrantes do Ilê Aiyê foram recebidos, com um grande tributo, pelos Tambores D’Olorum e pela rainha do maracatu de Pernambuco, Mãe Elda. Logo depois, os presentes participaram de uma roda de conversa sobre educação e cultura afro pernambucana. Estavam presentes o Pró-Reitor Comunitário, Padre Miguel; o Coordenador da Pastoral, Padre Mota; o Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena da Unicap (NEABI/UNICAP), Padre Clóvis; o Mestre Corisco e alguns representantes de vários setores da Católica.

Na ocasião, foi anunciada a parceria entre o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena da Unicap (NEABI/UNICAP), a Secretaria de Promoção de Igualdade Racial de Pernambuco, com o apoio do secretário Jorge Arruda, e o Bloco Carnavalesco e Cultural “Ylê Aiyê”. Outro motivo do encontro foi o acordo para que o caderno pedagógico elaborado pelo bloco seja produzido este ano na Católica junto com a Secretaria de Promoção da Igualdade Social.

Na homenagem, o presidente e fundador do Ilê Aiyê, conhecido como Vovô, falou sobre a parceria. “Pernambuco e a Bahia têm uma cultura muito parecida. Mas, em algumas ocasiões, temos a impressão que existe uma rivalidade entre os dois estados, e não pode ter isso, afinal somos irmãos e temos a mesma base”, referindo-se à herança africana que Pernambuco e a Bahia carregam.

Este ano, o enredo do bloco vai homenagear Pernambuco, com o tema: “Pernambuco: uma nação africana”. Cerca de 80 pernambucanos irão participar dos desfiles em Salvador. O Ilê Aiyê é o mais antigo bloco afro do carnaval de Salvador. Fundado em 1974, em plena ditadura militar,  o Ilê torna-se o primeiro bloco afro do Brasil e hoje constitui um grupo cultural de luta pela valorização e inclusão da população afro-descendente, inspirando a criação de muitos outros grupos culturais no Brasil e no mundo, tornando-se uma referência de trabalho para a juventude.

No fim da manhã, todos foram almoçar com o prefeito da Cidade do Recife, João da Costa, no Alto José do Pinho, onde a festa continuou com muita música e animação.

Reitor da Unicap participou de missa na UFPE em homenagem a estudante assassinado
Por Victor Bastos

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participou nesta quinta-feira (11) da missa em homenagem ao universitário Alcides do Nascimento Lins, que foi assassinado na porta de casa, na Vila de Santa Luzia, comunidade carente do bairro da Torre, no último sábado (06). A Celebração Eucarística foi realizada na área externa do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), às 10h, e foi presidida por Padre Romeu da Fonte, da Paróquia da Torre, e teve a participação de Padre Teixeira.

A missa também prestou homenagem a outra vítima da violência. O auxiliar administrativo da Faculdade de Direito do Recife Jackson Ramos da Soledade também foi assassinado, na última segunda-feira, durante o desfile de um bloco de carnaval no bairro de Rio Doce, em Olinda. Em seguida, houve uma passeata chamada de Ato pela Vida, que teve a participação de professores e alunos da UFPE, UFRPE, UPE, Unicap e Hemope, além de pessoas da Vila de Santa Luzia e autoridades presentes.

Padre Romeu da Fonte, que acompanhou Alcides desde pequeno na Igreja da Torre, contou que o jovem era, acima de tudo, uma pessoa de coração puro. “Homem de fé, paz e amor. Fazia tudo pela vida, por sua comunidade, pela paróquia e por sua universidade. Tenho certeza que ele está ao lado de Deus”, disse emocionado.

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, que também celebrou a missa em homenagem a Alcides, falou do exemplo de vida deixado pelo estudante. “Ele nos deixa uma grande lição, pois venceu muitas barreiras e desafios para chegar onde queria. Essa é uma convocação de Alcides para dizer um basta a uma sociedade como a nossa”, declarou.

O Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Amaro Lins, relatou emocionado a convivência e a admiração por Alcides. “Só tenho a agradecer toda sua solidariedade. Desde que ele chegou à universidade, eu sabia que era uma pessoa especial. Seu exemplo nunca morrerá, todos devem seguir seu pensamento sobre os estudos e a família. Alcides representa todos os anseios de um país, por isso devemos mudar o Brasil por ele”, afirmou.

