A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 19 de Junho de 2009 Ano 8

Reitor recebe título de cidadão do Recife
Por André Amorim


O Reitor recebe o título de cidadão do Recife das mãos do presidente
da Câmara, Múcio Magalhães, e do vereador Josenildo Sinésio

Numa solenidade marcada pela emoção, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, recebeu na manhã desta sexta-feira (19), no plenário da Câmara dos Vereadores do Recife, o título de Cidadão Recifense. A homenagem foi proposta pelo vereador Josenildo Sinésio, líder do Governo na Câmara. A solenidade, comandada pelo presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães, foi prestigiada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Aristides Monteiro – representando o governador Eduardo Campos; pelo secretário de Planejamento Participativo e Obras do Recife, Amir Schwartz – representando o prefeito João da Costa; vereadores; professores; gestores, funcionários e alunos da Católica.

 


Mesa foi composta pelo presidente da Câmara, secretário de Ciência,
Tecnologia e Meio Ambiente do Estado, Reitor, ex-Reitor e
Pró-reitores da Católica 

A mesa da sessão da Câmara foi formada pelo presidente Múcio Magalhães; pelo secretário Aristides Monteiro; pelo Reitor, Padre Pedro Rubens; pelo ex-Reitor da Unicap Padre Theodoro Peters; pelo Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro; pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins; e pela Pró-reitora Acadêmica em exercício, Arminda Saconi.

 

 

 

 

 

Vereador Josenildo Sinésio ressalta importância do trabalho do Reitor da Católica para a comunidade

O vereador Josenildo Sinésio agradeceu a presença de todos e, principalmente, aos serviços que o Reitor da Católica tem prestado à comunidade. Destacou ainda momentos marcantes da vida pessoal e profissional de Padre Pedro, desde o seu nascimento em Vazantes, interior do Ceará, passando pelo mestrado e doutorado realizados na França, até chegar aos trabalhos desenvolvidos enquanto Reitor da Universidade Católica.

Segundo o vereador Josenildo Sinésio, um dos motivos principais que o levaram a apresentar o projeto concedendo o título de cidadão ao Padre Pedro Rubens foi o compromisso que o Reitor tem com a população da cidade do Recife, o que considera fundamental para qualquer pessoa que seja indicada a receber a honraria. “Ele é uma das pessoas que tem um compromisso real com o povo da nossa cidade”, enfatizou o vereador. Além disso, ressaltou os compromissos com os direitos humanos e com a mudança de vida da sociedade e concluiu dizendo que “o Recife recebe de braços abertos o mais novo cidadão dessa cidade maravilhosa”.

Logo após o discurso do vereador, o grupo de chorinho da Unicap, Flor de Maracujá, representado na solenidade pelos assistentes culturais Percy Marques (violão) e Genilson Pontes (saxofone) e pelo aluno Thiago Lasserre (percussão), se apresentou em homenagem ao Reitor.

Em seguida o Reitor recebeu das mãos de Múcio Magalhães e do vereador Josenildo Sinésio o título de Cidadão Recifense e a medalha José Mariano, que tem esse nome em homenagem ao patrono da Casa.


Professores, gestores, funcionários e alunos prestigiaram a solenidade

Visivelmente emocionado, o Reitor agradeceu a presença de todos que compareceram à solenidade e agradeceu em especial a amizade do Padre Theodoro Peters, Reitor da Unicap de 1986 até 2006. Em seu discurso, o Padre Pedro Rubens fez questão de dizer que todos que fazem e já fizeram parte da Universidade devem se sentir reconhecidos por esse título. Outro ponto destacado pelo Reitor foi o fato do título ter chegado quase que ao mesmo tempo da conquista do conceito 4 na primeira avaliação institucional realizada pelo MEC.

Encerrando a solenidade, um vídeo institucional sobre a Universidade preparado pela Assessoria de Comunicação da Unicap foi exibido. As imagens contaram um pouco da história da instituição e mostraram os projetos desenvolvidos em prol das comunidades de baixa renda do Recife.

Clique aqui e leia o discurso do Reitor na íntegra

Depoimentos

“Essa honraria é muito importante porque é dada a Pedro e também é mais uma concedida à Universidade”, Padre Theodoro Peters, ex-Reitor da Unicap.

“Esse título é uma consideração muito importante. A gente pode mapear o caminho que ele percorre desde Vazantes, interior do Ceará, passando por vários municípios brasileiros, pela França e se detendo aqui no Recife para realizar esse trabalho fenomenal que é abrir e tocar corações e mentes com a educação”, Aristides Monteiro, secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco

 “Esse é um reconhecimento do trabalho realizado por Pedro e consequentemente pelos jesuítas. A Universidade Católica é uma instituição que é historicamente comprometida com a cidade e com a região e contribui para a educação e o desenvolvimento da cidade. Isso corresponde com a postura do Padre Pedro de dialogar com a sociedade, autoridades e com a juventude” Padre Miguel Martins, Pró-reitor Comunitário.

