logo
Busca 
No site da Católica
A Católica | Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Especialização | Admissão Extra Vesibular | Home | Login
Boletim Unicap
 
Boletim Unicap
Edições Anteriores
Minuto Unicap
Fotolog
Católica na Imprensa
Agenda

Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 - Ano 9

Presidente do bloco baiano “Ilê Aiyê” visita a Unicap nesta quinta-feira
Por Ana Luíza Madeiro

Carnaval também é época de conscientização. Este ano, o tema do carnaval do Bloco Afro Carnavalesco “Ilê Aiyê” será "Pernambuco: uma nação africana". O presidente do bloco, Antônio Carlos “Vovô”, fará uma visita à Universidade Católica de Pernambuco nesta quinta-feira (11), às 9h, na Sala da Pastoral, bloco A.

Na ocasião, será anunciada uma parceria entre o Comitê de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco (CEPIR/PE), tendo, à frente, o secretário Jorge Arruda, e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena da Unicap (NEABI/UNICAP), coordenado pelo Padre Clóvis. O objetivo é produzir os cadernos pedagógicos do Ilê Aiyê, número integralmente dedicado às culturas e manifestações culturais afro-pernambucanas.

“Essa homenagem desfaz a imagem que existe de que há uma rivalidade entre pernambucanos e baianos. Nós temos uma matriz cultural muito parecida e, por isso, precisamos nos ver como irmãos”, afirmou o Padre Clóvis.

Todos os anos, o bloco sai pela cidade de Salvador, na Bahia, denunciando o racismo na região. Desde 1974, é referência mundial no combate ao racismo e utiliza a educação como instrumento de inclusão social, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade. O bloco possui a Escola Mãe Hilda Jitolú, em homenagem à líder espiritual do grupo cultural Ilê Aiyê, localizada no bairro da liberdade, em Salvador.

Reitor participa nesta quinta-feira de missa na UFPE em homenagem a estudante assassinado
Por Ana Luíza Madeiro

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participará da missa em homenagem ao universitário Alcides do Nascimento Lins, que foi assassinado na porta de casa, na Vila Santa Luzia, comunidade carente do bairro da Torre, no último sábado (6). O crime chocou o país inteiro.

O estudante era filho de uma ex-catadora de lixo e cursava o 7º período de Biomedicina na Universidade Federal de Pernambuco. Ficou conhecido por ter sido o primeiro colocado da rede pública de ensino no Vestibular das Federais em 2007.

A missa acontecerá às 10h no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco. Em seguida, haverá um ato pela vida com a participação de professores, funcionários e alunos da UFPE, UFRPE, UPE, Unicap, além do Hemope.

Missa na Igreja da Torre lembra universitário assassinado
Por Victor Bastos

O estudante do 7º período de Fisioterapia da Universidade Católica de Pernambuco Fábio Luciano Nascimento de Andrade convida os professores, alunos e funcionários da Unicap para a missa de 7º dia do estudante de Biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alcides do Nascimento Lins. A missa será realizada nesta sexta-feira (12), às 19h, na Igreja da Torre, e será presidida pelo Padre Romeu.

Fábio Andrade e Alcides Lins se conheceram no Grupo de Jovens da Paróquia da Torre. A amizade que durava mais de 10 anos foi interrompida tragicamente na última sexta-feira, quando o jovem estudante da UFPE foi assassinado dentro de casa, na Vila de Santa Luzia, no bairro da Torre.

“Uma pessoa de fé, educada e muito inteligente. Sua maior virtude era ouvir as pessoas, tudo que ele podia fazer para ajudar o próximo ele fazia”, lembra emocionado o amigo Fábio Andrade. Segundo o estudante de Fisioterapia da Unicap, Alcides poderia ser definido em uma palavra: “sonhador”.

Fábio conta que Alcides acreditava que o sonho e a esperança eram capazes de modificar a vida de qualquer pessoa. O estudante, ainda muito sensibilizado, diz que espera por justiça. “Todos estão muito sensibilizados, espero que todos possam rezar por nosso irmão”, afirma o estudante.

Ex-aluno de escola pública, Alcides do Nascimento Lins ficou conhecido nacionalmente por passar em primeiro lugar no vestibular de Biomedicina da UFPE em 2007. Humilde e sonhador, o filho de uma ex-catadora de lixo, Maria Luiza Ferreira do Nascimento, terminaria o curso este ano.