Depoimentos:

Claudionora da Silva Lins, irmã de Alcides – “Ele era um exemplo para todos, sempre vai ser. Conseguiu realizar um sonho que qualquer pessoa tem, era realmente especial.”

Henrique, amigo de infância de Alcides – “Tudo o que ele fazia era para o bem da família, dos amigos e pessoas que estavam próximas dele. Podem ter certeza que o sonho de Alcides não parou, pois ele sempre pensava e fazia tudo para o futuro”.

Joelma Maria da Silva, professora de química do ensino de médio da escola Martins Junior – “Falar de Alcides é simples, é falar do sonho de todo aluno pobre. Lembro que a primeira coisa que ele me perguntou foi se tinha condição de passar no vestibular. A resposta todos já sabem. Porém, infelizmente existe dentro da escola pública o herói e o vilão, e temos que mudar isso. Espero que ele tenha transformado tudo, e que possam existir muitos Alcides na nossa sociedade”.

Fábio Luciano, estudante do 7º período de Fisioterapia da Unicap e amigo de infância de Alcides – “Na quinta-feira tivemos uma conversa sobre nossos sonhos e realizações. Nós combinamos que iríamos para a missa no domingo para relembrar nossa infância e tirar uma foto, que infelizmente nunca mais vai acontecer. Lembrem do Alcides como um sonhador, uma pessoa que pensava no outro e queria mudar o mundo”.

Heraldo Fonseca, representante do Diretório Acadêmico de Biomedicina – “O que preocupa é o sentimento ruim que muitos aqui estão sentindo. Lembrem que isso não seria o que Alcides iria fazer. Ele foi um exemplo para todos. É isso o que deve ficar na nossa memória. O que mais marcou nele foi sua educação, era uma pessoa fora de série”.

Ana Emília, responsável pelo Conexão do Saber – “Nosso programa faz realmente um diálogo entre a comunidade carente e a universidade, e ele era o maior exemplo disso. Nosso sentimento não pode ser o de revolta, mas temos que nos fazer uma pergunta: o que estamos fazendo para mudar? Todos deveriam pensar nisso, temos que fazer algo para mudar esse processo da sociedade”.

Cláudio Miranda, responsável pelo Instituto de Biomedicina – “Conheço ele desde que entrou na universidade, quando eu era coordenador. Convivi com ele todos esses anos e posso dizer que Alcides me ensinou muita coisa”.

Ângela Faria, coordenadora de Centro – “Ele participou da comissão da minha posse. Alcides era praticamente “o Senhor” dentro do Centro de Ciências Biológicas. Ele é o maior exemplo de inclusão social. Quando ele passava aqui nos corredores estava nos passando uma mensagem, ele estava dizendo que temos que mudar, olhar para os problemas da sociedade”.

Paula Loureiro, representante do Hemope – “Ele foi nosso bolsista e todos vibrávamos ao ver um aluno com o perfil de Alcides fazendo o que ele conseguia, ganhando uma bolsa de iniciação científica. Agora ele nos ensinou que não devemos apenas vibrar com o que chega na gente, e sim saber cuidar”.

Venha estudar na Católica com a sua nota do Enem
Por Elano Lorenzato

A Universidade Católica de Pernambuco, primeira instituição de ensino superior de Pernambuco a utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio em seus processos seletivos, irá realizar uma nova seleção, só por notas do Enem, neste mês de fevereiro. O objetivo é atender aos estudantes que fizeram o Enem 2009, cujo resultado foi divulgado no último dia 28.

As inscrições para a seleção poderão ser feitas, no site da Católica (www.unicap.br), entre os dias 12 e 22 de fevereiro. A taxa custa R$ 80,00.

O prazo máximo para a entrega da nota do Enem 2009 ou 2008, 2007 e 2006, acompanhado de cópia do boleto de pagamento da taxa de inscrição, quitado, na sede da Coave, é dia 23/02, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

No dia 24/02 será divulgada a lista dos classificados no processo seletivo, na mônita da Pró-reitoria Acadêmica, no térreo do bloco G, na Rua do Príncipe, 526, Boa Vista e no site da Católica.

A matrícula dos classificados será nos dias 25 e 26/02, no campus da Universidade Católica.