“O título é um reconhecimento do trabalho do Reitor e dos jesuítas aqui no Recife, que se materializa nos trabalhos realizados no Colégio Nóbrega e pela Universidade Católica. Então, esse reconhecimento é motivo de alegria para a comunidade”, Luciano Pinheiro, Pró-reitor Administrativo.

“O Reitor está representando a Universidade, que tem colaborado com o desenvolvimento dos cidadãos recifenses. Nada mais justo que ele receber este título depois de uma excelente avaliação pelo MEC, um conceito 4, numa escala de 1 a 5”, Arminda Saconi – Pró-reitora Acadêmica em exercício.

 “Eu acredito que esse é um reconhecimento pelo trabalho que o Padre Pedro tem feito nesses três anos como Reitor da Universidade. Entre os trabalhos realizados na gestão dele nós podemos citar a recuperação do Liceu como centro cultural, a transformação do antigo Colégio Nóbrega no Liceu/Nóbrega. Acho que esse é o reconhecimento dos projetos de cultura, educação e de todas as inovações que ele fez”, Verônica Brayner, coordenadora do curso de Relações Públicas.

 “Padre Pedro Rubens, cearense, há três anos à frente da Universidade Católica de Pernambuco, tem prestado serviços com um foco maior sobre a noção entre Universidade e Sociedade. Ele é uma pessoa jovem que tem trabalhado bastante para construir uma relação integrada entre alunos e sociedade”, Theresa Sampaio, professora do curso de Relações Públicas.

Inscrições para o Vestibular 2009.2 terminam no dia 24
Por Tiago Cisneiros

Os interessados em participar do Vestibular 2009.2 da Católica podem se inscrever até o dia 24 de junho pelo site www.unicap.br. O novo prazo foi definido em função do feriado de São João, quando a Universidade estará fechada nesta segunda, terça e quarta-feiras. O pagamento do boleto poderá ser feito nas agências bancárias até segunda-feira (22) ou na quinta-feira (25), exclusivamente na Tesouraria da Católica, localizada no térreo do bloco G, no horário das 10h às 16h. A taxa custa R$ 80,00. Estão sendo oferecidas 410 vagas, distribuídas nos cursos de Administração; Direito; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Fisioterapia; História (Licenciatura); Publicidade e Propaganda; e Psicologia. As provas estão marcadas para 4 de julho, a partir das 8h. Além do exame vestibular, os candidatos têm a opção de concorrer às vagas com as notas das versões 2006, 2007 e 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os inscritos que decidirem concorrer através do Enem devem comparecer à sede da Coave até o dia 25 de junho, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Na ocasião, será solicitada a apresentação do boletim do exame e do boleto de pagamento do vestibular quitado. Quem não tiver feito a redação do Enem precisará cadastrar o resultado da parte objetiva e declarar que estará participando do Vestibular 2009.2, exclusivamente, na disciplina de Redação. Os três melhores colocados em cada uma das graduações receberão a bolsa prêmio, que concede redução de 25% no valor das mensalidades ao longo do curso. Eles ainda terão benefícios na matrícula. Os primeiros lugares terão um desconto de 100% no valor da primeira mensalidade. Os segundos colocados, 75%; e os terceiros lugares, 50%. Mais informações sobre o Vestibular 2009.2 da Católica podem ser obtidas pelo e-mail coave@unicap.br, pelo www.unicap.br ou pelo telefone (81) 2119 4143.

O resultado do vestibular será divulgado até 8 de julho, no site www.unicap.br e no térreo do bloco G da Católica. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas no dia 13 de julho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h, no auditório G2 (localizado no primeiro andar do bloco G). Os retardatários poderão cumprir o procedimento no dia seguinte (14), das 8h30 às 11h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas – CTCH -, no primeiro andar do bloco B. Os certificados de matrícula serão entregues em 30 de julho, das 13h30 às 16h, no campus da Universidade.

Necessidades especiais

A Católica oferece um tratamento diferenciado aos portadores de necessidades especiais. Caso o candidato precise de atendimento específico durante o exame, ele deverá assinalar tal condição na ficha de inscrição do vestibular 2009.2. Após efetuar o pagamento da taxa (R$ 80), o próprio concorrente ou um representante poderá fazer o requerimento da assistência, na sede da Coave, das 9h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 2 de julho. Neste momento, será solicitada uma comprovação da necessidade especial alegada.

Serviço
- O Manual do Candidato está disponível no site www.unicap.br
- A sede da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave) está localizada no térreo do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco.

- Mais informações sobre o vestibular 2009.2 da Católica podem ser obtidas pelo e-mail coave@unicap.br e pelo telefone (81) 2119 4143.

Estrutura oferecida pela Católica aos seus alunos

Biblioteca: A Biblioteca da Católica é a maior do Recife, com um acervo de mais de 141 mil títulos e 429 mil exemplares. Os estudantes têm à disposição cabines individuais e um amplo espaço para estudo em grupo, além da Seção de Multimeios com salas de vídeo, cabines de áudio e computadores com acesso à Internet. A Biblioteca é totalmente climatizada.

Astepi e Fórum: Os alunos de Direito têm a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula. No Fórum da Unicap, criado em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, e na Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração (Astepi), os estudantes têm contato real com a profissão. Além disso, através dos 11 Núcleos de Prática Jurídica da Universidade, eles prestam assistência jurídica gratuita à população.