Aniversário de Padre Miguel é comemorado com festa surpresa
Por André Amorim

Professores, funcionários, religiosos e parentes comemoraram, nesta terça-feira (09), o aniversário de 50 anos de idade, completados no dia 1º de janeiro, e o 16º ano de sacerdócio do Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins. Organizada pela funcionária da Pró-reitoria Comunitária (Procom), Antonieta Melo, a festa foi realizada no Espaço Loyola, térreo do bloco B.

Surpreso com a comemoração, em tom de brincadeira, Padre Miguel perguntou se as pessoas não estavam “um pouco atrasadas”. Para o Pró-reitor, quando uma pessoa gosta de outra não é preciso data certa para demonstrar. “O calendário do coração e do afeto não se prende a datas”, disse. Para Padre Miguel, a gratidão é o maior sentimento nesse momento. “Somos o que somos por conta do que as pessoas nos passam. O trabalho que faço tem a colaboração de todos, principalmente na Procom”, completou.

Em seguida, Antonieta Melo lembrou a trajetória do “menino levado” que nasceu em 1960, em Paulistana, interior do Piauí, e que iniciou sua carreira na Companhia de Jesus em 1982. Antonieta falou ainda sobre a formação em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 1985, e a conclusão nos cursos de Filosofia e Teologia pela Faculdade dos Jesuítas (Faje), em 1988. Em 1994 foi ordenado sacerdote na Paróquia de Cristo Rei, em Teresina, capital do Piauí. Em 2008, por fim, Padre Miguel assumiu a função de Pró-reitor Comunitário.

Depoimentos

“Bem-vindo à Universidade Católica, já que estamos sempre chegando em uma realidade que está mudando todos os dias, e que ele possa desenvolver todos os talentos dele em prol da comunidade universitária. Também desejo que ele possa estar sempre renovando as propostas da Procom.”- Padre Pedro Rubens, Reitor da Universidade Católica de Pernambuco.

“Parabéns pela idade bonita de sabedoria, já que está acumulando experiência, e que continue transmitindo, como sempre demonstrou, alegria. Que ele continue, também, celebrando na poesia que ele tanto gosta” – Padre Antônio Mota, coordenador da Pastoral Comunitária.

“Espero que ele prossiga como o sacerdote que ele é para sempre e que nada nem ninguém atrapalhe ele. Espero, também, que a Companhia de Jesus permita que ele continue dando prosseguimento ao trabalho dele nessa casa.”- Antonieta Melo, funcionária da Procom.

“Estou feliz por ele, por seu aniversário de 50 anos e, também, pelo aniversário de ordenação. Espero que ele continue sendo essa pessoa maravilhosa de quem todos tanto gostam.” – Lílian Martins, sobrinha do aniversariante.

Alunos de Engenharia Civil conhecem dia a dia da profissão
Por André Amorim

Na manhã desta quarta-feira (10), a turma do 1º período do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco assistiu a uma aula diferente. Ao invés dos habituais livros e cadernos, o único material obrigatório foi o capacete de segurança. Na aula de Introdução à Engenharia Civil, os alunos, acompanhados pelo professor Antônio Flávio, visitaram um canteiro de obras de um prédio em construção.

No canteiro de obras, localizada na Rua José de Holanda, no bairro da Torre, e que pertence à construtora Gabriel Bacelar, os alunos puderam conhecer o leque de atividades em que o profissional de engenharia pode atuar, além da fase inicial da construção de um edifício. Os estudantes foram recebidos pelos também alunos da Unicap, Sidnei Caldas, 8º período, e Tássio Cordeiro, 3º período, que estão estagiando na empresa.

Para o professor Antônio Flávio, mostrar aos alunos, desde o momento em que ingressam no Ensino Superior, o universo da profissão é algo que ajuda ao longo do curso. “As visitas são extremamente importantes no curso de engenharia. Em qualquer profissão eu acredito que seja, mas em Engenharia Civil é fundamental. Ficar apenas na teoria ou só praticando não é bom. O aluno deve aprender tudo na teoria para ir aplicando no dia a dia”, disse.