No dia 1° de março será entregue o certificado de matrícula.

Informações no site ou pelo telefone (81) 2119.4143

Clique aqui para ver o quadro de vagas.

Licenciaturas com financiamento facilitado pelo MEC

As mensalidades dos cursos de Licenciaturas são subsidiadas pela Católica. Mas este não é o único benefício disponível. Quem optar pelos cursos de licenciaturae conseguir o financiamento do Fies terá, ainda, uma outra vantagem: se atuar como professor na educação básica da rede pública, por no mínimo 20 horas semanais, terá a oportunidade de pagar os estudos com o trabalho. Para isso, o governo federal vai abater 1% da dívida para cada mês trabalhado. Além disso, o prazo para os estudantes pagarem o financiamento passa de duas vezes e meia para três vezes o tempo do curso. Mais informações sobre o Fies consulte o www.mec.gov.br/fies.

As vantagens de estudar na Católica

Bolsa de Assistência Social: Programa criado para atender ao aluno comprovadamente carente, que concede uma redução de 25% nas mensalidades.

Prouni (Programa Universidade Para Todos): É um programa do Ministério da Educação, que oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda e ainda não-graduados que tenham cursado o Ensino Médio na rede pública, ou particular com bolsa integral. A Católica aderiu ao Programa com bolsa de 100%.

Financiamento Estudantil (FIES):  É destinado a custear parte da semestralidade do aluno que esteja sem condições de se manter no curso. Os alunos contemplados poderão obter um financiamento de até 50%. É preciso apresentar um fiador. Mais informações no site:www3.caixa.gov.br/fies.  

Crédito Educativo Católica: É um financiamento de 25% resultante do convênio estabelecido com a Fundaplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil). É concedido a cada semestre letivo através do processo seletivo.

Programa Fidelidade: Redução de 10% sobre o valor da mensalidade dos alunos matriculados (as) na Unicap que também tenham parentes estudando na Católica.

MEC avalia a Católica como uma das melhores do País

Na primeira avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação em 2009, a Universidade Católica de Pernambuco alcançou conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5. De acordo com o MEC, instituições de ensino superior de excelência devem conquistar média 3. Descubra logo abaixo, os diferenciais que levaram a Católica a ser reconhecida como uma das melhores universidades do Brasil:

Biblioteca: A Biblioteca da Católica é a maior do Recife, com um acervo de mais de 141 mil títulos e 429 mil exemplares com salas de vídeo, cabines de áudio e acesso à Internet.

Núcleo de prática jurídica: A Católica possui 11 núcleos de prática jurídica, onde os alunos do curso de Direito prestam assistência jurídica gratuita à população de baixa renda, sob a supervisão de professores. Também criou, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o 1º Fórum Universitário do Recife.

Intercâmbio: A Unicap faz parte de uma rede formada por mais de 200 universidades do Brasil e do mundo. Os alunos da Católica podem fazer intercâmbio pagando o mesmo valor da semestralidade.

Esporte e Cultura: A Católica possui cinco grupos artísticos. Na área esportiva, são mais de 300 atletas atuando em modalidades como futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, basquete, judô, entre outras.

Clínicas e Laboratórios: A Católica dispõe de 115 modernos laboratórios equipados para atender as necessidades práticas dos cursos oferecidos pela Universidade; duas agências experimentais (Relações Públicas e Publicidade e Propaganda); uma empresa júnior; além de quatro clínicas (Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia), onde os alunos prestam atendimento à população. 

Pesquisa: A Católica tem investido cada vez mais em pesquisa. São vários grupos vinculados ao CNPq. Além disso, tem apostado na formação de jovens cientistas com bolsistas participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Missa na Igreja da Torre lembra universitário assassinado
Por Victor Bastos

O estudante do 7º período de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco Fábio Luciano Nascimento de Andrade convida os professores, alunos e funcionários da Unicap para a missa de 7º dia do estudante de Biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alcides do Nascimento Lins. A missa será realizada nesta sexta-feira (12), às 19h, na Igreja da Torre, e será presidida pelo Padre Romeu.

Fábio Andrade e Alcides Lins se conheceram no Grupo de Jovens da Paróquia da Torre. A amizade que durava mais de 10 anos foi interrompida tragicamente na última sexta-feira, quando o jovem estudante da UFPE foi assassinado dentro de casa, na Vila de Santa Luzia, no bairro da Torre.