Intercâmbio: A Unicap tem convênios com várias universidades do Brasil e também do exterior. Por meio do Programa de Intercâmbio Estudantil, estudantes podem viver uma experiência acadêmica em uma instituição de ensino superior nacional ou internacional. Tudo isso pagando o mesmo valor da semestralidade.

Esporte e Cultura: A Católica possui cinco grupos artísticos: MPB, Wave, Mandacaru, Flor de Maracujá e Capoeira, além do Madrigal. Na área esportiva, a Universidade conta com mais de 300 atletas, que participam de competições internas, comunitárias e universitárias em modalidades como futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, basquete, judô, entre outras.

Voluntariado: Por meio da Pastoral da Católica, os estudantes têm contato com o voluntariado. Na Ronda Noturna, por exemplo, alunos e funcionários distribuem sopa aos moradores de rua do Recife, toda quinta-feira à noite. Através do Projeto Querer Bem, os alunos podem participar de atividades voluntárias no Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC), na Casa Nossa Senhora da Consolação e no IMIP.

Clínicas e Laboratórios: A Católica dispõe de 115 modernos laboratórios equipados para atender as necessidades práticas dos cursos oferecidos pela Universidade; duas agências experimentais (Relações Públicas e Publicidade e Propaganda); uma empresa júnior; além de quatro clínicas (Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia), onde os alunos prestam atendimento à população.

Pesquisa: A Católica tem investido cada vez mais em pesquisa. Atualmente, a Universidade conta com 36 grupos de pesquisa vinculados ao CNPq. Além disso, tem apostado na formação de jovens cientistas. Hoje, a Unicap tem 204 bolsistas participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e dez estudantes do Liceu Nóbrega fazendo parte do Pibic Júnior.

Bolsas e financiamentos disponibilizados para os alunos

Bolsa de Assistência Social: Programa criado para atender ao aluno carente, que deseja concluir o curso de nível superior em que esteja matriculado. Concede uma redução de 25% nas mensalidades aos alunos cuja carência tenha sido comprovada pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

Bolsa Prêmio: É destinada aos alunos classificados através do vestibular nos 1º, 2º e 3º lugares, em cada curso de graduação. Os classificados em 1º lugar recebem uma bolsa de 100% na 1ª parcela; já os classificados em 2º lugar têm direito a uma bolsa de 75% na 1ª parcela e os classificados em 3º lugar recebem uma bolsa de 50% na 1ª parcela. Nas demais parcelas esses alunos terão desconto de 25%.

Prouni (Programa Universidade Para Todos): É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda e ainda não-graduados que tenham cursado o ensino médio na rede pública, ou particular com bolsa integral. São requisitos para obtenção do benefício: o exame do Enem e a Inscrição no ProUni. A Católica aderiu ao Programa desde o início de sua criação, com bolsa de 100%. Informações pelo site:www.mec.gov.br/prouni.

Financiamento Estudantil (FIES): O programa de Financiamento do Ensino Superior foi criado pelo MEC em 1999, em substituição ao Creduc. É destinado a custear parte da semestralidade do aluno que esteja sem condições de se manter no curso. Os alunos contemplados poderão obter um desconto de 30 a 50%. É preciso apresentar um fiador. Esse financiamento é reembolsável após a conclusão do curso. Maiores informações no site:www3.caixa.gov.br/fies

Crédito Educativo Católica: É um financiamento de 25% resultante do convênio estabelecido com Fundaplub (Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil) é concedido a cada semestre letivo através do processo seletivo aos alunos matriculado que apresentem dificuldades de se manterem nos cursos de graduação. Faz-se necessário apresentar um fiador. É reembolsável, em parcelas e tempo equivalente a sua utilização, após um ano do aluno formado. A inscrição acontece no início de cada período letivo pelo site www.unicap.br.

Bolsa para funcionários e dependentes: O benefício é concedido aos funcionários e professores da Católica, bem como a seus respectivos dependentes diretos (filhos e cônjuges). Aqueles com carga horária de 40 horas semanais têm direito a bolsa integral na mensalidade dos cursos de graduação. Já os funcionários que trabalham até 34 horas têm desconto de 75% no valor da mensalidade e os professores, de 50%.

Programa Fidelidade: Redução de 10% sobre o valor da mensalidade para quem tem dependentes matriculados na Católica. Esse é o objetivo do Programa Fidelidade Unicap, adotado a partir do período letivo 2008.1. O benefício contempla os alunos que comprovarem dependência fiscal perante os pais, tutores ou avós, conforme disposto na legislação do Imposto Sobre a Renda. O incentivo é válido somente a partir do segundo irmão matriculado, desde que o mesmo não possua bolsa ou financiamento estudantil de qualquer tipo. A redução do Programa Fidelidade Unicap é concedida já a partir da segunda parcela da mensalidade.