“A prática desde o início desperta para uma gama vasta de opções. Levamos os alunos para obras de diferentes tipos e fases, firmas de projetos e outros locais para que os alunos comecem a conhecer e se identificar com as diferentes áreas de atuação”, completou. O professor explicou ainda que, normalmente, o aluno só conhece com mais profundidade as áreas onde pode atuar depois da metade do curso. “O que eles veriam no 10º período se vão querer trabalhar ou não, eles já têm uma noção desde agora”, disse.

Para Sidnei Caldas, aluno da Unicap que realiza estágio na obra visitada, e que, quando cursou o 1º período, também participou de visitas promovidas pela cadeira de Introdução à Engenharia Civil, é a partir desses contatos que o estudante começa a pensar em que atuar. “A partir de então você vai ver em que área dentro da construção civil seu perfil se encaixa, como na medicina que tem muitas áreas”, disse.

Adenilton Carvalho e Renata Mirelly, estudantes do 1º período, compartilham da mesma ideia dos professores. Para o primeiro, com a visita você acaba conhecendo os “vários leques da profissão e se identificando com alguma área.” Para Renata, “a engenharia tem muitas áreas, mas é assim que se identifica a área  na qual deseja trabalhar.”

Conferência de teologia discute o papel simbólico do dinheiro
Tércio Amaral

Suor e muito esforço. Esses são os verdadeiros sinônimos do trabalho que, por sua vez, gera emprego e renda. Mas existe um símbolo que representa o resultado de uma vida repleta de tarefas e, ao mesmo tempo, é o objeto de desejo de boa parte da sociedade capitalista mundial: o dinheiro. Os caminhos entre o capital e o religioso foram discutidos na conferência “Economia e vida: o simbolismo religioso do dinheiro”, do professor Drance Elias da Silva, na noite desta terça-feira (9), no auditório do CTCH.

Uma das polêmicas do encontro foi o caso das doações em dinheiro de fiéis para sua igreja ou congregação religiosa de origem. Elias da Silva lembrou de um passado pouco recente, a Idade Média, na qual, a Igreja Católica, acostumada com as trocas de objetos e alimentos, condenava o uso do dinheiro para gerar dinheiro. “Ser pobre sempre foi algo recomendado pela Igreja naquela época. No cristianismo da Idade Média a riqueza era associada ao diabo e outros elementos negativos com o argumento principal de que o dinheiro não produzia por si mesmo, pois era estéril”, disse.

De objeto de especulação por não gerar riquezas ou distribuição de renda, o dinheiro, com o passar dos anos e o crescimento de novas Igrejas, sobretudo protestantes, passou a representar, pelo gesto da doação, um ato de fé. “Nos rituais neopentecostais, o dinheiro é apresentado, nomeadamente, como uma ferramenta de Deus. Ao desprender-se daquilo que o impede de ofertar, o fiel revigora-se com o poder superior, que o abençoará com abundância. Trata-se de uma verdade inerente a uma determinada práxis religiosa, a qual, sem dúvidas, encanta”, afirmou o professor.

Engana-se aquele que restringe o estudo da teologia apenas aos fenômenos religiosos. O professor Drance Elias da Silva propôs soluções na utilização do dinheiro, a exemplo da instrumentalização do capital para a distribuição de renda. “Nós mesmos, às vezes, fazemos compras numa grande rede estrangeira de supermercados que fica longe de nossa casa. Poderíamos, entretanto, ser adeptos da economia solidária. Ou seja, você pode comprar num mercadinho ao lado de sua casa, no seu bairro, e gerar riquezas na sua comunidade”, defendeu.

E foi nesse sentido que a conferência destacou os dados do relatório da “Situação Mundial das Cidades 2006/2007” do Programa da Organização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (UM-Habitat), divulgados recentemente no Jornal do Commercio. Pois, sem a distribuição de renda, fenômenos sociais, como as favelas, poderão dominar a paisagem das cidades dos países em desenvolvimento, a exemplo do Brasil. Com taxa de crescimento de 1,78% ao ano, o número de habitantes das cidades passará, em 2007, para 3,27 bilhões, dentro de uma população de 6,45 bilhões. Até 2030, 5 bilhões de pessoas viverão nos centros urbanos. Em contrapartida, a população rural deverá crescer em ritmo menor, em torno de 0,32%, perdendo 155 milhões de pessoas nas próximas décadas.