“Uma pessoa de fé, educada e muito inteligente. Sua maior virtude era ouvir as pessoas, tudo que ele podia fazer para ajudar o próximo ele fazia”, lembra emocionado o amigo Fábio Andrade. Segundo o estudante de Fisioterapia da Unicap, Alcides poderia ser definido em uma palavra: “sonhador”.

Fábio conta que Alcides acreditava que o sonho e a esperança eram capazes de modificar a vida de qualquer pessoa. O estudante, ainda muito sensibilizado, diz que espera por justiça. “Todos estão muito sensibilizados, espero que todos possam rezar por nosso irmão”, afirma o estudante.

Ex-aluno de escola pública, Alcides do Nascimento Lins ficou conhecido nacionalmente por passar em primeiro lugar no vestibular de Biomedicina da UFPE em 2007. Humilde e sonhador, o filho de uma ex-catadora de lixo, Maria Luiza Ferreira do Nascimento, terminaria o curso este ano.

SinjoPE e Unicap discutem criação de especialização em História para jornalistas
Por Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (SinjoPE) estão concluindo conversações para a oferta de um curso de pós-graduação em História, em nível de especialização, destinado a jornalistas profissionais. O curso História para Jornalistas terá duração aproximada de um ano e meio e a proposta é que seja iniciado ainda no primeiro semestre deste ano. A criação do curso de pós-graduação em História focado para jornalistas depende apenas, agora, da tramitação e aprovação nas instâncias acadêmicas e administrativas da Unicap.

Reunião na tarde desta terça-feira (09/02), na Unicap, entre o professor do curso de História da Universidade e provável coordenador da especialização, Newton Cabral, o presidente do SinjoPE, Ayrton Maciel, e a assessoria de comunicação da Católica, deixou fechada a grade disciplinar elaborada pela instituição de ensino. As aulas ocorrerão por dois dias na semana, no horário das 8h30 às 12h30.

A grade abrange as disciplinas Formação do Brasil: construção de uma identidade; História do Brasil Contemporâneo; História de Pernambuco; História da América: dos processos de independência aos dias atuais; História da Europa: do período pós-guerras à contemporaneidade; História da África; Patrimônio Histórico e Cultural: legislação e desafios atuais; História, Literatura e Cinema; e A História na Ótica dos Jornalistas. E será finalizada com um Seminário de Monografia. Os professores são doutores, mestres e especialistas.

Tudo começou em julho de 2009. Naquela ocasião, o SinjoPE e a Coordenadoria da Pós-Graduação da Unicap iniciaram entendimento para a oferta de cursos de especialização para jornalistas. Uma pesquisa foi, então, elaborada e aplicada em redações de jornais, rádios, TVs e onlines. Ao todo, 179 jornalistas revelaram as demandas atuais da categoria por cursos de pós-graduação na área de especialização.

A tabulação das respostas levou à identificação dos sete cursos mais desejados de pós-graduação em nível de especialização. Segundo a ordem de escolha, foram eles: História (51 votos), Relações Internacionais (32), Ciência Política (29), Jornalismo Cultural (27), Estudos Cinematográficos (24), Comunicação Política (23) e Patrimônio Histórico (17). A alternativa "outros" recebeu 89 votos com variadas sugestões.

Coordenação Geral de Graduação lança novo canal de comunicação
Por Ana Luíza Madeiro

A Coordenação Geral de Graduação, que está sob o comando da professora Verônica Brayner, lançou esta semana um email (graduacao@unicap.br) por meio do qual os alunos poderão tirar dúvidas e dar sugestões. Quem precisar tratar de algum assunto pessoalmente com a nova coordenadora, basta ligar e agendar um horário. Mas é importante lembrar que todo e qualquer assunto, em princípio, deve ser conversado com o próprio coordenador de curso.

A equipe da Coordenação Geral de Graduação conta também com a professora Clarice Travassos Sobrinha e com a funcionária administrativa Cláudia Cristina.

A Coordenação Geral de Graduação fica localizada no 8º andar do bloco G4, setor D e fica aberta em dois horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Mais informações pelos telefones 2119.4291 ou 2119.4374.