Inscrições para admissão extravestibular 2009.2 terminam no dia 26

A Católica está com inscrições abertas para o processo seletivo de admissão extravestibular para o 2º período letivo de 2009, destinado a alunos que querem se transferir de outra instituição de ensino superior para a Unicap; portadores de diploma; e concluintes pela própria Católica em 2009.1 que desejam cursar outra graduação.

A taxa de inscrição para transferência de outra IES ou portador de diploma custa R$ 75,00. No caso de alunos especiais ou que queiram cursar disciplina isolada, a taxa custa R$ 40,00. Concluída a inscrição, um boleto bancário será emitido para pagamento exclusivo no posto de serviço do Unibanco instalado no hall do bloco G. Concluintes e portadores de diploma da Católica estão isentos.   

As inscrições devem ser feitas no campus da Universidade, no Protocolo do Setor de Admissão, localizado no térreo do bloco R, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h15 às 16h e das 18h15 às 20h30. O prazo para as inscrições no campus vai até 26 de junho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4132.

Clique aqui e baixe a Portaria da Pró-reitoria Acadêmica Nº 004/2009 na qual constam a relação da documentação necessária para a admissão extravestibular; os cursos disponíveis e as respectivas vagas oferecidas.

Ponto de Cultura Virtual é lançado na Unicap
Por Rebeca Kramer

“Quem faz um poema, abre uma janela”, disse o Pró-Reitor Comunitário da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Miguel Martins, no lançamento do primeiro Ponto de Cultura Virtual de Pernambuco ligado ao portal www.interpoetica.com. O evento aconteceu às 19h desta quinta-feira (18), no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança (casarão azul). O projeto tem incentivo do Ministério da Cultura e do Governo do Estado e passará a funcionar na sala 001, térreo do bloco B da Unicap. O interpoética foi lançado na internet em 26 de outubro de 2005, sendo editado pela poetisa Cida Pedrosa e pelo webmaster Sennor Ramos, e com produção cultural de Alexandre Ramos.

Segundo Alexandre Ramos, a parceria com a Unicap foi decorrente da necessidade de trazer ao mundo real o que era anteriormente virtual. “O interpoética é um site com cerca de 200 mil acessos por ano e que agrega o trabalho de mais de 400 poetas pernambucanos. Com esse ponto de Cultura, a intenção é que seja tanto um ponto de encontro, como também de capacitação dos poetas na tecnologia da informação, quando muitos deles ainda não tem sequer e-mail”, afirmou. De acordo com o produtor, o interesse partiu do Interpoética, que teve o projeto do Ponto de Cultura aprovado e precisava de um espaço para sediar o projeto. “Na realidade, quem realizou o contato entre a gente e a Pró-reitoria Comunitária foi a professora ElizabethSiqueira, do curso de Letras da Universidade. Os alunos do curso de Letras da Católica terão espaço aberto no site para colaborar e expor produções literárias”, revelou.

A articulação do projeto terá, de acordo com Alexandre, três grandes eixos: o primeiro seria a transformação do site em um portal, com a adição de novos elementos, o que deve acontecer em dois meses; o segundo seria a capacitação dos poetas para a informática; e o terceiro seria o trabalho realizado com as comunidades de Brasília Teimosa, Caranguejo Tabaiares e Ilha de Deus, por meio do desenvolvimento da produção de poesias, junto com os poetas que estão articulados no Ponto de Cultura. “Em breve, o futuro portal terá um espaço específico para poetas que já publicaram livros, assim como para os poetas mais informais, que estão entrando agora no campo da literatura. A meta este ano é de passar de 500 mil acessos no site”, informou.

Ainda sobre o Interpoética, Alexandre afirmou ter bastantes seções e possibilidades de entretenimento para os amantes de literatura. Dentre elas, estão a corda virtual, os poetas na rede, o cardápio virtual e o poeta e sua voz.  “Agora foi lançando um projeto, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura (Sic), chamado Biopoética, que seria a catalogação ou construção dos verbetes de 110 poetas pernambucanos, que antes não tinham suas biografias reveladas”, relatou.

De acordo com o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Martins, a inauguração do Interpoética na Unicap é muito importante porque é mais uma forma de manifestação da abertura da Universidade para a Sociedade, de maneira especial com as manifestações artísticas e com a poesia. “Eu creio que a poesia está em tudo e temos que dar espaço para que ela se revele. Esse projeto além de ser profundamente artístico e cultural, oportuniza a manifestação dos talentos das pessoas dos mais variados segmentos e estratificações sociais. E, como disse Mário Quintana, ‘ Quem faz um poema, abre uma janela’, e hoje estamos abrindo essa janela”, comentou.

Concluintes de Jornalismo apresentam projetos experimentais em impresso
Por Rebeca Kramer

Na noite desta quinta-feira (18), na sala 510 do bloco A, mais três concluintes do curso de Jornalismo apresentaram, cada um, seus projetos experimentais no formato impresso. Primeiramente, Winola Tavares Pessoa dos Santos se apresentou com a temática “Da meninice à Terceira Idade: o fim do amadurecimento humano devido ao acesso ilimitado à informação”. Depois, Diego Henrique Alves da Rocha desenvolveu o tema “Fanfic: uma obra de fã que se tornou gênero da cultura pop”. Por fim, a estudante Lucélia Marina de Brito Carvalho encerrou a noite de apresentações com a temática “Arte e princípios de coletividade: um perfil dos coletivos de artes plásticas de Pernambuco”. A banca foi composta pela jornalista do Diario de Pernambuco e assessora da Católica Paula Losada, pela jornalista do Caderno C do Jornal do Commercio Diana Moura e pelo jornalista e professor da Unicap Álvaro Filho. O orientador dos graduandos foi o professor Alexandre Figueirôa.