“Frente à iminência de tal realidade, podemos afirmar que, em face da pobreza das populações, as religiões tendem a prosperar. Esses dados com certeza indicam que os marginalizados estão ficando social e culturalmente para trás, mas também que tal realidade é terra fértil para o aparecimento de novas formas de religiosidade e aprofundamento e dinamização das que já existem”, refletiu Drance Elias.

Durante a conferência ainda foi exibido o filme do pré-lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, que coincidiu com a aula inaugural do curso de Teologia, no turno da noite.

SinjoPE e Unicap discutem criação de especialização em História para jornalistas
Por Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (SinjoPE) estão concluindo conversações para a oferta de um curso de pós-graduação em História, em nível de especialização, destinado a jornalistas profissionais. O curso História para Jornalistas terá duração aproximada de um ano e meio e a proposta é que seja iniciado ainda no primeiro semestre deste ano. A criação do curso de pós-graduação em História focado para jornalistas depende apenas, agora, da tramitação e aprovação nas instâncias acadêmicas e administrativas da Unicap.

Reunião na tarde desta terça-feira (09/02), na Unicap, entre o professor do curso de História da Universidade e provável coordenador da especialização, Newton Cabral, o presidente do SinjoPE, Ayrton Maciel, e a assessoria de comunicação da Católica, deixou fechada a grade disciplinar elaborada pela instituição de ensino. As aulas ocorrerão por dois dias na semana, no horário das 8h30 às 12h30.

A grade abrange as disciplinas Formação do Brasil: construção de uma identidade; História do Brasil Contemporâneo; História de Pernambuco; História da América: dos processos de independência aos dias atuais; História da Europa: do período pós-guerras à contemporaneidade; História da África; Patrimônio Histórico e Cultural: legislação e desafios atuais; História, Literatura e Cinema; e A História na Ótica dos Jornalistas. E será finalizada com um Seminário de Monografia. Os professores são doutores, mestres e especialistas.

Tudo começou em julho de 2009. Naquela ocasião, o SinjoPE e a Coordenadoria da Pós-Graduação da Unicap iniciaram entendimento para a oferta de cursos de especialização para jornalistas. Uma pesquisa foi, então, elaborada e aplicada em redações de jornais, rádios, TVs e onlines. Ao todo, 179 jornalistas revelaram as demandas atuais da categoria por cursos de pós-graduação na área de especialização.

A tabulação das respostas levou à identificação dos sete cursos mais desejados de pós-graduação em nível de especialização. Segundo a ordem de escolha, foram eles: História (51 votos), Relações Internacionais (32), Ciência Política (29), Jornalismo Cultural (27), Estudos Cinematográficos (24), Comunicação Política (23) e Patrimônio Histórico (17). A alternativa "outros" recebeu 89 votos com variadas sugestões.

Coordenação Geral de Graduação lança novo canal de comunicação
Por Ana Luíza Madeiro

A Coordenação Geral de Graduação, que está sob o comando da professora Verônica Brayner, lançou esta semana um email (graduação@unicap.br) por meio do qual os alunos poderão tirar dúvidas e dar sugestões. Quem precisar tratar de algum assunto pessoalmente com a nova coordenadora, basta ligar e agendar um horário. Mas é importante lembrar que todo e qualquer assunto, em princípio, deve ser conversado com o próprio coordenador de curso.

A equipe da Coordenação Geral de Graduação conta também com a professora Clarice Travassos Sobrinha e com a funcionária administrativa Cláudia Cristina.

A Coordenação Geral de Graduação fica localizada no 8º andar do bloco G4, setor D e fica aberta em dois horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Mais informações pelos telefones 2119.4291 ou 2119.4374.

Professores da Unicap lançam livro sobre Direitos Humanos
Por Ana Luiza Madeiro

Acaba de ser lançado o e-book “Direitos humanos: debates contemporâneos”. A obra foi escrita pelo diretor do Centro de Ciências Jurídicas, Jayme Benvenuto, pelas professoras Andréa Campos e Cecília MacDowell Santos e pelo Padre Ferdinand Azevedo, com contribuições de outros professores da Universidade Católica.  