Professores da Unicap lançam livro sobre Direitos Humanos
Por Ana Luiza Madeiro

Acaba de ser lançado o e-book “Direitos humanos: debates contemporâneos”. A obra foi escrita pelo diretor do Centro de Ciências Jurídicas, Jayme Benvenuto, pelas professoras Andréa Campos e Cecília MacDowell Santos e pelo Padre Ferdinand Azevedo, com contribuições de outros professores da Universidade Católica.  

Para acessar o e-book <clique aqui>

Assessor de Relações Internacionais vai participar de seminário no Itamaraty

O assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais e coordenador do Núcleo de Estudos para América Latina da Universidade Católica de Pernambuco, Prof Dr. Thales Castro, irá participar do II Seminário sobre Pesquisas em Relações Econômicas Internacionais, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a Fundação Alexandre Gusmão e com o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. O evento será realizado no dia 4 de março, na Sala San Tiago Dantas, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O seminário tem como objetivo dar seguimento à reflexão sobre a conjuntura e as tendências das relações econômicas internacionais e os desafios e oportunidades que se apresentam ao Brasil e com base nas pesquisas e trabalhos conduzidos nas principais instituições de pesquisa brasileiras,

Unicap promoverá curso de plantas medicinais
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá nos dias 23,25 e 26 de fevereiro o curso de plantas medicinais. As aulas que ocorrerão no Laboratório de Arqueologia, das 8h às 12h, serão ministradas pela coordenadora do Museu de Arqueologia, professora Maria do Carmo Costa. O curso de plantas medicinais abordará temas como cultivo, coleta, armazenamento, manipulação e efeitos tóxicos.

Os interessados deverão se inscrever até o dia 19, na Fasa Gráfica. As vagas são limitadas. Assim, apenas 30 alunos terão a oportunidade de fazer o curso. O valor é de R$ 30 e cada participante receberá uma apostila e um certificado de conclusão.

Museu de Arqueologia vai oferecer minicurso sobre a megafauna do pleistoceno

Laboratório e Museu de Arqueologia da Unicap vão promover o minicurso “Megafauna do Pleistoceno”, entre os dias 2 e 4 de março. As aulas serão realizadas das 8h às 12h, na sala 106 do bloco G. As inscrições custam R$ 20,00 e devem ser feitas na Fasa Gráfica. O minicurso tem a coordenação da Profª Drª Maria do Carmo Costa e apresentação de Joana Paula e Wagner Oliveira. Mais informações pelo fone 2119.4192.

Unicap receberá a visita de representantes da Spelman College
Por Ana Luíza Madeiro

A Universidade Católica de Pernambuco vai receber, na manhã do dia 10 de março, a professora Terezinha Galvão e uma comitiva da Spelman College, uma universidade localizada na cidade de Atlanta, nos EUA. O encontro tem o objetivo de reforçar o convênio e cooperação internacional entre as duas instituições.

A recepção inicial será na Assessoria de Relações Internacionais, localizada na sala 202, no 2º andar do bloco R, a partir das 9h, com a presença do assessor de Relações Internacionais, professor Thales Castro. Em seguida, os convidados visitarão o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, e, às 10h, serão encaminhados à sala do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, onde acontecerá a reunião.

Segundo o professor Thales Castro, a visita marca a importância da Semana da Mulher, onde terá uma série de eventos que visam ao fortalecimento e à valorização da mulher. “Teremos oportunidade de abrir caminhos de pesquisa mútua na área de gênero, etnorracial e afins”, explicou o professor.

A tradicional Spelman College foi fundada em 1881. Destinada a moças negras, a universidade foi criada com o objetivo de fortalecer a integração racial, que passava por grandes dificuldades no sul dos EUA naquela época. Possui mais de 2.100 estudantes, vindas de 41 diferentes estados dos EUA e de, aproximadamente, 15 países estrangeiros.    

Unicap receberá mais uma visita da Inholland University
Por Ana Luíza Madeiro

Trocar experiências e informações acadêmicas. É com essa proposta que o diretor da Inholland University, na Holanda, Sr. Geert Dales, e o vice-presidente das relações internacionais, Sr. Willen Viets, pretendem visitar a Universidade Católica de Pernambuco, na manhã do dia 22 de fevereiro.