 

Segundo Winola, o modo de vestir, de falar, de agir e de pensar, ou seja, o estilo de vida de crianças e de adultos tem se tornado, essencialmente, os mesmos. “Hoje, todo mundo tem que usar o mesmo vestidinho, a mesma batinha de boneca, a mesma sapatilha de lacinho. Se no século 16 era de bom tom que as vestimentas de adultos e crianças fossem distintas, hoje em dia isso é falta de estilo. Antigamente, não era bem visto uma mulher mais velha usando minissaia. Hoje, já é bem normal”, relatou.

De acordo com Winola, existem pesquisadores que afirmam vivermos numa nova era, num limiar de um novo tempo em que as faixas etárias das pessoas só terão características marcantes em dois extremos da nossa vida: na primeira infância, que seria até 7 anos; e na terceira idade, posterior aos 65. E nesse meio termo entre os 8 e os 64 anos, haveria uma massa de criaturas indiferenciadas quanto à forma de ser, pensar, agir e falar. “Eles creditam esse fato ao acesso ilimitado à informação. Afinal, se todo mundo busca informação e conhecimento na mesma fonte, que é basicamente televisão e internet, todas as pessoas vão ter os mesmos interesses. Até que o estilo de vida vai ficando cada vez mais homogeneizado”, completou.

Ainda segundo Winola, esse processo é percebido em diversos segmentos, como no mercado cinematográfico, em festas temáticas, no mundo da moda e da beleza e, claro, na própria televisão e internet. A questão, portanto, é que todo mundo está se interessando pelas mesmas coisas. “Filmes que eram para ser infantis, como Shreck e Madagascar têm o conteúdo totalmente adulto porque são os adultos que levam as crianças ao cinema, logo, o filme também precisa atraí-los de alguma maneira”, explicou. Winola ainda exemplificou mais: “Os buffets infantis foram pensados, a priori, com aquelas rodas gigantes para as crianças se divertirem. Mas, o que se vê, são formaturas, aniversários de adultos acontecendo nesses espaços. Enquanto que as festas, de fato, infantis, são em Lan Houses... No mercado da beleza, as roupas são basicamente as mesmas para todas as idades, distinguindo-se, simplesmente, pelo tamanho da peça: P, M ou G. A televisão, por exemplo, exibe comerciais e propagandas numa linguagem que todo mundo entenda, ainda que o público-alvo seja de uma faixa etária específica”. Segundo um estudo da Universidade de São Paulo, crianças brasileiras movimentam cerca de R$ 50 bilhões por ano em produtos e serviços de beleza.

Diego desenvolveu uma série de reportagens que se caracterizava por uma temática que englobava tanto comportamento como cultura. Os Fanfics, abreviação do termo em inglês Fan Fiction, são histórias criadas por pessoas cujos personagens da trama já existem em determinado filme, livro, história em quadrinhos ou quaisquer outros meios de comunicação. O autor pode, ainda, inventar outros personagens para a trama. Com isso, há o desenvolvimento de textos mais alternativos e, assim, o “escritor- leitor” pode também reescrever uma obra da maneira como ele gostaria que a história tivesse acontecido. Segundo Diego, os Fanfics constituem-se numa forma de estimular a leitura, a partir do momento em que o leitor sente-se livre para empregar os personagens da literatura, seja ela qual for, em um contexto que vai lhe agradar mais. “Os Fanfics são uma forma de universalização da leitura”, comentou Diego.

As histórias podem percorrer os mais variados estilos: desde os dramas até os eróticos. Os Fan Fiction não têm quaisquer fins lucrativos, afinal, quem escreve não tem direitos autorais sobre as histórias. Contudo, ao lançar esse conteúdo em sites, por exemplo, os “autores” podem receber críticas e elogios acerca de seus textos, colaborando, assim, para uma rede de articulações e discussões de conteúdos.

Lucélia iniciou sua série de reportagens desenvolvendo um perfil histórico dos coletivos de artes plásticas do estado, desde o Atelier Coletivo, criado por Abelardo da Hora, até a Sala Recife. Em seguida, buscou retratar como é a relação existente entre os artistas que dividem um mesmo ambiente de trabalho, destacando o processo de troca que acontece tanto entre os próprios artistas, como entre eles e pessoas de fora. Depois, abordou a questão das dificuldades que os artistas encontram para divulgar o seu trabalho, passando, portanto, a utilizar os coletivos em substituição aos museus e galerias. Por fim, comentou sobre a influência que os setores de audiovisual e design exercem sobre as artes plásticas. “A intenção do meu projeto foi de divulgar um pouco mais do trabalho de grandes artistas como Gil Vicente e José Cláudio e daqueles que fazem parte de agrupamentos menores, como Bruno Vilela, Rodrigo Braga e Renato Valle, mas que também possuem bastante relevância para o cenário das artes. Além disso, contar um pouco da história e da atuação dos coletivos, que andam, de certa forma, esquecidos”, expôs.