Para acessar o e-book <clique aqui>

Assessor de Relações Internacionais vai participar de seminário no Itamaraty

O assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais e coordenador do Núcleo de Estudos para América Latina da Universidade Católica de Pernambuco, Prof Dr. Thales Castro, irá participar do II Seminário sobre Pesquisas em Relações Econômicas Internacionais, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a Fundação Alexandre Gusmão e com o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. O evento será realizado no dia 4 de março, na Sala San Tiago Dantas, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O seminário tem como objetivo dar seguimento à reflexão sobre a conjuntura e as tendências das relações econômicas internacionais e os desafios e oportunidades que se apresentam ao Brasil e com base nas pesquisas e trabalhos conduzidos nas principais instituições de pesquisa brasileiras,

Unicap promoverá curso de plantas medicinais
Por Victor Bastos

A Universidade Católica de Pernambuco promoverá nos dias 23,25 e 26 de fevereiro o curso de plantas medicinais. As aulas que ocorrerão no Laboratório de Arqueologia, das 8h às 12h, serão ministradas pela coordenadora do Museu de Arqueologia, professora Maria do Carmo Costa. O curso de plantas medicinais abordará temas como cultivo, coleta, armazenamento, manipulação e efeitos tóxicos.

Os interessados deverão se inscrever até o dia 19, na Fasa Gráfica. As vagas são limitadas. Assim, apenas 30 alunos terão a oportunidade de fazer o curso. O valor é de R$ 30 e cada participante receberá uma apostila e um certificado de conclusão.

Museu de Arqueologia vai oferecer minicurso sobre a megafauna do pleistoceno

Laboratório e Museu de Arqueologia da Unicap vão promover o minicurso “Megafauna do Pleistoceno”, entre os dias 2 e 4 de março. As aulas serão realizadas das 8h às 12h, na sala 106 do bloco G. As inscrições custam R$ 20,00 e devem ser feitas na Fasa Gráfica. O minicurso tem a coordenação da Profª Drª Maria do Carmo Costa e apresentação de Joana Paula e Wagner Oliveira. Mais informações pelo fone 2119.4192.

Venha estudar na Católica com a sua nota do Enem
Por Elano Lorenzato

A Universidade Católica de Pernambuco, primeira instituição de ensino superior de Pernambuco a utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio em seus processos seletivos, irá realizar uma nova seleção, só por notas do Enem, neste mês de fevereiro. O objetivo é atender aos estudantes que fizeram o Enem 2009, cujo resultado foi divulgado no último dia 28.

As inscrições para a seleção poderão ser feitas, no site da Católica (www.unicap.br), entre os dias 12 e 22 de fevereiro. A taxa custa R$ 80,00.

O prazo máximo para a entrega da nota do Enem 2009 ou 2008, 2007 e 2006, acompanhado de cópia do boleto de pagamento da taxa de inscrição, quitado, na sede da Coave, é dia 23/02, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

No dia 24/02 será divulgada a lista dos classificados no processo seletivo, na mônita da Pró-reitoria Acadêmica, no térreo do bloco G, na Rua do Príncipe, 526, Boa Vista e no site da Católica.

A matrícula dos classificados será nos dias 25 e 26/02, no campus da Universidade Católica.

No dia 1° de março será entregue o certificado de matrícula.

Informações no site ou pelo telefone (81) 2119.4143

Licenciaturas com financiamento facilitado pelo MEC

As mensalidades dos cursos de Licenciaturas são subsidiadas pela Católica. Mas este não é o único benefício disponível. Quem optar pelos cursos de licenciaturae conseguir o financiamento do Fies terá, ainda, uma outra vantagem: se atuar como professor na educação básica da rede pública, por no mínimo 20 horas semanais, terá a oportunidade de pagar os estudos com o trabalho. Para isso, o governo federal vai abater 1% da dívida para cada mês trabalhado. Além disso, o prazo para os estudantes pagarem o financiamento passa de duas vezes e meia para três vezes o tempo do curso. Mais informações sobre o Fies consulte o www.mec.gov.br/fies.

As vantagens de estudar na Católica

Bolsa de Assistência Social: Programa criado para atender ao aluno comprovadamente carente, que concede uma redução de 25% nas mensalidades.

Prouni (Programa Universidade Para Todos): É um programa do Ministério da Educação, que oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda e ainda não-graduados que tenham cursado o Ensino Médio na rede pública, ou particular com bolsa integral. A Católica aderiu ao Programa com bolsa de 100%.

Financiamento Estudantil (FIES):  É destinado a custear parte da semestralidade do aluno que esteja sem condições de se manter no curso. Os alunos contemplados poderão obter um financiamento de até 50%. É preciso apresentar um fiador. Mais informações no site:www3.caixa.gov.br/fies.  