“O objetivo maior do encontro é aprofundar e dar continuidade ao processo de integração que já existe entre as duas universidades e ampliar o convênio para outras áreas, inserindo não só alunos, mas professores e pesquisadores”, afirma o assessor de Relações Internacionais da Unicap, professor Thales Castro.

A primeira visita de representantes da Iholland University aconteceu em maio do ano passado, quando se discutiu a tentativa de se buscar meios de melhorar a interação entre as duas universidades.

A reunião acontecerá às 10h com a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, do Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, e do professor Thales Castro.

Ministério Público do Trabalho seleciona estagiário de jornalismo
Com informações da Assessoria de Comunicação do MPT

A Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região seleciona estagiário de jornalismo para assessoria de comunicação. Apenas uma vaga está disponível. Os estudantes interessados em concorrer devem ter cursado mais da metade do curso. As inscrições podem ser feitas a partir da segunda-feira, dia 8, na sede da entidade, na rua Quarenta e Oito, 600, Espinheiro. Para se inscrever é preciso que o candidato apresente cópias do histórico escolar, documento de identidade e CPF, além de uma foto 3x4.

O processo de seleção terá duas etapas. A primeira consiste na aplicação de prova objetiva, em que serão cobrados conhecimentos de língua portuguesa, atualidades e noções sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho, e subjetiva, com foco em redação jornalística. A segunda, e última, é uma entrevista. A prova acontece no dia 28 de fevereiro. A entrevista entre os dias 11 e 12 de março. A bolsa oferecida é de R$ 760. A carga horária diária é de quatro horas.

Clique aqui para mais informações >

Oportunidade de estágio para alunos de Ciências Contábeis
Por Victor Araújo

A empresa Portal Nova está oferecendo uma vaga para estudante ou profissional formado em Ciências Contábeis para auxiliar contábil. Os interessados deverão encaminhar currículo para carolina.trajano@portalnova.com.br até o dia 22. No e-mail deverá conter a pretensão salarial e o assunto: Auxiliar Contábil.

O selecionado receberá vale transporte, assistência médica, vale refeição, seguro de vida, e o salário será combinado no ato da contratação.

Como pré-requisitos, o profissional ou estudante deverá ter uma vivência comprovada em contabilização, planejamento tributário, nota fiscal emitida, descontos, recebimentos, conciliação bancária, análise de clientes e arquivo.

Espaço Criança Esperança de Olinda tem vagas para oficinas
Por Lílith Perboire

O Espaço Criança Esperança Olinda (ECEO) abriu vagas para oficinas que acontecem de segunda a sexta-feira na Universidade Católica de Pernambuco. Os interessados devem realizar a matrícula de 1º a 11 e 18 a 26 de fevereiro, de 8h às 12h e 13h às 16h no ECEO com toda documentação exigida.

As vagas são destinadas para estudantes de escola pública ou para bolsista integral em escola privada. É preciso ainda ter renda familiar de até três salários e residir no bairro de Rio Doce ou Ilha Santana. As oficinas começam no dia 1º de março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensão@unicap.br ou pelo fone (81) 2119 4242.

 Oficinas e Vagas disponibilizadas em 2010 pelo ECEO :

OFICINAS

Nº  VAGAS

DIAS

Voleibol

120

Terça e Quinta

Handebol

200

Segunda e Quarta

Natação

150

Terça e Quinta

Hidroginástica

60

Terça e Quinta

Basquete

75

Segunda e Quarta

Futebol de Campo

105

Segunda e Quarta

Karatê 

60

Terça e Quinta

Percussão 

120

Segunda e Quarta

Capoeira

120

Terça e Quinta

Teatro

120

Terça e Quinta

Informática Básica

135

Segunda e Quarta /Terça e Quinta

Pré-vestibular(*)

280

Segunda a sexta

Jovem Aprendiz(*)

20

Segunda a sexta

Computação Gráfica

15

Terça , Quinta e Sexta

(*) As aulas acontecerão na UNICAP, Rua do Príncipe, 526, Boa Vista – Recife.

Oportunidade de estágio para estudantes de Química e Física
Por Victor Bastos

A Unigape Consultoria em Estágios está selecionando estudantes do curso de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física para estagiar no período da manhã. Outras informações através dos telefones (81) 3421-2229 / 3231-3479 ou pelo portal www.unigape.com.

 

Confira mais notícias >

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000