Wal-Mart Brasil abre inscrições para o 2º Prêmio Varejo Sustentável

Com informações da organização do evento

O 2º Prêmio Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil visa estimular a pesquisa e difundir as propostas dos estudantes dos cursos brasileiros no desenvolvimento da sustentabilidade em toda a cadeia varejista, relacionamentos e níveis de atuação identificando novos projetos, práticas, ideias ou aplicações com potencial de desenvolvimento no varejo.

O Prêmio Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil é um concurso nacional aberto a todos os estudantes dos níveis técnico e superior, sem distinção no nível de formação – sequencial, tecnologia ou graduação – que poderão participar com projetos de ações, métodos, equipamentos, sistemas operacionais e soluções inovadoras que possam ser aplicados em qualquer etapa da operação do varejo.

A participação é aberta a estudantes, individualmente ou em grupo pertencente à mesma instituição de ensino, com idade mínima de 16 anos, regularmente matriculados no primeiro ou no segundo semestre do ano de 2009 nos cursos brasileiros dos níveis técnico, superior em tecnologia, sequencial ou graduação, sem distinção ao tipo de curso ou período.

Os projetos participantes devem contemplar os três pilares da sustentabilidade:

  • Benefícios ambientais, sociais e econômicos – ou seja, os projetos devem ser voltados para valores socioambientais, sem perder de vista o desempenho econômico.
  • ser inéditos (ainda não aplicados no Brasil).*
  • permitir a aplicação imediata no segmento varejista supermercadista.

A proposta poderá agrupar modelos já existentes, porém, de forma inédita e ainda não aplicada no setor varejista brasileiro. A apresentação do projeto deverá estar estruturada de forma que demonstre todo o seu potencial para ser desenvolvido e aplicado pelo Wal-Mart, beneficiando o meio ambiente e as comunidades envolvidas.

* Para efeito deste concurso, entende - se por “inédito” um projeto ainda não aplicado no setor varejista supermercadista. Considera - se inovação, a nova forma de explorar um serviço, produto, processo ou ainda a junção das tecnologias e serviços existentes, numa nova proposta.

Projetos aplicados para testes ou em caráter experimental em laboratórios e semo envolvimento com nenhum canal do varejo, poderão participar deste concurso.

Os projetos deverão ser destinados para aplicação imediata no segmento varejista supermercadista em uma ou mais entre as seguintes áreas-tema:

  • Ecoeficiência, redução e reciclagem de resíduos, com aplicações em Lojas e centros de distribuição, Escritórios e Cadeia logística;
  • Produtos e Embalagens Sustentáveis, com aplicação em produtos e embalagens comercializados pelo varejo supermercadista;
  • Processos e métodos de avaliação, medição, minimização e mitigação dos impactos ambientais dos produtos comercializados no varejo supermercadista, com aplicação em produtos e embalagens comercializados pelo varejo;
  • Ações Sociais no Negócio, com aplicações em Lojas e centros de distribuição, Escritórios, Cadeia logística, Comunidade no entorno de lojas e escritórios e centros de distribuição.

Para participar do concurso, o autor responsável pelo projeto deverá inscrever-se obrigatoriamente via Internet, www.premiovarejosustentavel.com.br, até no máximo às 18h do 11/09/2009.

Outras informações no endereço: http://premiovarejosustentavel.com.br/doc/Regulamento_2_Premio_Varejo_Sustentavel_Wal-Mart_Brasil.pdf

Coordenador do Mestrado em Ciências da Religião participa de reunião em Brasília
Por Jaime Mitchell

O coordenado do Mestrado em Ciências da Religião da Católica, Gilbraz Aragão, vai viajar para Brasília, onde irá participar da reunião semestral dos coordenadores de pós-graduação, mestrado e doutorado na área de Teologia e Ciências da Religião de todo o país. O encontro é organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenado pelo professor Marcelo Perine. Segundo o professor Gilbraz, a reunião é para avaliar o andamento da pós-graduação nessa área e traçar melhoramentos. O evento acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho.

Jornada de Cursos de Computação da Católica
Por Jaime Mitchell

A Católica realiza no mês de julho a Jornada de Cursos de Computação. As inscrições começam no dia 15 de junho, no site da Universidade (www.unicap.br). Outras informações podem ser obtidas com a Coordenação Geral de Extensão, no telefone 2119-4242.