Crédito Educativo Católica: É um financiamento de 25% resultante do convênio estabelecido com a Fundaplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil). É concedido a cada semestre letivo através do processo seletivo.

Programa Fidelidade: Redução de 10% sobre o valor da mensalidade dos alunos matriculados (as) na Unicap que também tenham parentes estudando na Católica.

MEC avalia a Católica como uma das melhores do País

Na primeira avaliação institucional realizada pelo Ministério da Educação em 2009, a Universidade Católica de Pernambuco alcançou conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5. De acordo com o MEC, instituições de ensino superior de excelência devem conquistar média 3. Descubra logo abaixo, os diferenciais que levaram a Católica a ser reconhecida como uma das melhores universidades do Brasil:

Biblioteca: A Biblioteca da Católica é a maior do Recife, com um acervo de mais de 141 mil títulos e 429 mil exemplares com salas de vídeo, cabines de áudio e acesso à Internet.

Núcleo de prática jurídica: A Católica possui 11 núcleos de prática jurídica, onde os alunos do curso de Direito prestam assistência jurídica gratuita à população de baixa renda, sob a supervisão de professores. Também criou, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o 1º Fórum Universitário do Recife.

Intercâmbio: A Unicap faz parte de uma rede formada por mais de 200 universidades do Brasil e do mundo. Os alunos da Católica podem fazer intercâmbio pagando o mesmo valor da semestralidade.

Esporte e Cultura: A Católica possui cinco grupos artísticos. Na área esportiva, são mais de 300 atletas atuando em modalidades como futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, basquete, judô, entre outras.

Clínicas e Laboratórios: A Católica dispõe de 115 modernos laboratórios equipados para atender as necessidades práticas dos cursos oferecidos pela Universidade; duas agências experimentais (Relações Públicas e Publicidade e Propaganda); uma empresa júnior; além de quatro clínicas (Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia), onde os alunos prestam atendimento à população. 

Pesquisa: A Católica tem investido cada vez mais em pesquisa. São vários grupos vinculados ao CNPq. Além disso, tem apostado na formação de jovens cientistas com bolsistas participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Unicap receberá a visita de representantes da Spelman College
Por Ana Luíza Madeiro

A Universidade Católica de Pernambuco vai receber, na manhã do dia 10 de março, a professora Terezinha Galvão e uma comitiva da Spelman College, uma universidade localizada na cidade de Atlanta, nos EUA. O encontro tem o objetivo de reforçar o convênio e cooperação internacional entre as duas instituições.

A recepção inicial será na Assessoria de Relações Internacionais, localizada na sala 202, no 2º andar do bloco R, a partir das 9h, com a presença do assessor de Relações Internacionais, professor Thales Castro. Em seguida, os convidados visitarão o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, e, às 10h, serão encaminhados à sala do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, onde acontecerá a reunião.

Segundo o professor Thales Castro, a visita marca a importância da Semana da Mulher, onde terá uma série de eventos que visam ao fortalecimento e à valorização da mulher. “Teremos oportunidade de abrir caminhos de pesquisa mútua na área de gênero, etnorracial e afins”, explicou o professor.

A tradicional Spelman College foi fundada em 1881. Destinada a moças negras, a universidade foi criada com o objetivo de fortalecer a integração racial, que passava por grandes dificuldades no sul dos EUA naquela época. Possui mais de 2.100 estudantes, vindas de 41 diferentes estados dos EUA e de, aproximadamente, 15 países estrangeiros.    

Unicap receberá mais uma visita da Inholland University
Por Ana Luíza Madeiro

Trocar experiências e informações acadêmicas. É com essa proposta que o diretor da Inholland University, na Holanda, Sr. Geert Dales, e o vice-presidente das relações internacionais, Sr. Willen Viets, pretendem visitar a Universidade Católica de Pernambuco, na manhã do dia 22 de fevereiro.

“O objetivo maior do encontro é aprofundar e dar continuidade ao processo de integração que já existe entre as duas universidades e ampliar o convênio para outras áreas, inserindo não só alunos, mas professores e pesquisadores”, afirma o assessor de Relações Internacionais da Unicap, professor Thales Castro.

A primeira visita de representantes da Iholland University aconteceu em maio do ano passado, quando se discutiu a tentativa de se buscar meios de melhorar a interação entre as duas universidades.

A reunião acontecerá às 10h com a presença do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, do Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, e do professor Thales Castro.

Ministério Público do Trabalho seleciona estagiário de jornalismo
Com informações da Assessoria de Comunicação do MPT

A Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região seleciona estagiário de jornalismo para assessoria de comunicação. Apenas uma vaga está disponível. Os estudantes interessados em concorrer devem ter cursado mais da metade do curso. As inscrições podem ser feitas a partir da segunda-feira, dia 8, na sede da entidade, na rua Quarenta e Oito, 600, Espinheiro. Para se inscrever é preciso que o candidato apresente cópias do histórico escolar, documento de identidade e CPF, além de uma foto 3x4.

O processo de seleção terá duas etapas. A primeira consiste na aplicação de prova objetiva, em que serão cobrados conhecimentos de língua portuguesa, atualidades e noções sobre a atuação do Ministério Público do Trabalho, e subjetiva, com foco em redação jornalística. A segunda, e última, é uma entrevista. A prova acontece no dia 28 de fevereiro. A entrevista entre os dias 11 e 12 de março. A bolsa oferecida é de R$ 760. A carga horária diária é de quatro horas.

Clique aqui para mais informações >

Oportunidade de estágio para alunos de Ciências Contábeis
Por Victor Araújo

A empresa Portal Nova está oferecendo uma vaga para estudante ou profissional formado em Ciências Contábeis para auxiliar contábil. Os interessados deverão encaminhar currículo para carolina.trajano@portalnova.com.br até o dia 22. No e-mail deverá conter a pretensão salarial e o assunto: Auxiliar Contábil.

O selecionado receberá vale transporte, assistência médica, vale refeição, seguro de vida, e o salário será combinado no ato da contratação.

Como pré-requisitos, o profissional ou estudante deverá ter uma vivência comprovada em contabilização, planejamento tributário, nota fiscal emitida, descontos, recebimentos, conciliação bancária, análise de clientes e arquivo.

Espaço Criança Esperança de Olinda tem vagas para oficinas
Por Lílith Perboire

O Espaço Criança Esperança Olinda (ECEO) abriu vagas para oficinas que acontecem de segunda a sexta-feira na Universidade Católica de Pernambuco. Os interessados devem realizar a matrícula de 1º a 11 e 18 a 26 de fevereiro, de 8h às 12h e 13h às 16h no ECEO com toda documentação exigida.

As vagas são destinadas para estudantes de escola pública ou para bolsista integral em escola privada. É preciso ainda ter renda familiar de até três salários e residir no bairro de Rio Doce ou Ilha Santana. As oficinas começam no dia 1º de março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail extensão@unicap.br ou pelo fone (81) 2119 4242.

 Oficinas e Vagas disponibilizadas em 2010 pelo ECEO :

OFICINAS

Nº  VAGAS

DIAS

Voleibol

120

Terça e Quinta

Handebol

200

Segunda e Quarta

Natação

150

Terça e Quinta

Hidroginástica

60

Terça e Quinta

Basquete

75

Segunda e Quarta

Futebol de Campo

105

Segunda e Quarta

Karatê 

60

Terça e Quinta

Percussão 

120

Segunda e Quarta

Capoeira

120

Terça e Quinta

Teatro

120

Terça e Quinta

Informática Básica

135

Segunda e Quarta /Terça e Quinta

Pré-vestibular(*)

280

Segunda a sexta

Jovem Aprendiz(*)

20

Segunda a sexta

Computação Gráfica

15

Terça , Quinta e Sexta

(*) As aulas acontecerão na UNICAP, Rua do Príncipe, 526, Boa Vista – Recife.

Oportunidade de estágio para estudantes de Química e Física
Por Victor Bastos

A Unigape Consultoria em Estágios está selecionando estudantes do curso de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física para estagiar no período da manhã. Outras informações através dos telefones (81) 3421-2229 / 3231-3479 ou pelo portal www.unigape.com.

 

Confira mais notícias >

Expediente

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE),Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Diego Ximenes, Rebeca Kramer, Tércio Amaral e Victor Bastos

PUBLICIDADE: Marina Rodrigues

WEB: Armindo Simão Filho

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Francisco Secchim, SJ

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br


 
 
 
Siga-nos no twitter
 
 
       
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 (81) 2119-4000