Confira abaixo os cursos oferecidos:

1 - Título: Construindo planilhas com Excel
Público-alvo: Público em geral
Pré-requisito: Conhecimentos em sistema operacional Windows e informática básica
Carga Horária: 20h
Horário: 19:00 às 21:00
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$100,00

2 – Título: Desenvolvendo aplicações para web com ASP.NET  e C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de TI interessados no desenvolvimento de aplicações para web com a plataforma .NET.
Pré-requisito: Bom conhecimento da linguagem C#
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

3 – Título: Desenvolvendo sites dinâmicos usando PHP e AJAX
Público-alvo: Profissionais (webmaster, webdesigner e consultor de TI) e estudantes que desejem iniciar ou aprofundar seus conhecimentos em PHP e Ajax.
Pré-requisito: Conhecimentos básicos de programação algoritmos) e HTML
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

4 – Título: Desenvolvimento de aplicações Java (Básico)
Público-alvo: Estudantes da área de exatas, programadores, analistas de sistemas, gerentes de projetos, profissionais em geral do mercado de TI.
Pré-requisito: Noções básicas de lógica de programação (algoritmo)
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

5 – Título: Introdução à linguagem de programação C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.
Pré-requisito: Conhecimento básico em programação orientada a objeto
Carga Horária: 30h
Horário: 14h às 17h
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

6 - Programando em C#
Público-alvo: Estudantes e profissiona
is de TI.
Pré-requisito: Conhecimento básico em lógica de programação Carga Horária: 30h
Horário: 14h às 17h
Dias: 06 a 17 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

7 – Título: Desenvolvendo aplicações Windows Forms utilizando .NET Framework e C#
Público-alvo: Estudantes e profissionais de TI.
Pré-requisito: Conhecimento básico em lógica de programação
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

8 – Título: Desenvolvendo games e aplicativos para dispositivos móveis usando a plataforma J2ME (Java2 Micro Edition)
Público-alvo: Estudantes e profissionais da área de TI nteressados em desenvolver games e aplicativos para dispositivos móveis, tais como celulares e PDA’s.
Pré-requisito: Conhecimentos de Java básico.
Carga Horária: 30h
Horário: 18h30min às 21h30min
Dias: 20 a 31 de julho de 2009
Investimento: R$115,00

Jornal Estado de São Paulo abre inscrições para curso intensivo de jornalismo
Por Tiago Cisneiros

Estão abertas, até o dia 5 de julho, as inscrições para o 20o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do Estado de São Paulo, único programa reconhecido como extensão universitária em jornalismo impresso pela Universidade de Navarra, na Espanha. A oportunidade é oferecida a jornalistas formados em 2007 e 2008 e a estudantes dos dois últimos períodos da graduação. As aulas serão realizadas em São Paulo, entre 1o de setembro e 4 de dezembro.

A ficha de inscrição para o curso, publicada pelos jornais Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, também podem ser obtidas pela internet, no site www.estadao.com.br/talentos . No total, serão selecionados 30 brasileiros e cinco alunos de universidades estrangeiras. Os nomes dos participantes passam a integrar o Banco Estado de Talentos, que é colocado à disposição do mercado de trabalho.

Durante três meses, os alunos assistem a aulas pela manhã, além de conhecer e atuar em diversos espaços da empresa Estado de São Paulo, com ênfase na própria Redação do jornal. O curso é dividido em três blocos: informação prática (simulação das etapas de produção jornalística, com o acompanhamento de editores do jornal), informação técnica (contato com experientes profissionais da comunicação) e informação geral (aulas de Ética, Economia, Política e Filosofia com destaque para o jornalismo e detalhamento das operações de um grande veículo de mídia). Participam, ainda, de um seminário sobre o planejamento de carreiras profissionais.

A seleção dos 30 participantes do curso acontece em duas etapas:

  • Prova escrita, elaborada por editores do Estado de São Paulo, sobre conhecimentos gerais e atualidades e redação de um texto jornalístico, baseado em informações fornecidas pelo exame. Quando: 2 de agosto, 9h. Onde: campus Vergueiro da Universidade Paulista (Unip), na Rua Apeninos, 267 – São Paulo.
  • Os 60 aprovados na primeira fase participam de entrevistas individuais, nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Metade dos candidatos (30) será aprovada para o curso.

Mais informações pelo site www.estadao.com.br/talentos ou pelo fone (11) 3856 2187

Abertas inscrições para o 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN
Por Rebeca Kramer

O 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN abriu inscrições para projetos na elaboração de matérias televisivas. O objetivo está em incentivar o desenvolvimento do talento dos participantes, além de ser uma ótima oportunidade de prática e aproximação com o mercado, oferecendo visibilidade para os alunos e as Instituições de Ensino. A data limite para inscrição é dia 29 de junho e devem ser feitas no site: <www.concursocnn.com.br> . Os participantes concorrerão à exibição de sua matéria na CNN Internacional. Além disso, o vencedor do concurso conhecerá os estúdios do canal em Atlanta, Estados Unidos.

A edição deste ano tem duas novidades: os vídeos deverão ser postados no Youtube e em um Blog, com o intuito de serem um espaço aberto de discussão e exposição de opiniões referentes ao tema dessa edição: jornalismo, tecnologia e desenvolvimento social.

No ano passado, a aluna do 4º período de Jornalismo da Católica Natália Wicks de Almeida foi a quarta colocada no Concurso Universitário de Jornalismo da CNN. A estudante disputou o prêmio com reportagem sobre o Projeto Orquestra Criança Cidadã, que atende crianças de baixa renda do bairro do Coque, no Recife. O trabalho foi orientado pela professora Stella Maris Saldanha e contou com a produção dos alunos de Jornalismo da Católica Felipe Carneiro e Carlos Eduardo Nunes.

Madrigal Marlos Nobre vai realizar recital em julho
Por
Beatriz Lacerda

O Madrigal Marlos Nobre vai apresentar um Recital de Músicas Sacras no qual serão interpretadas peças de compositores como Haendel, Haydn, Mozart e Anton Diabelli. Sete sopranos, cinco contraltos, oito tenores e sete baixos integram o coro do Madrigal da Unicap, que será acompanhado pelo pianista Alison Queiroz e regido pelo irmão Lindbergh Pires.

O recital será realizado no dia 2 de julho, na Igreja Venerável da Ordem Terceira de São Francisco. A apresentação terá início às 19h30 e a entrada é gratuita. Segue abaixo o repertório do Recital :                            

PROGRAMA:

Do Oratório de Judas Macabeus – G. F. Handel“See the conqu’ring hero comes”.

Do Oratório A Criação -  J. Haydn
Duet (Eva e Adão com Coro)
Solistas: Patrícia Maria
Wellington Moura.

Aus Vesperae Solennes Confessore – W. Mozart
Laudate Dominum
Solista: Adriana Lara.

O Divine Redeemer -  Charles Gounod

Da Cantata “Wachet auf....” – J. S. Bach
“Gloria sei dir gesungen”

Ave Verum de Charles Gounod.

Domine Exaudi – Anton Diabelli
Dueto: Adriana Lara
Wellington Moura.

Do Oratório “O Messias” de Georg F. Handel
Accompagnato: “Confort ye...”
Ária: “Ev’ry valley...”
Solista: Ivan Ferreira..

Do Oratório “O Messias) – G. F. Handel
Hallelujah.

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil
Por Tiago Cisneiros

Estão abertas até 10 de julho as inscrições para o Mestrado em Engenharia Civil da Católica, com área de concentração em Engenharia das Construções. A seleção dos candidatos será realizada entre os dias 20 e 22 de julho, e as aulas terão início na manhã do dia 10 de agosto.

Após fazer a pré-inscrição no site www.unicap.br , os interessados devem se dirigir à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação (sala 003 do bloco G4 da Católica), de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, e apresentar os seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição fornecida pela Católica
  • Justificativa de interesse pelo curso
  • Original e cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso ou de declaração de que está cursando o último período da graduação em 2009.1.
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Currículo documentado
  • Duas cartas de recomendação (modelo fornecido pelo Programa de Mestrado)
  • Comprovante de pagamento da taxa de pré-inscrição, no valor de R$ 150.
  • Original e cópia do CPF.
  • Original e cópia do documento de identidade (RG).
  • Original e cópia da certidão de nascimento e/ou casamento.
  • Original e cópia do certificado de quitação com o serviço militar.
  • Uma foto 3x4 recente e colorida.
  • Original e cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição.
  • Proposta preliminar de projeto de pesquisa.

As cópias solicitadas deverão ser entregues à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação.

O processo de seleção para as 16 vagas disponíveis consistirá em seis etapas, a saber:

  • Prova escrita de conhecimentos em Engenharia Civil, com base na bibliografia indicada no edital (em breve, no site www.unicap.br)
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (inglês ou francês), com auxílio de dicionário, através de teste de compreensão de texto ou apresentação de uma comprovação de proficiência emitida por instituição credenciada.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 na prova escrita.
  • Análise do currículo.
  • Análise do histórico escolar da graduação.
  • Análise da proposta preliminar do projeto de pesquisa.

O Mestrado em Engenharia Civil tem duração entre 12 e 24 meses. O valor das mensalidades será divulgado antes do término do período de inscrições.

Mais informações:

Pró-reitoria Acadêmica da Católica
Endereço: Rua do Príncipe, 526, bloco G4, sala 003 – Boa Vista, Recife/PE.
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.
Fone: (81) 2119 4369
E-mail: prac@unicap.br ou cpg@unicap.br

Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a segunda turma do curso de especialização em Tecnologia Assistiva. A pós-graduação tem carga horária total de 390 horas/aula, distribuídas em 18 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e nos sábados (quinzenalmente), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Tecnologia Assistiva é de R$ 325. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização
Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.
Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Inscrições para Teologia
Por Jaime Mitchell

Quem concluiu um curso livre em Teologia e deseja obter um diploma da Católica reconhecido pelo MEC pode conferir a portaria n° 002/2009, no site da Universidade e ver o procedimento necessário. As pessoas interessadas devem ver o período de inscrição, o local de inscrição, os documentos requeridos, a data das provas de admissão, os pré-requisitos para o curso em sua modalidade à distância ou em sua modalidade presencial.

O link é: http://www.unicap.br/processos_admissao/teo_bacharel.htm

Outras informações podem ser obtidas através da coordenação do curso no telefone 2119 – 4090 ou na secretaria pelo 2119 – 4171.

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França

As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.

Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.

O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

Ate 21/06 - Inscrições para o Vestibular 2009.2

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”
 

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000